Buscar

Caso Concreto 10

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 10 – RECURSOS, EXECUÇÃO E PROCESSO OLETIVO DO TRABALHO
Questão Discursiva: (OAB/FGV) O juiz, em uma reclamação trabalhista que se encontra na fase de execução, determinou que a sociedade empresária executada apresentasse os cálculos de liquidação, o que foi feito. A seguir, o magistrado abriu vista desses cálculos ao exequente, que não se manifestou. O valor apresentado pela sociedade empresária foi então homologado, e ela foi intimada a depositar a quantia, o que foi feito. No dia seguinte à garantia do juízo, o exequente apresentou impugnação de credor, apontando falhas nas contas trazidas pela sociedade empresária. Como advogado(a) da sociedade empresária, de acordo com a previsão contida na CLT, responda aos itens a seguir.
A) Que matéria processual você alegaria em contestação à impugnação de credor?
Resposta: Alegaria a ocorrência de preclusão de que trata o Art. 879, § 2º, da CLT.
B) Caso o juiz julgasse procedente a impugnação de credor, você interpusesse agravo de petição no prazo legal e ele tivesse o seguimento negado, que medida deveria ser adotada?
Resposta: Interporia agravo de instrumento, capitulado no art. 897, B, da CLT.
Questão Objetiva: (UPENET/IAUPE 2019) Sobre a liquidação de sentença no processo do trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A liquidação abrangerá, também, os cálculos das contribuições previdenciárias devidas.
B) Constitui exemplo de liquidação por artigos no Processo do Trabalho a sentença proferida em sede de Ação Civil Pública em que esta condena a pagar dano moral coletivo, mas não fixa o valor.
C) É possível a liquidação de forma diversa da estabelecida, e essa ação não ofende a coisa julgada.
D) A Lei 13.467/17 estabeleceu a regra de que a atualização dos créditos decorrentes de condenação judicial feita pela Taxa Referencial (TR), divulgada pelo Banco Central do Brasil, só é possível para os processos ajuizados antes de 11.11.2017.
E) Nos termos do Art. 14, da IN n. 41/2018 do TST, a regra inscrita no art. 879, § 2º, da CLT, quanto ao dever de o juiz conceder prazo comum de oito dias para impugnação fundamentada da conta de liquidação, não se aplica à liquidação de julgado iniciada antes de 11 de novembro de 2017.
Resposta: (D)
Fase pré-processual: aplica-se o IPCA como índice de atualização.
Fase pós-processual: aplica-se a SELIC como índice de correção.

Continue navegando