Buscar

Caso Concreto 15 - Direito do Trabalho II (CCJ0234)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 15 – Direito do Trabalho II (CCJ0234)
Questão Discursiva: Durante determinada greve uma empresa constata que o estoque de produtos está prestes a terminar, trazendo-­lhe prejuízos. O dono tentou conversar com os grevistas para que fosse mantida uma equipe que pudesse produzir, para que a paralisação não causasse prejuízos irreparáveis. Diante da negativa dos grevistas, o dono da empresa despediu os trabalhadores grevistas e admitiu substitutos. Pergunta­-se: Agiu corretamente o dono da empresa?
Resposta: Em parte sim, já que o contrato de trabalho fica suspenso, poderá primeiramente contratar equipes que assegurem serviços cuja paralisação resulte em prejuízo irreparável, desrespeito à lei de greve, ou manutenção da greve após celebração de acordo, convenção coletiva ou decisão da Justiça do Trabalho. Quanto a demissão, poderia demitir caso houvesse prejuízo irreparável a empresa.
Questão Objetiva: Suponha que os integrantes da categoria de empregados nas empresas de distribuição de energia elétrica, por meio de interferência da entidade sindical que os representa, pretendam entrar em greve, em vista de não ter sido possível a negociação acerca do reajuste salarial a ser concedido à categoria. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
A) Não é assegurado a esses empregados o direito de greve.
B) A atividade executada pelos integrantes dessa categoria profissional não se caracteriza como essencial.
C) Frustrada a negociação, é facultada a cessação coletiva do trabalho, sendo afastada a possibilidade de recursos via arbitral.
D) Caso a categoria decida pela greve, a entidade sindical deverá comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 horas da paralisação.
Resposta: (D) – Art. 13 da Lei de Greve.

Continue navegando