Buscar

ATIVIDADE 3 - Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antropologia e Cultura Brasileira
Universidade Anhembi Morumbi
Aluna: Lilian Karla da Silva
Matrícula: 2021228697
ATIVIDADE 03
O etnocentrismo é o ato de pôr uma cultura, nacionalidade, raça, religião no centro de tudo, ou seja, como se fosse a única, e como se fosse a melhor de todas em relação às outras. O etnocentrismo é praticado tanto individualmente como coletivamente. Acontece que o etnocentrismo não é nada saudável, pois engendra consequências como o racismo e a discriminação, e às vezes chega ao extremo, levando pessoas etnocêntricas a matarem outras por serem diferentes. [...] pode levar a atrocidades e massacres, assim como as atitudes de Hitler que perseguiu, discriminou e dizimou milhões de judeus apenas por achar sua raça melhor. Ninguém sai ganhando por ser etnocêntrico, seja uma pessoa ou até mesmo um povo. Por descriminarem outras culturas, acabam se isolando no seu ‘’mundo’’ e perdendo a oportunidade de conhecer algo diferente e aprender algo novo.
HERCULANO, Gabriel. Etnocentrismo e suas consequências. SCRIBD, 2019. Disponível em: < https://pt.scribd.com/doc/127699335/Etnocentrismo-e-suas-consequencias>. Acesso em: 24 de jun. de 2019 (adaptado).
Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotidianas. Associe essas questões do dia a dia às questões históricas mencionadas no texto.
O etnocentrismo aparece no nosso cotidiano de diversas formas: racismo, xenofobia, intolerância religiosa, etc. É uma forma de pensamento atrasado, utilizada no nazismo na segunda guerra e na atualidade por pessoas cruéis e desumanas. Esse tipo de pensamento não pode mais ser aceito na nossa sociedade evolucionista, o mundo é feito de diferenças e todas as raças tem o mesmo valor e importância para o mundo, não sendo nenhuma superior a outra.
O etnocentrismo trata-se de uma avaliação marcada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente, ou seja, desprezar e desrespeitar as diferenças culturais existentes, e começar a achar que sua cultura é melhor do que a de outras pessoas. Uma das consequências seria o aumento da discriminação e da intolerância, na visão etnocêntrica tudo o que é diferente da sua cultura será julgado como ruim ou errado. Por exemplo: achar que todos os moradores de favela são ladrões seria uma atitude preconceituosa e etnocêntrica, podemos citar também as atitudes homofóbicas que vem crescendo cada vez mais.
Portanto o relativismo cultural de tornou uma forma muito importante de combater o etnocentrismo, é um conceito e perspectiva antropológica que se opõe a categorização de culturas como “superior” ou “inferior”. Nesse sentido, ele define que cada grupo social possui uma cultura específica que só pode ser analisada a partir de seus próprios códigos, assim propor uma abordagem sem julgamentos pré-concebidos.

Continue navegando