Buscar

Laudo - Avaliacao Psicologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Avaliação Psicológica 
Discentes: Ana Gabriela Garcia de Freitas; Joici Fernandes de Jesus Silva; Vitória Dechem Calanca
Laudo Psicológico – Caso Clínico 
Nome da pessoa: Firmino De Paes Freitas
Nome do solicitante 1: Medico geriátrica
Nome do solicitante 2: Neuropsicólogo 
Finalidade: Investigar possível quadro de demência e posteriormente um possível quadro de depressão
Nome do Autor: Vitória Dechem Calanca, Joici Fernandes De Jesus Silva e Ana Gabriela Garcia De Freitas
 
1. Descrição da demanda
O único filho do Sr. Firmino percebeu que seu pai estava muito triste e também desorientado nos últimos 4 meses, alega também que seu pai é independente, ativo e apresenta uma boa saúde. Ressalvando sua boa relação com o pai. Mas que ele precisaria de atendimento médico. Já o Sr Firmino, diz que não precisa de mais consultas, ele informou que se sente pressionei desde que se mudou para cidade grande, ficando irritado, impaciente, com insônia e perda de apetite, pois a nova casa é grande e solitária, deixando-o com saudades do sitio que morava.
 
2. Procedimentos
Com base nessas informações optou-se pela escolha dos seguintes instrumentos: Miniexame do Estado Mental (MEEM), Figura Complexa de Rey (EBADEP-A) e Escala de Depressão Geriátrica – Versão Reduzida (GTS-15). 
 
3. Análise
Com base na análise de resultados dos testes aplicados pelas psicólogas, é interessante relatar que o resultado geral indica início de um quadro depressivo, no estágio leve, pelo instrumento do Inventário de Depressão de Beck Versão II. Também foi realizado o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), onde a pontuação atingida para orientação, memória e atenção foi de 19 pontos, e a de habilidades específicas foi de 7 pontos, totalizando o escore de 26 no teste, ultrapassando a nota de corte.
Em relação à memória visual, destaca-se que a pontuação foi de 25, evidenciando boa memória visual; em contrapartida, a memória imediata e evocação tardia alcançaram, respectivamente, 23  e 25 pontos, demonstrando baixo desempenho avaliadas pelo instrumento FCR. Ainda assim, a EBADE-A não atesta depressão. Pela dualidade encontrada nos testes sobre depressão, mais um foi aplicado, o GDS-15, que pontuou 20, indicando depressão.
 
4. Conclusão
Com base nos testes aplicados e no acompanhamento psicológico, a análise destes nos permite concluir que o paciente apresentou sinais o suficiente para haver a suspeita de depressão, a qual motivou a execução dos testes que tornaram possível atestar por concreto que os indícios iniciais são de fato causados por uma depressão moderada, em estágio leve.

Continue navegando