Buscar

Contextualizada

Prévia do material em texto

bancários em função do trabalho 
O movimento sindical apresentou muitos dados sobre o adoecimento dos bancários. E esses dados não deixam dúvidas sobre o fato de sermos uma das categorias que mais sofre psicológica e fisicamente em consequência da pressão e assédio institucionalizados nos bancos.
 Nome : Victor da Rocha Oliveira aguiar
Curso :Ciências contábeis
Disciplina:desenvolvimento sustentável e direitos individuais 
O permanente processo de revolucionamento das forças produtivas, em busca da melhoria da produtividade, proporcionou, desde meados do século XX, significativas inovações tecnológicas que trouxeram maior eficiência para o processo produtivo. Um mesmo trabalhador, amparado na nova tecnologia, passou a realizar operações que antes exigiam vários trabalhadores. Instituiu-se, assim, o que ficou conhecido como reestruturação produtiva.
Os processos de trabalho passaram a ser, predominantemente, marcados pela flexibilização, destronando os modelos de caráter fordista/taylorista, de produção em massa de mercadorias uniformes, por meio de operações fragmentadas e repetitivas realizadas por diferentes trabalhadores.
No mercado de trabalho, as consequências se expressaram pela predominância dos vínculos precários e pelo avanço do emprego temporário, com a contratação de acordo com o aumento da demanda de produção e a ágil demissão diante da redução da necessidade de produção das mercadorias.
Facilitado pelo alto índice de desemprego, assim gerado e com amparo na desregulamentação do trabalho, multiplicaram-se os contratos temporários e viabilizou-se grande redução dos salários.
A globalização dos mercados, o aumento da competitividade entre empresas, a reestruturação produtiva, as inovações tecnológicas e sócio-organizacionais e a flexibilização das relações de trabalho, entre outros fenômenos contemporâneos, afetaram o mundo do trabalho de maneira a gerar impactos negativos na saúde dos trabalhadores.
Essas consequências ocorreram não somente nos trabalhos voltados à produção de mercadorias, como os da indústria, mas, também, em serviços como os bancários.
Também são necessárias iniciativas para diminuir o estresse dos funcionários, como pausas, ginásticas laborais, momentos de descontração entre a equipe e até mesmo mudanças estruturais do ambiente. Isso evita o sentimento constante de pressão
Qualidade de Vida no Trabalho vem sendo um fator muito importante nas discussões sobre os processos organizacionais e o trabalho, a QVT tem relação direta com a produtividade das empresas, assim como o bem-estar de seus colaboradores e o clima organizacional. Entende-se que as questões psicológicas estão atreladas aos aspectos e processos organizacionais do trabalho, isso vem sendo uma preocupação constante, nota-se um modo de trabalhar onde o trabalhador utiliza muito mais a mente do que o corpo, sendo exigidos dele o cumprimento de metas cada vez mais difíceis de serem atingidas, gerando estresse e repercutindo negativamente na sua saúde, qualidade de vida e sua produtividade, por esses fatos os programas de QVT são indispensáveis, pois eles contribuem para minimizar os efeitos negativos dentro do ambiente de trabalho.

Continue navegando