Buscar

FÓRUM FUNDAMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E CRIMINALÍSTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A definição de delito passou por diversas transformações ao longo do tempo, variando de acordo com o modelo de sociedade e a valorização dos bens jurídicos. Dessa forma, entende-se que o conceito atual de delito não é totalmente estático, mas consolidou-se suficientemente para que a doutrina e a legislação penal se desenvolvessem. Superficialmente, delito ou crime é a conduta que se enquadra no modelo estabelecido pela lei - o tipo penal. Entretanto, para além do aspecto formal, entende-se que o delito é uma conduta reprovável frente à sociedade, que viola um bem jurídico individual ou coletivo considerado de alta relevância. Para evitar esse dano, são estabelecidos limites e sanções para regular tais condutas através do Direito Penal.
A análise mais completa do delito aborda os aspectos materiais e formais da conduta, considerando as circunstâncias em que foi praticada e as características do indivíduo. Ao se falar do conceito de crime, há a doutrina majoritária que apoia teoria tripartida, porém, há os que defendem o conceito bipartido de crime.
Analisando o texto acima e com ajuda da bibliografia da disciplina, responda a pergunta: qual é o conceito de crime adotado pelo Código Penal?
Para responder aos questionamentos acima, utilize o livro de nossa disciplina, disponível em seu ambiente virtual e a bibliografia indicada.
Bons estudos!
RESPOSTA 
De acordo com o código penal, o conceito de crime , é uma infração de maior potencial ofensivo e um tipo de espécie do gênero Infração Penal, que é toda conduta que gera lesão penalmente relevante a um bem jurídico tutelado pelo estado, que está previamente tipificado como ilícita e que determine, expressamente, o conceito primário e secundário do tipo penal., ou seja, é toda conduta que se classifica como incorreta perante as demais condutas dos cidadãos. É aquela que juridicamente infringe os termos de maneira individual ou público e para que não ocorra, há limites (leis) baseados no direito penal que são impostos.
Como aplicar o aspecto analítico?
Para colocá-lo em prática é necessário realizar uma investigação plena do crime /delito , tendo como abordagem aspectos materiais e formais da conduta, considerando as condições em que foi praticada e os aspectos do infrator. Para que isso ocorra, seguimos com os modelos de bipartite e tripartite.

Continue navegando