Buscar

trabalho endomarketing

Prévia do material em texto

O Século XXI tem como grande marca a velocidade como as informações se propagam. A compra de qualquer produto ou a contratação de um serviço é, relativamente, fácil de achar, a oferta é ampla, a pesquisa é rápida. Assim, como as Corporações podem encontrar destaque no mercado dos negócios? As estratégias de Marketing, num cenário de um mercado competitivo, fazem toda a diferença. E ter uma equipe que “vista a camisa” da Organização e se identifique com a empresa é, sobremodo, eficaz no alavancar dos negócios. É nesse contexto que o endomarketing encontra seu espaço.
O endomarketing tinha como estratégia primária fazer do empregado aquele que fomenta o comércio da empresa. Hodiernamente, o endomarketing é visto sob um novo prisma, e a gestão estratégica de pessoas, é uma delas. Desse modo, ter na pessoa do profissional alguém que se identifica com o empreendimento, que se alinha aos objetivos organizacionais e que não executa o serviço visando apenas a contrapartida salarial, mas alguém que faz por realização profissional, é imprescindível. Mas, para isso há um percurso a ser traçado. 
Uma nova perspectiva sobre a importância do endomarketing tem que surgir na alçada diretiva. A comunicação interna da empresa deve ser vista como essencial, porquanto “pessoas bem informadas e comprometidas impacta nos resultados que a empresa espera entregar ao cliente” (SOUZA, 2020). Dessa maneira faz-se necessário a verticalização das informações (diretoria e profissionais) visando um staff mais engajado e alinhado aos objetivos organizacionais.
A valorização do contato com o público por meio do quadro de funcionários é bastante interessante, considerando a diversidade de pessoas que compõe a Organização, pode-se obter uma validação prévia do que está sendo comercializado, gerando uma maior confiabilidade em apresentar o seu produto/serviço ao público externo. Ademais, a avaliação de desempenho tem seu lugar nesse cenário, visto que, faz parte do processo de maturação organizacional ter o retorno das suas ações, com vistas a alcançar resultados positivos.
Assim, as empresas devem aprimorar essa nova faceta do endomarketing, investindo em estratégias inteligentes que forjam um funcionário menos sensível ao salário e mais conectado aos ideais da Corporação.
Referência: 
RAHME, Lucia Helena. Comunicação, marketing e novas tecnologias na gestão de pessoas. Editora Intersaberes, 2017.
SOUZA, M. Imaculada. Endomarketing x Engajamento e Motivação: Como ter uma equipe motivada. Amazon, 2020.

Continue navegando