Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia: Racionalismo, Empirismo, Criticismo e Existencialismo

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No projeto moderno de investigação do conhecimento, duas correntes são consideradas típicas da modernidade: o racionalismo e o empirismo. Ambas, mesmo com perspectivas diferentes, apresentam o conhecimento como algo produzido pelo homem a partir de suas próprias faculdades: a razão e a sensação.
A partir de conhecimentos sobre o racionalismo e o empirismo, é correto afirmar:
a. O empirismo reconhece na razão a fonte de toda e qualquer ideia que o homem possa ter, não precisando, portanto, de nenhuma estimulação externa.
b. O racionalismo compreende o papel da razão na atividade de conhecer como acessório, pois vincula todo o processo à recepção de dados sensíveis.
c. O empirismo dá prioridade ao papel dos cinco sentidos e entende a razão como um hábito desenvolvido pelo uso dos mesmos sentidos.
d. O racionalismo tem no filósofo John Locke seu principal expoente, e uma de suas ideias mais conhecidas é a da tábula rasa, que apresenta a razão como lugar onde registramos nossas ideias.
e. O racionalismo também foi marcado pelo filósofo René Descartes, que dizia não existir ideias inatas, mas que todas são natas, pois passam a existir em determinado momento em nossa mente.

Do debate entre racionalismo e empirismo, surge o criticismo, corrente filosófica desenvolvida por Immanuel Kant (1724-1804), que continuou a análise das possibilidades e dos limites do conhecimento humano.
A partir do que estudamos sobre o criticismo kantiano, considere as seguintes assertivas:
I. Diante da polêmica existente entre racionalismo e empirismo, Kant percebe a necessidade de se fazer a opção por uma ou por outra dessas correntes, por serem ambas totalmente incompatíveis entre si.
II. Kant concorda com Descartes quando este diz que a razão é secundária no processo de construção do conhecimento, uma vez que o conhecimento é resultado da organização dos dados captados pelos sentidos.
III. Kant entende o conhecimento como atividade de uma estrutura universal, presente em todos os seres humanos, chamada por ele de subjetividade transcendental.
IV. A estrutura cognitiva presente em todos os seres humanos opera sobre os dados da sensibilidade, organizando-os para que possam ser conhecidos.
V. Kant afirma que só pode ser conhecido de modo seguro e científico os dados que se manifestam de modo sensível e que podem ser percebidos pela razão.
a. Estão corretas somente as assertivas I, II, III e IV.
b. Estão corretas somente as assertivas III e V.
c. Estão corretas as assertivas I, II, III, IV e V.
d. Estão corretas somente as assertivas III, IV, e V.
e. Estão corretas somente as assertivas I, III e V.

Podemos falar que alguns filósofos contemporâneos afirmaram que certas experiências humanas não seriam compreendidas somente a partir da influência do meio ou de cada momento presente. Entre esses filósofos estão Edmund Husserl, Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre.
Sobre esses filósofos, analise as seguintes proposições:
I. Husserl, em sua fenomenologia, defendia que as coisas têm um modo de se mostrar a nós que não depende das circunstâncias históricas.
II. Heidegger questionava o modo como a razão foi concebida a partir de Sócrates.
III. Sartre é considerado um dos maiores representantes do existencialismo.
IV. Heidegger questionava a transformação da razão em algo voltado somente para o 'fazer' coisas.
V. Para Sartre, o homem é o único que pode dar sentido à sua vida e construir seu próprio destino.
a. Somente I, II e V.
b. I, II, III, IV e V.
c. Somente II, IV e V.
d. Somente I, II, III e IV.
e. Somente II, III, IV e V.

Sobre Sócrates e seu pensamento, podemos afirmar corretamente:

a.
O método socrático era estruturado de tal modo que o debate sempre era concluído de modo efetivo, não precisando mais retomar o assunto, uma vez que ele estava definitivamente encerrado.

b.
Sócrates buscava com seu diálogo levar o interlocutor a reconhecer a própria ignorância e a investigar um conceito, o que será um novo conhecimento.

c.
A forma como Sócrates abordava seus interlocutores criava uma situação de antipatia, o que levou nosso filósofo a não ter muita gente disposta a ouvi-lo.

d.
Sócrates deixou muitas obras escritas que hoje são importantes referências para conhecermos a filosofia grega em seus primórdios.

e.
Sua afinidade com o pensamento sofista rendeu a Sócrates uma série de polêmicas sobre o valor da verdade e seu caráter relativo.

Com a Modernidade, há uma refundação da Filosofia, com os pensadores vivenciando um misto de admiração pelas novidades e um descontentamento com as explicações tradicionais.
Nesse contexto de modernidade, analise as seguintes assertivas:
I. Apesar dos grandes questionamentos, o que não muda na modernidade é a concepção de conhecimento, que se manteve alinhada à tradição filosófica medieval, pois esta remontava ao pensamento Aristotélico.
II. De modo geral, a razão é apresentada como a faculdade que pode ajudar o homem em sua busca do conhecimento e o uso da razão é o que melhor caracterizava a experiência humana.
III. Uma necessidade moderna é a investigação sobre as reais possibilidades do conhecimento, bem como sobre quais os métodos mais apropriados para alcançá-lo.
IV. Para os modernos, a primeira e mais importante tarefa era a justificação do tipo e do modo de conhecimento praticado, estabelecendo uma atitude permanentemente crítica.
V. Os filósofos renascentistas deixaram uma discreta contribuição para a modernidade sobre a questão do conhecimento, uma vez que seu foco era apresentar os antigos pensadores como fonte de inspiração para os modernos.
a. II – III – V.
b. II – III – IV – V.
c. I – II – III.
d. II – III – IV.
e. I – II – III – IV – V.

Um dos maiores pensadores contemporâneos, Karl Marx (1818-1883) afirma que o pensamento é resultado das condições materiais da existência. Com isso, ele afirmava que os indivíduos são o que são de acordo com o que dispõem para viver. Filósofos do século XX continuaram seu pensamento, entre eles Horkheimer, Marcuse e Adorno, que fundaram a Escola de Frankfurt.
Analise as seguintes proposições referentes ao pensamento de Marx e ao de seus seguidores:
I. Para Marx, é o pensamento que constrói a história.
II. Condições materiais podem ser compreendidas como aquilo que os indivíduos dispõem para sobreviver.
III. Para Marx, as condições históricas produzem o pensamento humano.
IV. A Escola de Frankfurt dedicou-se a analisar os mecanismos históricos que se articulam com o poder, entre eles, a arte e a religião.
V. Os continuadores do trabalho de Marx mostraram ser possível aplicar o pensamento marxista a muitos dos temas típicos da vida no século XX.
a. Somente I, III, V.
b. Somente II, III, IV, V.
c. Somente I, II, III.
d. Somente II, III, V.
e. Somente II, III, IV.

O debate entre interpretações racionalistas e empiristas ultrapassa o campo da teoria do conhecimento, chegando a outros saberes, como a ética e a política.
Considere os seguintes posicionamentos decorrentes dos pressupostos advindos do racionalismo e do empirismo aplicados a outras áreas da pesquisa filosófica:
I. Para os racionalistas, pelo uso da razão é possível chegar à verdade no campo da ação ética e da ação política.
II. Os racionalistas afirmam que diversos aspectos da vida humana podem ser controlados por uma razão bem desenvolvida.
III. Os empiristas afirmam que a razão produz ilusões, e estas devem ser evitadas para não comprometer a validade do conhecimento.
IV. Para os empiristas, a razão é capaz de controlar as emoções, uma vez que ela permite uma visão sempre completa da realidade humana.
V. David Hume, representante do empirismo, toma as sensações como fontes de compreensão da vida humana, pois acredita que o todo o conhecimento só é obtido por meio dos cinco sentidos.
a. Somente I, II e III.
b. Somente I, II, III e V.
c. I, II, III, IV e V.
d. Somente II, III, IV e V.
e. Somente III, IV e V.

A Filosofia Contemporânea pode ser considerada uma problematização do “projeto” moderno da própria Filosofia. A eficácia da razão passa por um grande questionamento. Historicamente, houve grande transformação das relações políticas, econômicas e sociais na passagem do século XVIII e XIX. Transformações que também atingiram o mundo cultural.
Sobre a Filosofia contemporânea e o seu contexto histórico, leia as seguintes assertivas:
I. A passagem do capitalismo comercial ou pré-industrial para o capitalismo industrial e financeiro acarretou mudanças profundas na organização socioeconômica e cultural nos séculos XVIII e XIX.
II. Na Filosofia há o movimento de crítica em relação à própria compreensão de razão que se tinha, por exemplo, quando se associava a razão simplesmente ao modelo científico.
III. Para os filósofos contemporâneos que propõem a crítica à razão, é correto considerar a ciência como a única fonte de sentido para a existência humana.
IV. Para o pensamento contemporâneo, não haveria nenhum problema em se deixar a arte e a religião de lado quando se buscava conhecer o mundo e exprimi-lo.
V. Uma crítica feita pelos filósofos contemporâneos é sobre a afirmação de que uma pesquisa é racional ou verdadeira somente quando leva em conta os padrões da ciência, não considerando outras fontes de sentido para a experiência humana.
a. Estão corretas somente as alternativas I, II, V.
b. Estão corretas as alternativas I, II, III, IV e V.
c. Estão corretas somente as alternativas I, II, e III.
d. Estão corretas somente as alternativas I, II, III e IV.
e. Estão corretas somente as alternativas I, III e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No projeto moderno de investigação do conhecimento, duas correntes são consideradas típicas da modernidade: o racionalismo e o empirismo. Ambas, mesmo com perspectivas diferentes, apresentam o conhecimento como algo produzido pelo homem a partir de suas próprias faculdades: a razão e a sensação.
A partir de conhecimentos sobre o racionalismo e o empirismo, é correto afirmar:
a. O empirismo reconhece na razão a fonte de toda e qualquer ideia que o homem possa ter, não precisando, portanto, de nenhuma estimulação externa.
b. O racionalismo compreende o papel da razão na atividade de conhecer como acessório, pois vincula todo o processo à recepção de dados sensíveis.
c. O empirismo dá prioridade ao papel dos cinco sentidos e entende a razão como um hábito desenvolvido pelo uso dos mesmos sentidos.
d. O racionalismo tem no filósofo John Locke seu principal expoente, e uma de suas ideias mais conhecidas é a da tábula rasa, que apresenta a razão como lugar onde registramos nossas ideias.
e. O racionalismo também foi marcado pelo filósofo René Descartes, que dizia não existir ideias inatas, mas que todas são natas, pois passam a existir em determinado momento em nossa mente.

Do debate entre racionalismo e empirismo, surge o criticismo, corrente filosófica desenvolvida por Immanuel Kant (1724-1804), que continuou a análise das possibilidades e dos limites do conhecimento humano.
A partir do que estudamos sobre o criticismo kantiano, considere as seguintes assertivas:
I. Diante da polêmica existente entre racionalismo e empirismo, Kant percebe a necessidade de se fazer a opção por uma ou por outra dessas correntes, por serem ambas totalmente incompatíveis entre si.
II. Kant concorda com Descartes quando este diz que a razão é secundária no processo de construção do conhecimento, uma vez que o conhecimento é resultado da organização dos dados captados pelos sentidos.
III. Kant entende o conhecimento como atividade de uma estrutura universal, presente em todos os seres humanos, chamada por ele de subjetividade transcendental.
IV. A estrutura cognitiva presente em todos os seres humanos opera sobre os dados da sensibilidade, organizando-os para que possam ser conhecidos.
V. Kant afirma que só pode ser conhecido de modo seguro e científico os dados que se manifestam de modo sensível e que podem ser percebidos pela razão.
a. Estão corretas somente as assertivas I, II, III e IV.
b. Estão corretas somente as assertivas III e V.
c. Estão corretas as assertivas I, II, III, IV e V.
d. Estão corretas somente as assertivas III, IV, e V.
e. Estão corretas somente as assertivas I, III e V.

Podemos falar que alguns filósofos contemporâneos afirmaram que certas experiências humanas não seriam compreendidas somente a partir da influência do meio ou de cada momento presente. Entre esses filósofos estão Edmund Husserl, Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre.
Sobre esses filósofos, analise as seguintes proposições:
I. Husserl, em sua fenomenologia, defendia que as coisas têm um modo de se mostrar a nós que não depende das circunstâncias históricas.
II. Heidegger questionava o modo como a razão foi concebida a partir de Sócrates.
III. Sartre é considerado um dos maiores representantes do existencialismo.
IV. Heidegger questionava a transformação da razão em algo voltado somente para o 'fazer' coisas.
V. Para Sartre, o homem é o único que pode dar sentido à sua vida e construir seu próprio destino.
a. Somente I, II e V.
b. I, II, III, IV e V.
c. Somente II, IV e V.
d. Somente I, II, III e IV.
e. Somente II, III, IV e V.

Sobre Sócrates e seu pensamento, podemos afirmar corretamente:

a.
O método socrático era estruturado de tal modo que o debate sempre era concluído de modo efetivo, não precisando mais retomar o assunto, uma vez que ele estava definitivamente encerrado.

b.
Sócrates buscava com seu diálogo levar o interlocutor a reconhecer a própria ignorância e a investigar um conceito, o que será um novo conhecimento.

c.
A forma como Sócrates abordava seus interlocutores criava uma situação de antipatia, o que levou nosso filósofo a não ter muita gente disposta a ouvi-lo.

d.
Sócrates deixou muitas obras escritas que hoje são importantes referências para conhecermos a filosofia grega em seus primórdios.

e.
Sua afinidade com o pensamento sofista rendeu a Sócrates uma série de polêmicas sobre o valor da verdade e seu caráter relativo.

Com a Modernidade, há uma refundação da Filosofia, com os pensadores vivenciando um misto de admiração pelas novidades e um descontentamento com as explicações tradicionais.
Nesse contexto de modernidade, analise as seguintes assertivas:
I. Apesar dos grandes questionamentos, o que não muda na modernidade é a concepção de conhecimento, que se manteve alinhada à tradição filosófica medieval, pois esta remontava ao pensamento Aristotélico.
II. De modo geral, a razão é apresentada como a faculdade que pode ajudar o homem em sua busca do conhecimento e o uso da razão é o que melhor caracterizava a experiência humana.
III. Uma necessidade moderna é a investigação sobre as reais possibilidades do conhecimento, bem como sobre quais os métodos mais apropriados para alcançá-lo.
IV. Para os modernos, a primeira e mais importante tarefa era a justificação do tipo e do modo de conhecimento praticado, estabelecendo uma atitude permanentemente crítica.
V. Os filósofos renascentistas deixaram uma discreta contribuição para a modernidade sobre a questão do conhecimento, uma vez que seu foco era apresentar os antigos pensadores como fonte de inspiração para os modernos.
a. II – III – V.
b. II – III – IV – V.
c. I – II – III.
d. II – III – IV.
e. I – II – III – IV – V.

Um dos maiores pensadores contemporâneos, Karl Marx (1818-1883) afirma que o pensamento é resultado das condições materiais da existência. Com isso, ele afirmava que os indivíduos são o que são de acordo com o que dispõem para viver. Filósofos do século XX continuaram seu pensamento, entre eles Horkheimer, Marcuse e Adorno, que fundaram a Escola de Frankfurt.
Analise as seguintes proposições referentes ao pensamento de Marx e ao de seus seguidores:
I. Para Marx, é o pensamento que constrói a história.
II. Condições materiais podem ser compreendidas como aquilo que os indivíduos dispõem para sobreviver.
III. Para Marx, as condições históricas produzem o pensamento humano.
IV. A Escola de Frankfurt dedicou-se a analisar os mecanismos históricos que se articulam com o poder, entre eles, a arte e a religião.
V. Os continuadores do trabalho de Marx mostraram ser possível aplicar o pensamento marxista a muitos dos temas típicos da vida no século XX.
a. Somente I, III, V.
b. Somente II, III, IV, V.
c. Somente I, II, III.
d. Somente II, III, V.
e. Somente II, III, IV.

O debate entre interpretações racionalistas e empiristas ultrapassa o campo da teoria do conhecimento, chegando a outros saberes, como a ética e a política.
Considere os seguintes posicionamentos decorrentes dos pressupostos advindos do racionalismo e do empirismo aplicados a outras áreas da pesquisa filosófica:
I. Para os racionalistas, pelo uso da razão é possível chegar à verdade no campo da ação ética e da ação política.
II. Os racionalistas afirmam que diversos aspectos da vida humana podem ser controlados por uma razão bem desenvolvida.
III. Os empiristas afirmam que a razão produz ilusões, e estas devem ser evitadas para não comprometer a validade do conhecimento.
IV. Para os empiristas, a razão é capaz de controlar as emoções, uma vez que ela permite uma visão sempre completa da realidade humana.
V. David Hume, representante do empirismo, toma as sensações como fontes de compreensão da vida humana, pois acredita que o todo o conhecimento só é obtido por meio dos cinco sentidos.
a. Somente I, II e III.
b. Somente I, II, III e V.
c. I, II, III, IV e V.
d. Somente II, III, IV e V.
e. Somente III, IV e V.

A Filosofia Contemporânea pode ser considerada uma problematização do “projeto” moderno da própria Filosofia. A eficácia da razão passa por um grande questionamento. Historicamente, houve grande transformação das relações políticas, econômicas e sociais na passagem do século XVIII e XIX. Transformações que também atingiram o mundo cultural.
Sobre a Filosofia contemporânea e o seu contexto histórico, leia as seguintes assertivas:
I. A passagem do capitalismo comercial ou pré-industrial para o capitalismo industrial e financeiro acarretou mudanças profundas na organização socioeconômica e cultural nos séculos XVIII e XIX.
II. Na Filosofia há o movimento de crítica em relação à própria compreensão de razão que se tinha, por exemplo, quando se associava a razão simplesmente ao modelo científico.
III. Para os filósofos contemporâneos que propõem a crítica à razão, é correto considerar a ciência como a única fonte de sentido para a existência humana.
IV. Para o pensamento contemporâneo, não haveria nenhum problema em se deixar a arte e a religião de lado quando se buscava conhecer o mundo e exprimi-lo.
V. Uma crítica feita pelos filósofos contemporâneos é sobre a afirmação de que uma pesquisa é racional ou verdadeira somente quando leva em conta os padrões da ciência, não considerando outras fontes de sentido para a experiência humana.
a. Estão corretas somente as alternativas I, II, V.
b. Estão corretas as alternativas I, II, III, IV e V.
c. Estão corretas somente as alternativas I, II, e III.
d. Estão corretas somente as alternativas I, II, III e IV.
e. Estão corretas somente as alternativas I, III e IV.

Prévia do material em texto

No projeto moderno de investigação do conhecimento, duas correntes são 
consideradas típicas da modernidade: o racionalismo e o empirismo. Ambas, 
mesmo com perspectivas diferentes, apresentam o conhecimento como algo 
produzido pelo homem a partir de suas próprias faculdades: a razão e a sensação. 
A partir de conhecimentos sobre o racionalismo e o empirismo, é correto afirmar: 
a. 
O racionalismo também foi marcado pelo filósofo René Descartes, que dizia não 
existir ideias inatas, mas que todas são natas, pois passam a existir em 
determinado momento em nossa mente. 
b. 
O empirismo dá prioridade ao papel dos cinco sentidos e entende a razão como 
um hábito desenvolvido pelo uso dos mesmos sentidos. 
c. 
O racionalismo compreende o papel da razão na atividade de conhecer como 
acessório, pois vincula todo o processo à recepção de dados sensíveis. 
d. 
O empirismo reconhece na razão a fonte de toda e qualquer ideia que o homem 
possa ter, não precisando, portanto, de nenhuma estimulação externa. 
e. 
O racionalismo tem no filósofo John Locke seu principal expoente, e uma de suas 
ideias mais conhecidas é a da tábula rasa, que apresenta a razão como lugar onde 
registramos nossas ideias. 
Feedback 
A resposta correta é: O empirismo dá prioridade ao papel dos cinco sentidos e 
entende a razão como um hábito desenvolvido pelo uso dos mesmos sentidos. 
Questão 2 
Completo 
Atingiu 0,00 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Do debate entre racionalismo e empirismo, surge o criticismo, corrente filosófica 
desenvolvida por Immanuel Kant (1724-1804), que continuou a análise das 
possibilidades e dos limites do conhecimento humano. A partir do que estudamos 
sobre o criticismo kantiano, considere as seguintes assertivas: 
 
I. Diante da polêmica existente entre racionalismo e empirismo, Kant percebe a 
necessidade de se fazer a opção por uma ou por outra dessas correntes, por 
serem ambas totalmente incompatíveis entre si. 
 
II. Kant concorda com Descartes quando este diz que a razão é secundária no 
processo de construção do conhecimento, uma vez que o conhecimento é 
resultado da organização dos dados captados pelos sentidos. 
 
III. Kant entende o conhecimento como atividade de uma estrutura universal, 
presente em todos os seres humanos, chamada por ele de subjetividade 
transcendental. 
 
IV. A estrutura cognitiva presente em todos os seres humanos opera sobre os 
dados da sensibilidade, organizando-os para que possam ser conhecidos. 
 
V. Kant afirma que só pode ser conhecido de modo seguro e científico os dados 
que se manifestam de modo sensível e que podem ser percebidos pela razão. 
 
Assinale a alternativa correta: 
a. 
Estão corretas somente as assertivas III, IV, e V. 
b. 
Estão corretas somente as assertivas III e V. 
c. 
Estão corretas somente as assertivas I, II, III e IV. 
d. 
Estão corretas as assertivas I, II, III, IV e V. 
e. 
Estão corretas somente as assertivas I, III e V. 
Feedback 
A resposta correta é: Estão corretas somente as assertivas III, IV, e V. 
Questão 3 
Completo 
Atingiu 0,00 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Podemos falar que alguns filósofos contemporâneos afirmaram que certas 
experiências humanas não seriam compreendidas somente a partir da influência 
do meio ou de cada momento presente. Entre esses filósofos estão Edmund 
Husserl, Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre. Sobre esses filósofos, analise as 
seguintes proposições: 
 
I. Husserl, em sua fenomenologia, defendia que as coisas têm um modo de se 
mostrar a nós que não depende das circunstâncias históricas. 
 
II. Heidegger questionava o modo como a razão foi concebida a partir de Sócrates. 
 
III. Sartre é considerado um dos maiores representantes do existencialismo. 
 
IV. Heidegger questionava a transformação da razão em algo voltado somente 
para o “fazer” coisas. 
 
V. Para Sartre, o homem é o único que pode dar sentido à sua vida e construir seu 
próprio destino. 
 
Estão corretas as seguintes proposições: 
a. 
Somente I, II, III e IV. 
b. 
Somente I, II e V. 
c. 
Somente II, III, IV e V. 
d. 
Somente II, IV e V. 
e. 
I, II, III, IV e V. 
Feedback 
A resposta correta é: I, II, III, IV e V. 
Questão 4 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre Sócrates e seu pensamento, podemos afirmar corretamente: 
a. 
Sócrates buscava com seu diálogo levar o interlocutor a reconhecer a própria 
ignorância e a investigar um conceito, o que será um novo conhecimento. 
b. 
Sua afinidade com o pensamento sofista rendeu a Sócrates uma série de 
polêmicas sobre o valor da verdade e seu caráter relativo. 
c. 
O método socrático era estruturado de tal modo que o debate sempre era 
concluído de modo efetivo, não precisando mais retomar o assunto, uma vez que 
ele estava definitivamente encerrado. 
d. 
Sócrates deixou muitas obras escritas que hoje são importantes referências para 
conhecermos a filosofia grega em seus primórdios. 
e. 
A forma como Sócrates abordava seus interlocutores criava uma situação de 
antipatia, o que levou nosso filósofo a não ter muita gente disposta a ouvi-lo. 
Feedback 
A resposta correta é: Sócrates buscava com seu diálogo levar o interlocutor a 
reconhecer a própria ignorância e a investigar um conceito, o que será um novo 
conhecimento. 
Questão 5 
Completo 
Atingiu 0,00 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Com a Modernidade, há uma refundação da Filosofia, com os pensadores 
vivenciando um misto de admiração pelas novidades e um descontentamento com 
as explicações tradicionais. Nesse contexto de modernidade, analise as seguintes 
assertivas: 
 
I. Apesar dos grandes questionamentos, o que não muda na modernidade é a 
concepção de conhecimento, que se manteve alinhada à tradição filosófica 
medieval, pois esta remontava ao pensamento Aristotélico. 
 
II. De modo geral, a razão é apresentada como a faculdade que pode ajudar o 
homem em sua busca do conhecimento e o uso da razão é o que melhor 
caracterizava a experiência humana. 
 
III. Uma necessidade moderna é a investigação sobre as reais possibilidades do 
conhecimento, bem como sobre quais os métodos mais apropriados para alcançá-
lo. 
IV. Para os modernos, a primeira e mais importante tarefa era a justificação do tipo 
e do modo de conhecimento praticado, estabelecendo uma atitude 
permanentemente crítica. 
 
V. Os filósofos renascentistas deixaram uma discreta contribuição para a 
modernidade sobre a questão do conhecimento, uma vez que seu foco era 
apresentar os antigos pensadores como fonte de inspiração para os modernos. 
 
Estão corretas somente as seguintes assertivas: 
a. 
I – II – III. 
b. 
II – III – IV – V. 
c. 
II – III – V. 
d. 
I – II – III – IV – V. 
e. 
II – III – IV. 
Feedback 
A resposta correta é: II – III – IV. 
Questão 6 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sobre o pensamento medieval, que se constituiu em uma filosofia cristã marcada 
por dois momentos, patrística e escolástica, é correto afirmar: 
a. 
A escolástica é considerada como continuação da influência de Platão na filosofia 
cristã, sendo que este foi o filósofo mais importante na reflexão de Tomás de 
Aquino. 
b. 
A filosofia cristã predominou no Oriente, do século I ao século XIV. 
c. 
Agostinho foi profundamente influenciado pelo pensamento de Aristóteles. 
d. 
Para Agostinho, a verdade deveria ser buscada no mundo sensível, por ser aquele 
com o qual temos contato. 
e. 
A filosofia cristã buscou conciliar as exigências da razão com a revelação divina. 
Feedback 
A resposta correta é: A filosofia cristã buscou conciliar as exigências da razão com 
a revelação divina. 
Questão 7 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Um dos maiores pensadores contemporâneos, Karl Marx (1818-1883) afirma que o 
pensamento é resultado das condições materiais da existência. Com isso, ele 
afirmava que os indivíduos são o que são de acordo com o que dispõem para 
viver. Filósofos do século XX continuaramseu pensamento, entre eles Horkheimer, 
Marcuse e Adorno, que fundaram a Escola de Frankfurt. Analise as seguintes 
proposições referentes ao pensamento de Marx e ao de seus seguidores: 
 
I .Para Marx, é o pensamento que constrói a história. 
 
II. Condições materiais podem ser compreendidas como aquilo que os indivíduos 
dispõem para sobreviver. 
 
III. Para Marx, as condições históricas produzem o pensamento humano. 
 
IV. A Escola de Frankfurt dedicou-se a analisar os mecanismos históricos que se 
articulam com o poder, entre eles, a arte e a religião. 
 
V. Os continuadores do trabalho de Marx mostraram ser possível aplicar o 
pensamento marxista a muitos dos temas típicos da vida no século XX. 
 
Estão corretas as seguintes proposições: 
a. 
Somente I, III, V. 
b. 
Somente II, III, IV, V. 
c. 
Somente I, II, III. 
d. 
Somente II, III, V. 
e. 
Somente II, III, IV. 
Feedback 
A resposta correta é: Somente II, III, IV, V. 
Questão 8 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
O debate entre interpretações racionalistas e empiristas ultrapassa o campo da 
teoria do conhecimento, chegando a outros saberes, como a ética e a política. 
Considere os seguintes posicionamentos decorrentes dos pressupostos advindos 
do racionalismo e do empirismo aplicados a outras áreas da pesquisa filosófica: 
 
I. Para os racionalistas, pelo uso da razão é possível chegar à verdade no campo 
da ação ética e da ação política. 
 
II. Os racionalistas afirmam que diversos aspectos da vida humana podem ser 
controlados por uma razão bem desenvolvida. 
 
III. Os empiristas afirmam que a razão produz ilusões, e estas devem ser evitadas 
para não comprometer a validade do conhecimento. 
 
IV. Para os empiristas, a razão é capaz de controlar as emoções, uma vez que ela 
permite uma visão sempre completa da realidade humana. 
 
V. David Hume, representante do empirismo, toma as sensações como fontes de 
compreensão da vida humana, pois acredita que o todo o conhecimento só é 
obtido por meio dos cinco sentidos. 
 
Dos posicionamentos acima, são corretos: 
a. 
Somente I, II, III e V. 
b. 
Somente III, IV e V. 
c. 
I, II, III, IV e V. 
d. 
Somente I, II e III. 
e. 
Somente II, III, IV e V. 
Feedback 
A resposta correta é: Somente I, II, III e V. 
Questão 9 
Completo 
Atingiu 0,00 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Filosofia Contemporânea pode ser considerada uma problematização do 
“projeto” moderno da própria Filosofia. A eficácia da razão passa por um grande 
questionamento. Historicamente, houve grande transformação das relações 
políticas, econômicas e sociais na passagem do século XVIII e XIX. 
Transformações que também atingiram o mundo cultural. Sobre a Filosofia 
contemporânea e o seu contexto histórico, leia as seguintes assertivas: 
 
I. A passagem do capitalismo comercial ou pré-industrial para o capitalismo 
industrial e financeiro acarretou mudanças profundas na organização 
socioeconômica e cultural nos séculos XVIII e XIX. 
 
II. Na Filosofia há o movimento de crítica em relação à própria compreensão de 
razão que se tinha, por exemplo, quando se associava a razão simplesmente ao 
modelo científico. 
 
III. Para os filósofos contemporâneos que propõem a crítica à razão, é correto 
considerar a ciência como a única fonte de sentido para a existência humana. 
 
IV. Para o pensamento contemporâneo, não haveria nenhum problema em se 
deixar a arte e a religião de lado quando se buscava conhecer o mundo e exprimi-
lo. 
 
V. Uma crítica feita pelos filósofos contemporâneos é sobre a afirmação de que 
uma pesquisa é racional ou verdadeira somente quando leva em conta os padrões 
da ciência, não considerando outras fontes de sentido para a experiência humana. 
 
De acordo com a crítica proposta dos contemporâneos, está correta a seguinte 
alternativa: 
a. 
Estão corretas somente as alternativas I, II, V. 
b. 
Estão corretas as alternativas I, II, III, IV e V. 
c. 
Estão corretas somente as alternativas I, II, e III. 
d. 
Estão corretas somente as alternativas I, II, III e IV. 
e. 
Estão corretas somente as alternativas I, III e IV. 
Feedback 
A resposta correta é: Estão corretas somente as alternativas I, II, V. 
Questão 10 
Completo 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
No século XVIII, também chamado Século das Luzes, temos o movimento 
Iluminista, quando as filosofias produzidas tinham uma confiança irrestrita na luz 
da razão, considerada como a faculdade capaz de explicar a experiência humana. 
Sobre o iluminismo, podemos afirmar corretamente: 
a. 
Uma característica iluminista é a compreensão da natureza como o campo da 
necessidade, das leis fixas; e da cultura como o campo propriamente humano, 
lugar da liberdade e da autoconstrução. 
b. 
A razão é dependente da luz de Deus para atingir a verdade. Por mais que se 
valorize a razão, ela é incapaz de conhecer por si só qualquer conhecimento válido 
e seguro. 
c. 
A razão depende da fé para explicar a realidade do mundo em que o homem está 
inserido. 
d. 
No Iluminismo, a crença num progresso sem fim é consequência da valorização 
dos conhecimentos advindos da tradição religiosa medieval, responsável pelo 
desenvolvimento científico e filosófico percebido na modernidade. 
e. 
O Iluminismo tinha uma visão realista do homem, reconhecendo nele a 
necessidade de acreditar numa força superior que o ajudasse a encontrar a 
felicidade. Por isso a manutenção da religião no projeto da modernidade. 
Feedback 
A resposta correta é: Uma característica iluminista é a compreensão da natureza 
como o campo da necessidade, das leis fixas; e da cultura como o campo 
propriamente humano, lugar da liberdade e da autoconstrução.

Mais conteúdos dessa disciplina