Buscar

RELATORIO DA PALESTRA - A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA ANATOMIA PALPATÓRIA PARA O FISIOTERAPEUTA

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DA ANATOMIA PALPATÓRIA PARA O FISIOTERAPEUTA
		
A palestra foi ministrada pelo Dr. Arnaud Abreu, que tratou sobre a importância do conhecimento da anatomia palpatória para o fisioterapeuta. Tal tema se mostra extremamente pertinente e essencial, para decidir um tratamento efetivo é necessário explorar todas as informações que puderem ser reunidas na palpação, e oferece um ponto de vista diferente. Sendo, portanto, essencial.
O Dr. Arnaud adentrou no tema comentado e fazendo os palestrantes a pensar sobre o porque saber da posição anatômica, planos e eixos, explicando de forma clara e objetiva o seu conceito que é fundamental para possibilitar ao fisioterapeuta como o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como a morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas. Esse conhecimento é indispensável à atuação profissional.
Em sequência, Dr. Arnaud nos passa um pouco sobre os processos da avaliação do paciente, ressaltando o porquê realizar uma boa anamnese e um completo exame físico torna-se possível aumentar o elo de confiança entre profissional de saúde e cliente, coletar dados indispensáveis para o seu tratamento, identificar sinais e sintomas.
Finalizando a palestra Dr. Arnaud relembra que a anatomia palpatória, consiste nas habilidades utilizadas para identificar, se tem edema, se de dor em determinada região, palpação da pele, músculos e todas as estruturas que envolvem a biomecânica, de fundamental importância para todos os profissionais da saúde e principalmente para o fisioterapeuta, seu conhecimento que é utilizado para examinar, diagnosticar e tratar o paciente.

Continue navegando