Buscar

GF Luciano Moraes II VD5

Prévia do material em texto

Gestão das Finanças
Prof. Luciano César de Moraes
Unidade II
VD5
			
Um sistema de custos tem por objetivo a determinação e análise dos dados necessários para uma decisão segura e fundamentada.
O controle é de importância fundamental para qualquer negócio. Atribuir um preço de venda que não seja suficiente para cobrir os custos envolvidos na produção acarretará prejuízo para a empresa. 
	Custos
2
GASTOS
Sacrifício financeiro com que a entidade arca para obtenção de um produto ou serviço qualquer, sendo representado por entrega ou promessa de entrega de ativos.
INVESTIMENTOS
Todos os sacrifícios pela aquisição de bens ou serviços que são “estocados” nos ativos da empresa para baixa ou amortização de sua venda, de seu consumo, de seu desaparecimento ou de sua desvalorização são especificamente chamados de investimentos.
	Terminologias contábeis
3
CUSTO
O custo é também um gasto, só que reconhecido como tal, isto é, como custos no momento da utilização dos fatores de produção para a fabricação de um produto ou execução de um serviço.
DESPESA
Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
PERDA
Bem ou serviço consumido de forma anormal ou involuntária.
Terminologias contábeis
4
CUSTO DE PRODUÇÃO ACABADA
É a soma dos custos contidos na produção acabada no período. Pode conter custos de produção também de períodos anteriores existentes em unidades que só foram completadas no presente período.
CUSTOS DOS PRODUTOS VENDIDOS
É a soma dos custos incorridos na fabricação dos bens que só agora estão sendo vendidos. Pode conter custos de produção de diversos períodos, caso os itens vendidos tenham sido produzidos em épocas diferentes.
			Terminologias contábeis
5
CUSTOS DIRETOS
Alguns custos podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastando haver uma medida de consumo (embalagens utilizadas, horas de mão de obra utilizada e até energia consumida). São os custos diretos com relação ao produto.
CUSTOS INDIRETOS
Os custos indiretos não oferecem condição de medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e, muitas vezes, arbitrária.
Classificação dos custos em diretos e indiretos
6
CUSTOS VARIÁVEIS
O valor dos materiais diretos por mês depende diretamente do volume de produção. Quanto maior a quantidade fabricada, maior o seu consumo. O valor do custo com tais materiais varia de acordo com o volume de produção, logo, materiais diretos são custos variáveis.
CUSTOS FIXOS
Os custos fixos são aqueles que independentemente de aumento ou diminuição no volume de produtos, não terão seus valores alterados.
Classificação dos custos em variáveis e fixos
7
Todos os custos indiretos só podem ser apropriados, por sua própria definição, de forma indireta aos produtos, isto é, mediante estimativas, critérios de rateio. 
Todas essas formas de distribuição contêm, em menor ou maior grau, certo subjetivismo; portanto, a arbitrariedade sempre vai existir nessas alocações. 
Às vezes ela existirá em nível bastante aceitável, e em outras oportunidades só a aceitamos por não haver alternativas melhores.
Critérios de rateio
8
ATÉ A PRÓXIMA!

Continue navegando