Buscar

MARIANA TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO NA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM NOS SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA NEONATAL
Mariana de Fatima Barbosa de Alencar¹; Thalita Monteiro da Silva2; Enfermeira3
1 Centro Universitário UNINOVAFAPI, Teresina, Piauí;
2 Centro Universitário UNINOVAFAPI, Teresina, Piauí;
3Enfermeira, (titulação, localidade)
E-mail do apresentador:
INTRODUÇÃO: Atualmente a humanização e o acolhimento tentam driblar as dificuldades enfrentadas no serviço, as políticas públicas buscam propor mudanças absolutas nos atendimentos a humanização da assistência em saúde, que requer uma atenção voltada aos aspectos negativos no atendimento prestado. Esse agravo está relacionado, o ritmo frenético de trabalho, a sobrecarga física e emocional e a busca incessante pela a manutenção de vida. O termo assistencial humanizado direcionada ao acolhimento no âmbito emergencial neonatal sempre será questionada. OBJETIVO: Analisar, por meio de uma revisão de literatura a assistência humanizada e o acolhimento dos profissionais nos serviços de emergência neonatal. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão da literatura, com buscas realizadas nas bases de dados LILACS, BIREME E SCIELO, utilizando-se os descritores: Acolhimento, Humanização, Assistência de Enfermagem, Urgência. Foram incluídos estudos que relatassem a humanização e o acolhimento na assistência nos serviços de emergência neonatal, sendo estes publicados entre os anos de 2015 a 2019, no idioma português. Ao finalizar as pesquisas em cada base, excluíram-se os trabalhos que não atendessem aos critérios de inclusão e que fossem repetidos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Deve-se perceber que o vínculo assistencial de Enfermagem se faz necessária por permanecer com paciente por um período maior. As atribuições da equipe de Enfermagem devem ser bem distribuídas e desempenhadas, por meio de protocolos assistencial presentes nos serviços de emergência. O processo de humanização e acolhimento surgem para que se possa repensar as práticas de cuidado cotidiano, para isso, não é suficiente os insumos tecnológicos, se o cuidado não estiver voltado para a necessidade dos usuários, que por ventura fortalece a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo. O papel fundamental na implantação da assistência humanizada direta predispõe na troca de informação, uma sincronia, já que as crianças no período neonatal apresentam perigo maior na eminente de vida. CONCLUSÃO: Conclui-se, que a partir da análise da literatura voltada para a temática, os Enfermeiros necessitam de habilidade de escuta qualificada norteada a humanização e o acolhimento, um dos pilares essências do princípio da integralidade. A enfermagem é primordial ao um olhar cuidadoso com relação aos cuidados em saúde neonatal e de tomada de decisões rápidas e embasada em seus protocolos.
Descritores: acolhimento; Humanização; assistência de enfermagem; Emergência
PRUDÊNCIO, Celine Pinheiro Gordo et al. Percepção de enfermeira (o) s sobre acolhimento com classificação de risco no serviço de pronto atendimento. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 30, n. 2, 2016
SILVA, Ana Gabriella Alexandre Souza da. et al. Humanização Da Assistência De Enfermagem Na Unidade de Terapia Intensiva. Revista Rede de Cuidados em Saúde, v. 11, n. 1, Campina Grande, 2017.
DE SANTANA,LARISSA MARCELA.[graduação]monografia]A cura através da cor: uma análise do uso da cor nas enfermarias dos hospitais da região metropolitana do Recife. Portal de Trabalhos Acadêmicos,v.1,n.2,2019.

Continue navegando