Buscar

Potencial de Ação e Eletrocardiograma do Coração

Prévia do material em texto

CORAÇÃO:POTENCIAL DE AÇÃO,ELETROCARDIOGRAMA E OS TIPOS DE FREQUÊNCIA CARDÍACA
Daniele Maria Rodrigues da Silva
Matrícula:01245863
Curso:Enfermagem 
Nosso coração possui três tipos de células:célula muscular,célula de condução e célula marca passo,onde ocorre o impulso elétrico pela membrana de cada célula, já o potencial de ação do ciclo cardíaco acontece através da repolarização e a despolarização.
Os canais iônicos são de extrema importância para a célula muscular do coração pois os mesmos possuem canais iônicos,os quais possuem voltagem- dependente onde em repouso é de 90mv
A fase de despolarização é denominada de fase 0 (zero) ,por possuir entrada rápida de Íons de sódio, ocasionando potencial elétrico da célula para 90mv para mais 20 mv.
A fase de repolarização acontece na fase 1(um),pois é onde acontece a saída de íons de potássio,já na fase 2(dois) é onde há saída potássio e entrada de íons de cálcio e na fase 3(três) há somente saída de potássio.
Tabela 1. resumo das fases de potencial de ação do miocárdio.
O eletrocardiograma é um exame inicial simples,rápido e indolor para avaliar a saúde cardiovascular e detectar anormalidades cardíacas ,serve para avaliar as atividades elétricas do coração através de eletrodos fixados na pele,podendo diagnosticar várias doenças cardíacas tipo:aumento de cavidades cardíacas,infarto do miocárdio,problemas na válvula do coração,doenças genéticas entre outras.
A bradicardia acontece pelo ritmo do lento coração ou seja abaixo de 40 bpm em um adulto que se encontra em repouso.Já a taquicardia acontece pelo ritmo acelerado do coração,no caso de acima de 100bpm em um adulto.No entanto a arritmia é uma alteração que ocorre na formação do impulso elétrico gerando várias modificações no ritmo cardíaco.
Referências:
https://www.sanarmed.com/potencial-de-acao-das-fibras-cardiacas
http://angomed.com/electrofisiologia-basica/
https://altadiagnosticos.com.br/saude/eletrocardiograma
https://telemedicinamorsch.com.br/blog/bradicardia-e-taquicardia

Continue navegando