Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A tecnologia vem transformando todos os âmbitos sociais, inclusive, o educacional. Para acompanhar a Geração Z, aqueles que já nasceram imersos nos benefícios e desafios advindos da tecnologia, a educação tem tido que se moldar e se adequar para acompanhar o desenvolvimento desses nativos digitais. E é nesse viés que as metodologias ativas têm ganhado espaço na educação brasileira.
Marque a alternativa que não representa um dos aspectos das Metodologias ativas:
1. Trabalho em equipe.
2. Inovação.
3. Autonomia.
4. Reflexão.
5. Aprendizagem passiva.

Nos últimos tempos, falar em atendimento humanizado se tornou, para algumas pessoas, uma espécie de clichê na área da saúde. Porém, ao contrário do que parece, muito se fala e pouco se pratica. Foi justamente pensando nas melhorias do processo de trabalho que foi criado pelo Ministério de Saúde, no ano 2000, o Projeto de Humanização Hospitalar. O intuito é promover uma nova cultura de atendimento que apoie a melhoria na qualidade e eficiência dos serviços prestados.
Sobre esse tema analise as proposições a seguir:
I. Humanizar a atenção e a gestão em saúde contribui para a qualificação dos serviços da instituição de saúde, por meio da valorização dos profissionais e das equipes de trabalho e da descentralização da gestão.
II. A humanização é uma política que se aplica, também, às instituições privadas, cujo diferencial são as tecnologias duras, para a promoção do aumento da rentabilidade e da lucratividade.
III. As equipes de saúde que realizam o atendimento aos pacientes devem entender que lidam com pessoas com interesses e desejos que devem ser respeitados, a fim de construírem uma nova forma de convivência, com foco na qualidade dos serviços.
1. I e III, apenas.
2. II, apenas.
3. I e II, apenas.
4. I, II e III.
5. III, apenas.

O sistema nacional de saúde deve estar inteiramente integrado no processo de desenvolvimento social e econômico do país, processo este do qual saúde é causa e consequência. Na Constituição Federal do Brasil de 1988, artigo 196, diz que: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.
Os cuidados primários de saúde, adaptados às condições econômicas, socioculturais e políticas de uma região deveriam incluir:
( ) Educação em saúde
( ) Nutrição adequada
( ) Planejamento familiar
( ) Prevenção e controle de doenças endêmicas
( ) Provisão de medicamentos essenciais
1. V V V V V.
2. V V F V F.
3. F F F F F.
4. V F V F V.
5. V F F V V.

É sabido que toda ação humana modifica o meio ambiente, sem exceção. Também entendemos que, sem o meio ambiente, o homem não pode viver. Essa interação sustentável é importante para que os dois componentes, homem e natureza, possam conviver em harmonia, sem prejuízos para nenhum dos dois.
Por meio da Educação em saúde, a sustentabilidade pode ser trabalhada com base em práticas que envolvam:
1. A conscientização sobre aspectos ecológicos, a nível individual, familiar e comunitário.
2. Tópicos que tratem da sustentabilidade na comunidade
3. Informações sobre o descarte de medicamentos vencidos no lixo comum e no vaso sanitário.
4. Orientações sobre o descarte correto do lixo.
5. Orientações sobre o uso racional dos recursos naturais, como água, energia e alimentos.

Sistemas Universais de Saúde são frutos dos contextos políticos, sociais e econômicos que os originam. Políticas públicas foram e ainda são os instrumentos de tradução e formalização dos anseios das sociedades que optaram e enveredaram pela consolidação dos princípios de bem-estar social traduzidos pelas garantias de proteção social, entre elas, o direito à saúde.
Dentre os elementos que constituem a qualidade de vida e a manutenção da saúde há a prática regular de exercícios físicos. São benefícios dessa prática, exceto:
1. Boa aparência.
2. Prevenção e/ou controle de doenças cardiovasculares.
3. Manutenção da força muscular e flexibilidade.
4. Tratamento de problemas posturais.
5. Surgimento de problemas articulares como artrite e artrose.

Outra ação estratégica do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) é a coordenação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), articulando compromissos entre órgãos do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, Ministério da Educação, entidades de profissionais e de ensino das profissões da área da Saúde, entidades estudantis e movimentos e práticas de educação popular em saúde.
Pode-se dizer que a Educação permanente propõe:
1. um método de ensino focado na fragmentação disciplinar em que cada especialista repassa o conhecimento da sua expertise.
2. um processo para incorporar o ensino e a aprendizagem ao contexto real em que a prática acontece.
3. um método de ensino que se baseia no ensino tradicional em que o professor é o único detentor do conhecimento e o aluno absorve tal conhecimento de forma passiva.
4. uma maneira de organização dos cursos para que sejam periódicos e realizados por categoria profissional, adequando cada curso ao nível de conhecimento.
5. uma estratégia de ensino baseado no modelo escolar de transmissão e atualização do conhecimento.

O conceito de saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural. Ou seja: saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá da época, do lugar, da classe social. Dependerá de valores individuais, dependerá de concepções científicas, religiosas, filosóficas.
De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), a saúde é definida como “Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença e de enfermidade." Ao longo dos anos, esse conceito foi expandido assim como as estratégicas para a prática das ações em saúde. Analise as alternativas abaixo e marque a alternativa incorreta quanto a essas práticas.
1. A comunidade deve participar ativamente na implantação e na atuação do sistema de saúde.
2. O custo dos serviços deve ser compatível com a situação econômica da região e do país.
3. As ações de saúde devem ser práticas, exequíveis e socialmente aceitáveis.
4. Devem estar ao alcance de todos, pessoas e famílias - portanto, disponíveis em locais acessíveis à comunidade.
5. Não é responsabilidade governamental atuar na provisão da saúde, nem que a comunidade participe do planejamento e implementação dos cuidados à saúde.

A criação da Organização das Nações Unidas trouxe um avanço na mudança de paradigmas na saúde e no entendimento da saúde como um direito universal. Segundo Lafer (1995), a influência da guerra e todos os horrores por ela causados foram fundamentais na busca da paz entre as nações e na criação de um documento: a Carta de Direitos Humanos. Essa carta traz uma série de intenções e conceitos que visam:
Está (ão) correta (s):
I – Reconhecer o direito à vida e à saúde.
II – O reconhecimento da condição social, econômica e da estabilidade.
III – Reconhecer a paz e o ambiente como promotores da saúde das populações.
1. Somente I e II.
2. Somente II e III.
3. Todas as alternativas.
4. Somente I.
5. Somente I e III.

Determinantes sociais da saúde são as condições econômicas e sociais que afetam a saúde. Virtualmente todas as doenças mais comuns são primariamente determinadas por uma série de fatores socioeconômicos que aumentam ou diminuem o risco de contrair tal doença, em particular, doença cardiovascular e diabetes tipo II.
Qual das características a seguir não está de acordo com o Modelo de Dahlgren e Whitehead?
1. Condições de vida e de trabalho (Determinantes intermediários).
2. Características individuais (Determinantes proximais).
3. Comportamento e estilo de vida.
4. Disponibilidade de alimentos, acesso a ambientes saudáveis e serviços essenciais (Macrodeterminantes).
5. Condições socioeconômicas, culturais e ambientais da sociedade.

O SUS é financiado com os impostos do cidadão – ou seja, com recursos próprios da União, Estados e Municípios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. De acordo com a Constituição Federal, os municípios são obrigados a destinar 15% do que arrecadam em ações de saúde. Para os governos estaduais, esse percentual é de 12%. Já o Governo Federal tem um cálculo um pouco mais complexo: tem que contabilizar o que foi gasto no ano anterior, mais a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB). Então essa variação é somada ao que se gastou no ano anterior para se definir qual o valor da aplicação mínima naquele ano.
Sobre os princípios do SUS, analise as proposições a seguir:
I - Universalidade significa que o acesso à ações e serviços de saúde devem ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, renda, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
II – Integralidade significa tratar de acordo com a necessidade, ou seja, onde a carência for maior. Para isso, a rede de serviços deve estar atenta às necessidades da população a ser atendida. A equidade é um princípio da justiça social.
III – Equidade faz a Integração entre as ações de saúde: promoção, proteção e recuperação.
1. Apenas II e III.
2. Apenas I.
3. Apenas I e II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A tecnologia vem transformando todos os âmbitos sociais, inclusive, o educacional. Para acompanhar a Geração Z, aqueles que já nasceram imersos nos benefícios e desafios advindos da tecnologia, a educação tem tido que se moldar e se adequar para acompanhar o desenvolvimento desses nativos digitais. E é nesse viés que as metodologias ativas têm ganhado espaço na educação brasileira.
Marque a alternativa que não representa um dos aspectos das Metodologias ativas:
1. Trabalho em equipe.
2. Inovação.
3. Autonomia.
4. Reflexão.
5. Aprendizagem passiva.

Nos últimos tempos, falar em atendimento humanizado se tornou, para algumas pessoas, uma espécie de clichê na área da saúde. Porém, ao contrário do que parece, muito se fala e pouco se pratica. Foi justamente pensando nas melhorias do processo de trabalho que foi criado pelo Ministério de Saúde, no ano 2000, o Projeto de Humanização Hospitalar. O intuito é promover uma nova cultura de atendimento que apoie a melhoria na qualidade e eficiência dos serviços prestados.
Sobre esse tema analise as proposições a seguir:
I. Humanizar a atenção e a gestão em saúde contribui para a qualificação dos serviços da instituição de saúde, por meio da valorização dos profissionais e das equipes de trabalho e da descentralização da gestão.
II. A humanização é uma política que se aplica, também, às instituições privadas, cujo diferencial são as tecnologias duras, para a promoção do aumento da rentabilidade e da lucratividade.
III. As equipes de saúde que realizam o atendimento aos pacientes devem entender que lidam com pessoas com interesses e desejos que devem ser respeitados, a fim de construírem uma nova forma de convivência, com foco na qualidade dos serviços.
1. I e III, apenas.
2. II, apenas.
3. I e II, apenas.
4. I, II e III.
5. III, apenas.

O sistema nacional de saúde deve estar inteiramente integrado no processo de desenvolvimento social e econômico do país, processo este do qual saúde é causa e consequência. Na Constituição Federal do Brasil de 1988, artigo 196, diz que: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.
Os cuidados primários de saúde, adaptados às condições econômicas, socioculturais e políticas de uma região deveriam incluir:
( ) Educação em saúde
( ) Nutrição adequada
( ) Planejamento familiar
( ) Prevenção e controle de doenças endêmicas
( ) Provisão de medicamentos essenciais
1. V V V V V.
2. V V F V F.
3. F F F F F.
4. V F V F V.
5. V F F V V.

É sabido que toda ação humana modifica o meio ambiente, sem exceção. Também entendemos que, sem o meio ambiente, o homem não pode viver. Essa interação sustentável é importante para que os dois componentes, homem e natureza, possam conviver em harmonia, sem prejuízos para nenhum dos dois.
Por meio da Educação em saúde, a sustentabilidade pode ser trabalhada com base em práticas que envolvam:
1. A conscientização sobre aspectos ecológicos, a nível individual, familiar e comunitário.
2. Tópicos que tratem da sustentabilidade na comunidade
3. Informações sobre o descarte de medicamentos vencidos no lixo comum e no vaso sanitário.
4. Orientações sobre o descarte correto do lixo.
5. Orientações sobre o uso racional dos recursos naturais, como água, energia e alimentos.

Sistemas Universais de Saúde são frutos dos contextos políticos, sociais e econômicos que os originam. Políticas públicas foram e ainda são os instrumentos de tradução e formalização dos anseios das sociedades que optaram e enveredaram pela consolidação dos princípios de bem-estar social traduzidos pelas garantias de proteção social, entre elas, o direito à saúde.
Dentre os elementos que constituem a qualidade de vida e a manutenção da saúde há a prática regular de exercícios físicos. São benefícios dessa prática, exceto:
1. Boa aparência.
2. Prevenção e/ou controle de doenças cardiovasculares.
3. Manutenção da força muscular e flexibilidade.
4. Tratamento de problemas posturais.
5. Surgimento de problemas articulares como artrite e artrose.

Outra ação estratégica do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) é a coordenação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), articulando compromissos entre órgãos do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, Ministério da Educação, entidades de profissionais e de ensino das profissões da área da Saúde, entidades estudantis e movimentos e práticas de educação popular em saúde.
Pode-se dizer que a Educação permanente propõe:
1. um método de ensino focado na fragmentação disciplinar em que cada especialista repassa o conhecimento da sua expertise.
2. um processo para incorporar o ensino e a aprendizagem ao contexto real em que a prática acontece.
3. um método de ensino que se baseia no ensino tradicional em que o professor é o único detentor do conhecimento e o aluno absorve tal conhecimento de forma passiva.
4. uma maneira de organização dos cursos para que sejam periódicos e realizados por categoria profissional, adequando cada curso ao nível de conhecimento.
5. uma estratégia de ensino baseado no modelo escolar de transmissão e atualização do conhecimento.

O conceito de saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural. Ou seja: saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá da época, do lugar, da classe social. Dependerá de valores individuais, dependerá de concepções científicas, religiosas, filosóficas.
De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), a saúde é definida como “Estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença e de enfermidade." Ao longo dos anos, esse conceito foi expandido assim como as estratégicas para a prática das ações em saúde. Analise as alternativas abaixo e marque a alternativa incorreta quanto a essas práticas.
1. A comunidade deve participar ativamente na implantação e na atuação do sistema de saúde.
2. O custo dos serviços deve ser compatível com a situação econômica da região e do país.
3. As ações de saúde devem ser práticas, exequíveis e socialmente aceitáveis.
4. Devem estar ao alcance de todos, pessoas e famílias - portanto, disponíveis em locais acessíveis à comunidade.
5. Não é responsabilidade governamental atuar na provisão da saúde, nem que a comunidade participe do planejamento e implementação dos cuidados à saúde.

A criação da Organização das Nações Unidas trouxe um avanço na mudança de paradigmas na saúde e no entendimento da saúde como um direito universal. Segundo Lafer (1995), a influência da guerra e todos os horrores por ela causados foram fundamentais na busca da paz entre as nações e na criação de um documento: a Carta de Direitos Humanos. Essa carta traz uma série de intenções e conceitos que visam:
Está (ão) correta (s):
I – Reconhecer o direito à vida e à saúde.
II – O reconhecimento da condição social, econômica e da estabilidade.
III – Reconhecer a paz e o ambiente como promotores da saúde das populações.
1. Somente I e II.
2. Somente II e III.
3. Todas as alternativas.
4. Somente I.
5. Somente I e III.

Determinantes sociais da saúde são as condições econômicas e sociais que afetam a saúde. Virtualmente todas as doenças mais comuns são primariamente determinadas por uma série de fatores socioeconômicos que aumentam ou diminuem o risco de contrair tal doença, em particular, doença cardiovascular e diabetes tipo II.
Qual das características a seguir não está de acordo com o Modelo de Dahlgren e Whitehead?
1. Condições de vida e de trabalho (Determinantes intermediários).
2. Características individuais (Determinantes proximais).
3. Comportamento e estilo de vida.
4. Disponibilidade de alimentos, acesso a ambientes saudáveis e serviços essenciais (Macrodeterminantes).
5. Condições socioeconômicas, culturais e ambientais da sociedade.

O SUS é financiado com os impostos do cidadão – ou seja, com recursos próprios da União, Estados e Municípios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. De acordo com a Constituição Federal, os municípios são obrigados a destinar 15% do que arrecadam em ações de saúde. Para os governos estaduais, esse percentual é de 12%. Já o Governo Federal tem um cálculo um pouco mais complexo: tem que contabilizar o que foi gasto no ano anterior, mais a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB). Então essa variação é somada ao que se gastou no ano anterior para se definir qual o valor da aplicação mínima naquele ano.
Sobre os princípios do SUS, analise as proposições a seguir:
I - Universalidade significa que o acesso à ações e serviços de saúde devem ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, renda, ocupação, ou outras características sociais ou pessoais.
II – Integralidade significa tratar de acordo com a necessidade, ou seja, onde a carência for maior. Para isso, a rede de serviços deve estar atenta às necessidades da população a ser atendida. A equidade é um princípio da justiça social.
III – Equidade faz a Integração entre as ações de saúde: promoção, proteção e recuperação.
1. Apenas II e III.
2. Apenas I.
3. Apenas I e II.

Prévia do material em texto

DOL - 101024 . 5 - Educação em Saúde – 20222 
 
AV2 
Nota final--- 
1/10 
Tentativa 2 Enviado em: 30/11/22 21:43 (BRT) 
1/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
0/1 
A tecnologia vem transformando todos os âmbitos sociais, inclusive, o educacional. Para 
acompanhar a Geração Z, aqueles que já nasceram imersos nos benefícios e desafios 
advindos da tecnologia, a educação tem tido que se moldar e se adequar para 
acompanhar o desenvolvimento desses nativos digitais. E é nesse viés que as 
metodologias ativas têm ganhado espaço na educação brasileira. Marque a alternativa 
que não representa um dos aspectos das Metodologias ativas: 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
Trabalho em equipe. 
2. 
Reflexão. 
3. 
Inovação. 
4. 
Aprendizagem passiva. 
Resposta correta 
5. 
Autonomia. 
2. Pergunta 2 
0/1 
Nos últimos tempos, falar em atendimento humanizado se tornou, para algumas 
pessoas, uma espécie de clichê na área da saúde. Porém, ao contrário do que parece, 
muito se fala e pouco se pratica. Foi justamente pensando nas melhorias do processo de 
trabalho que foi criado pelo Ministério de Saúde, no ano 2000, o Projeto de Humanização 
Hospitalar. O intuito é promover uma nova cultura de atendimento que apoie a melhoria 
na qualidade e eficiência dos serviços prestados. 
Sobre esse tema analise as proposições a seguir: 
I. Humanizar a atenção e a gestão em saúde contribui para a qualificação dos serviços 
da instituição de saúde, por meio da valorização dos profissionais e das equipes de 
trabalho e da descentralização da gestão. 
II. A humanização é uma política que se aplica, também, às instituições privadas, cujo 
diferencial são as tecnologias duras, para a promoção do aumento da rentabilidade e da 
lucratividade. 
III. As equipes de saúde que realizam o atendimento aos pacientes devem entender que 
lidam com pessoas com interesses e desejos que devem ser respeitados, a fim de 
construírem uma nova forma de convivência, com foco na qualidade dos serviços. 
Está (ão) correta (as): 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III, apenas. 
Resposta correta 
2. 
II, apenas. 
 
3. Incorreta: 
I e II, apenas. 
4. 
I, II e III. 
5. 
III, apenas. 
3. Pergunta 3 
0/1 
O sistema nacional de saúde deve estar inteiramente integrado no processo de 
desenvolvimento social e econômico do país, processo este do qual saúde é causa e 
consequência. Na Constituição Federal do Brasil de 1988, artigo 196, diz que: “A saúde 
é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas 
que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e 
igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”. Os cuidados 
primários de saúde, adaptados às condições econômicas, socioculturais e políticas de 
uma região deveriam incluir: 
( ) Educação em saúde 
( ) Nutrição adequada 
( ) Planejamento familiar 
( ) Prevenção e controle de doenças endêmicas 
( ) Provisão de medicamentos essenciais 
Analise os itens acima e marque verdadeiro (V) ou falso (F) de acordo com seus 
conhecimentos. A alternativa que descreve corretamente as respostas, de cima para 
baixo, é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F F F F F. 
2. Incorreta: 
V V F V F. 
3. 
V F F V V. 
4. 
V F V F V. 
5. 
V V V V V. 
 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
0/1 
É sabido que toda ação humana modifica o meio ambiente, sem exceção. Também 
entendemos que, sem o meio ambiente, o homem não pode viver. Essa interação 
sustentável é importante para que os dois componentes, homem e natureza, possam 
conviver em harmonia, sem prejuízos para nenhum dos dois. Por meio da Educação em 
saúde, a sustentabilidade pode ser trabalhada com base em práticas que envolvam: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A conscientização sobre aspectos ecológicos, a nível individual, familiar e 
comunitário. 
2. 
Tópicos que tratem da sustentabilidade na comunidade 
3. 
Informações sobre o descarte de medicamentos vencidos no lixo comum 
e no vaso sanitário. 
Resposta correta 
4. 
Orientações sobre o descarte correto do lixo. 
5. Incorreta: 
Orientações sobre o uso racional dos recursos naturais, como água, 
energia e alimentos. 
5. Pergunta 5 
0/1 
Sistemas Universais de Saúde são frutos dos contextos políticos, sociais e econômicos 
que os originam. Políticas públicas foram e ainda são os instrumentos de tradução e 
formalização dos anseios das sociedades que optaram e enveredaram pela consolidação 
dos princípios de bem-estar social traduzidos pelas garantias de proteção social, entre 
elas, o direito à saúde. Dentre os elementos que constituem a qualidade de vida e a 
manutenção da saúde há a prática regular de exercícios físicos. São benefícios dessa 
prática, exceto: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Boa aparência. 
2. 
Prevenção e/ou controle de doenças cardiovasculares. 
3. Incorreta: 
Manutenção da força muscular e flexibilidade. 
 
4. 
Tratamento de problemas posturais. 
5. 
Surgimento de problemas articulares como artrite e artrose. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
0/1 
Outra ação estratégica do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) é a 
coordenação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), 
articulando compromissos entre órgãos do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de 
Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Conselho Nacional de 
Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Secretarias Estaduais e Municipais de 
Saúde, Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde, Ministério da Educação, entidades 
de profissionais e de ensino das profissões da área da Saúde, entidades estudantis e 
movimentos e práticas de educação popular em saúde. Pode-se dizer que a Educação 
permanente propõe: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
um método de ensino focado na fragmentação disciplinar em que cada 
especialista repassa o conhecimento da sua expertise. 
2. 
um processo para incorporar o ensino e a aprendizagem ao contexto real 
em que a prática acontece. 
Resposta correta 
3. 
um método de ensino que se baseia no ensino tradicional em que o 
professor é o único detentor do conhecimento e o aluno absorve tal 
conhecimento de forma passiva. 
4. 
uma maneira de organização dos cursos para que sejam periódicos e 
realizados por categoria profissional, adequando cada curso ao nível de 
conhecimento. 
5. Incorreta: 
uma estratégia de ensino baseado no modelo escolar de transmissão e 
atualização do conhecimento. 
7. Pergunta 7 
0/1 
O conceito de saúde reflete a conjuntura social, econômica, política e cultural. Ou seja: 
saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá da época, do 
lugar, da classe social. Dependerá de valores individuais, dependerá de concepções 
científicas, religiosas, filosóficas. De acordo com a Organização Mundial de saúde 
(OMS), a saúde é definida como “Estado de completo bem-estar físico, mental e social e 
não meramente a ausência de doença e de enfermidade." Ao longo dos anos, esse 
conceito foi expandido assim como as estratégicas para a prática das ações em saúde. 
Analise as alternativas abaixo e marque a alternativa incorreta quanto a essas práticas. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A comunidade deve participar ativamente na implantação e na atuação 
do sistema de saúde. 
2. 
Não é responsabilidade governamental atuar na provisão da saúde, nem 
que a comunidade participe do planejamento e implementação dos 
cuidados à saúde. 
Resposta correta 
3. 
O custo dos serviços deve ser compatível com a situação econômica da 
região e do país. 
4. 
As ações de saúde devem ser práticas, exequíveis e socialmente 
aceitáveis. 
5. Incorreta: 
Devem estar ao alcance de todos, pessoas e famílias - portanto, 
disponíveis em locais acessíveis à comunidade. 
8. Pergunta 8 
0/1 
A criação da Organização das Nações Unidas trouxe um avanço na mudança de 
paradigmas nasaúde e no entendimento da saúde como um direito universal. Segundo 
Lafer (1995), a influência da guerra e todos os horrores por ela causados foram 
fundamentais na busca da paz entre as nações e na criação de um documento: a Carta 
de Direitos Humanos. Essa carta traz uma série de intenções e conceitos que visam: 
I – Reconhecer o direito à vida e à saúde. 
II – O reconhecimento da condição social, econômica e da estabilidade. 
III – Reconhecer a paz e o ambiente como promotores da saúde das populações. 
Está (ão) correta (s): 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
Somente I e II. 
2. 
Somente II e III. 
3. 
Todas as alternativas. 
Resposta correta 
4. 
Somente I. 
5. 
Somente I e III. 
9. Pergunta 9 
0/1 
Determinantes sociais da saúde são as condições econômicas e sociais que afetam a 
saúde. Virtualmente todas as doenças mais comuns são primariamente determinadas 
por uma série de fatores socioeconômicos que aumentam ou diminuem o risco de 
contrair tal doença, em particular, doença cardiovascular e diabetes tipo II. Qual das 
características a seguir não está de acordo com o Modelo de Dahlgren e Whitehead? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Condições de vida e de trabalho (Determinantes intermediários). 
2. 
Características individuais (Determinantes proximais). 
3. 
Comportamento e estilo de vida. 
4. 
Disponibilidade de alimentos, acesso a ambientes saudáveis e serviços 
essenciais (Macrodeterminantes). 
Resposta correta 
5. Incorreta: 
Condições socioeconômicas, culturais e ambientais da sociedade. 
10. Pergunta 10 
1/1 
“O SUS é financiado com os impostos do cidadão – ou seja, com recursos próprios da 
União, Estados e Municípios e de outras fontes suplementares de financiamento, todos 
devidamente contemplados no orçamento da seguridade social. De acordo com a 
Constituição Federal, os municípios são obrigados a destinar 15% do que arrecadam em 
ações de saúde. Para os governos estaduais, esse percentual é de 12%. Já o Governo 
Federal tem um cálculo um pouco mais complexo: tem que contabilizar o que foi gasto 
no ano anterior, mais a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB). Então essa 
variação é somada ao que se gastou no ano anterior para se definir qual o valor da 
aplicação mínima naquele ano” (Fonte: https://www.saude.mg.gov.br/sus). Sobre os 
princípios do SUS, analise as proposições a seguir: 
I - Universalidade significa que o acesso à ações e serviços de saúde devem ser garantido 
a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, renda, ocupação, ou outras 
características sociais ou pessoais 
II – Integralidade significa tratar de acordo com a necessidade, ou seja, onde a carência 
for maior. Para isso, a rede de serviços deve estar atenta às necessidades da população 
a ser atendida. A equidade é um princípio da justiça social. 
III – Equidade faz a Integração entre as ações de saúde: promoção, proteção e 
recuperação. 
Está (ão) correta (as): 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas II e III. 
2. 
Apenas I. 
Resposta correta 
3. 
Apenas I e II. 
https://www.saude.mg.gov.br/sus)
4.

Mais conteúdos dessa disciplina