Buscar

Unidade I - O papel do Gestor Educacional e o Financiamento da Educação Pública

Prévia do material em texto

Nome Completo: Silvia Mara de Melo
	RGM:23018844
	 Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual
	Data: 06/10/2021
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Prática De Ensino Em Gestão Educacional
	 
O PNE possui 20 metas. Analise e cite duas metas do Plano e as comente, analisando se você acredita ser possível que se efetivem até o ano de 2024, prazo do PNE.
A sociedade Brasileira discute insistentemente sobre a educação, particularmente sobre a qualidade que é reivindicada pela população geral e poder público. Analisei as metas do Plano Nacional de Educação proposta nesta atividade de número um(1), foquei nas metas de número 4 (quatro) e 17 (dezessete), pelo fato de existir debilidades nas instituições de ensino para as mesmas sejam concretizadas em 20024, considerando que o enquadramento deve ser em menos de seis anos.
Meta 4: “Universalizar, para população de 4 (quatro) à 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas debilidades ou super dotação, o acesso à educação básica e ao atendimento na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas, ou serviços especializados, públicos ou conveniados”.
Considerando que a meta (4) quatro pretende diminuir as desigualdades a diversidade, a realidade que presenciamos é outra bem diferente, incluindo a capacitação dos docentes ou estrutura do espaço escolar. Neste meio tempo a família encara o dilema de a educação especial, pública ou privada não oferecerem o ensino adequado não desenvolvendo as capacidades cognitivas do aluno ou uma escola especializada em uma certa deficiência que não assegura a sua inclusão na sociedade fora do ambiente escolar.
Infelizmente nos deparamos com escolas com várias falhas em sua estrutura, não oferecendo elevadores ou rampas de entrada e incluindo falhas nas salas de aula para a acomodação dos alunos. Sobre outra perspectiva, com interesse e empenho, especialmente dos governantes, esta meta tem mais possibilidades de se concretizar até o ano de 2004.
Em relação a meta de número 17 (dezessete), deixa transparecer mais possibilidades de não ser concretizada, pela razão de que igualar o salário dos profissionais do magistério é muito complexo, desse modo a democracia, sobre tudo se raciocinarmos que nem todos os estados e municípios operam as leis educacionais com rigor, desse modo concluo que a meta 17 (dezessete), infelizmente está bem longe da realidade escolar, considerando o prazo para a concretização da mesma.
Meta 17: “Valorização os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, de forma a equipar seu rendimento médio dos (as) profissionais com escolaridade equivalente, até o final do 6° ano de vigência este PNE (2000)”.
 REFERENCIAS
http://diversa.org.br
https://gestrado.net.br 
http://pne.mec.gov.br
http://www.somospar.com.br
https://tecnoblog.net>educação

Continue navegando