Buscar

trabalho Antígeno

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ -
Joelma Mattos Da Silva Mariano número 2019082559231
 
 
 
 
 
 
 
 
 TRABALHO DE MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA 
 
 Professora: VIVEVA ANTONIA Giongo Galvão
Reconhecimento dos antígeno 
Anticorpos e Antígenos 
A resposta Imune mediada por anticorpos ( Ac) è chamada Resposta Imune Humoral ( RIH). OS anticorpos proteínas sintetizadas e secretadas pelos plasmócitos ( linfócitos B diferenciados). OS Ac são produzidos de forma específica contra o antígeno ( Ag) que estimulou sua produção e têm como função principal a neutralização e eliminação deste antígeno. Este processo de eliminação è feito de diversas formas , quais sejam: ativação do complemento, opsonização, neutralização de microorganismos e toxinas, etc. Os anticorpos também são chamados de imunoglobulinas( Ig) , e divididos em classes e subclasses. Por exemplo , IgG é uma classe , IgM é outra , e assim por diante. 
Há regiões na molécula de Ig que são extremamente variáveis ( regiões hipervariáveis É variáveis) e que dão a ela a característica específica contra o antígeno. Por exemplo , quando um antígeno X entra no organismo e é apresentado ao sistema imune, estimulando uma resposta imune humoral , as IgM produzidas contra o antígeno X terão a região variável da molécula específica para o X e irão combatê – lo. Se no organismo penetrar um antígeno Y, as IgM com região variável anti- X não irão atacar o antígeno Y e haverá a produção de IgM com região variável anti-Y.
A resposta Imune primária se desenvolve quando o indivíduo entra em contato com o antígeno pela primeira vez, havendo como resultado a produção de Ac ( pelos linfócitos B efetores ) e células B de memória. Quando o indivíduo entra em contato Pela segunda vez, a produção de anticorpos será muito mais rápida e eficiente, pois os anticorpos serão produzidos pelas células B de memória, então ativadas ( resposta imune secundária).
Células apresentadoras de antígenos 
Os três tipos principais de células apresentadoras de antígenos são células dendríticas, macrófagos e células B, embora outras células, que expressem moléculas de MHC classe 2 , ( e.g., células epiteliais do timo ) possam agir como células apresentadoras de antígenos em alguns casos. Células dendríticas, que são encontradas na pele e outros tecidos , ingerem antígeno por pinocitose e transportam antígenos para os Linfonodos e baço. Nos Linfonodos e baço elas são encontrados predominantemente nas áreas de células T. Células dendríticas são às células apresentadoras de antígenos mais eficientes e podem apresentar antígenos a células não iniciadas ( virgens) .Além disso, elas podem apresentar antígenos internalizados em associação com moléculas de MHC classe 1 ou classe 2 ( apresentação cruzada) , embora a via predominante para antígenos internalizados è a via de classe 2. O segundo tipo de célula apresentadora de antígeno é o macrófago. Essas células ingerem antígenos por fagocitose ou pinocitose. Macrófagos não são tão eficientes na apresentação de antígenos célula T não iniciadas mas eles são muito bons na ativação de células T de memória. O terceiro tipo de célula apresentadora de antígeno é a célula B. Essas células se ligam ao antígeno via sua Ig de superfície e ingere antígenos por pinocitose. Assim como macrófagos essas célula não são tão eficientes como às células dendríticas na apresentação de antígenos a célula T não iniciadas. Células B são muito eficientes na apresentação de antígenos a células T de memória, especialmente quando a concentração de antígeno é baixa devido às Ig de superfície nas células B se ligarem a antígenos com alta afinidade. 
Células CD5 + ( B1 ) 
Células CD5+ são às primeiras células B a aparecerem na ontogenia . Elas expressam IgM de superfície mas muito pouco ou nenhum IgD e elas produzem primariamente anticorpos IgM de genes da linhagem germinativa minimamente e somaticamentes mutados . Anticorpos Produzidos por essas células são de baixa afinidade e são frequentemente poli- reativos ( ligam múltiplos antígenos) . A maioria das IgM no soro è derivada da células B CD5+ . Células B CD5+ não produzem células de memória. Uma característica importante dessas células è que elas se auto- renovam , contrariamente às células B convencionais que precisam ser substituída na medula óssea. Células B CD5+ são encontradas em tecidos periféricos e são a célula B predominante na cavidade peritoneal. 
Células B1 são uma defesa importante contra muitos patógenos bacterianos que caracteristicamente têm polissacarídeos nas suas paredes celulares . A importância dessas células na imunidade è ilustrada pelo fato de que muitos indivíduos com defeitos em células T ainda são capazes de resistir à muitos patógenos bacterianos. 
Referências Bibliográficas 
Medical IMMUNOLOGY, 9 es Daniel P. Sites, Abba I, terr, Tristan G .Parslow
ABBAS, Anulando K, LICHTMAN, Andrew H, POBER, Jordan S. Imunologia celular e molecular. Tradução Raymundo Martagão Besteira. 6 reais. Rio de Janeiro: Revinter, 2008.
 
2

Continue navegando