Buscar

Atividade Contextualizada de Imaginologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada de Imaginologia
Biomedicina
	
De acordo com os estudos expostos em anexo na proposta desta atividade, assim como as fontes mencionadas abaixo, nota-se que os pesquisadores buscam minimizar os efeitos colaterais existentes na região da cabeça e pescoço, advindos do tratamento de radioterapia em pacientes com câncer, quando expostos à radiação, uma vez que, predispõe as glândulas salivares ao escopo e gravidade da toxicidade, quando em tratamento oncológico de quimioterapias e radiação. 
Após estudos foi “descoberto um novo conjunto de glândulas, enquanto procuravam células de câncer de próstata, usando uma combinação de tomografia computadorizada e tomografia por emissão de pósitrons chamada PSMA PET-CT.” O 177Lu-PSMA é um radioligante de partículas beta muito eficaz no tratamento de câncer de próstata, porém os pacientes apresentam frequentemente sintomas de xerostomia, náuseas e vômitos. A xerostomia é a sensação de boca seca causada pela diminuição na produção de saliva, levando à desconforto bucal, além de poder ocorrer perda do paladar, dificuldades na fala e deglutição. Respondendo ao item 1, isso é ocasionado uma vez que o tratamento com a radiação acaba atingindo tecidos não-alvo. 
Acerca do item 2 questionado, nota-se que a exposição à radiação nas glândulas salivares pode causar “danos à membrana plasmática das células secretoras, com perturbação das vias de transdução de sinal subjacentes, sinalização de cálcio prejudicada e/ou dano ou regulação negativa da aquaporina-5, isso subsequentemente leva à perda ou comprometimento das células acinares, que pode progredir ainda mais e causar substituição por tecido conjuntivo e fibroso.” Isso causa diminuição da produção salivar, bem como aumento da viscosidade e acidez da saliva. Ressaltando ainda que, a quantidade de absorção do 177Lu-PSMA varia conforme tamanho da glândula.
	Item 3, assim como já relatado nos itens acima, sua ocorrência já resta demonstrada, já os danos às glândulas salivares podem ser minimizados quando técnicas de prevenção, como boa hidratação e/ou resfriamento externo, forem utilizadas. Por conseguinte, a cintilografia, visto que é uma técnica não invasiva, altamente reprodutível e de baixo custo, útil para avaliação objetiva e quantitativa do fluxo/função salivar das glândulas parótidas e submandibulares e pode ajudar a detectar alterações precoces no cenário pós-radiação.
Fontes: 
MAHAJAN, Sonyia. Avaliação da função da glândula salivar após terapia com radioligante177Lu-PSMA: conceitos atuais em imagem e tratamento. Oncologia Translacional. Publicado em 2021 pela ELSEVIER. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1936523322001048 
Acesso em: 12/12/22.
FREITAS, Daniel Antunes. SCIELO. Sequelas bucais da radioterapia de cabeça e pescoço. Artigo publicado em Dez de 2011. Disponível em: 
https://www.scielo.br/j/rcefac/a/9rdJV7GC7jGCcPVCPyjHXRy/?lang=pt 
Acesso em: 11/12/22.

Outros materiais