Buscar

av2 fundamentos de quimica medicinal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1 - FUNDAMENTOS DE QUIMICA MEDICINAL
A lipofilia é um dos fatores fundamentais para o planejamento de um fármaco. Ela mede o grau de afinidade que a substância tem com ambientes apolares, podendo ser avaliada por seu coeficiente de partição.
Considerando a estrutura química da testosterona, as lipofilias dos compostos 1 e 2 são, respectivamente:
menor e menor que a lipofilia da testosterona.
.
Questão 2 - FUNDAMENTOS DE QUIMICA MEDICINAL
Quais são os principais alvos da ação dos fármacos antirretrovirais (HIV)?
Inibição da enzima transcriptase reversa e protease
Questão 3 - FUNDAMENTOS DE QUIMICA MEDICINAL
Os hipoglicemiantes orais são fármacos usados no tratamento de pacientes com diabetes melito tipo 2 (DM2) que corresponde a mais de 90% dos casos sendo influenciada por fatores genéticos, idade, obesidade e resistência periférica a insulina. Os pacientes que desenvolvem o diabetes após os 40 anos de idade e têm a doença há menos de 5 anos, tendem a responder melhor aos hipoglicemiantes orais. A classe de hipoglicemiantes que promovem à liberação de insulina das células beta do pâncreas bloqueando os canais de potássio sensíveis a adenosina trifosfato (ATP), resultando em despolarização, influxo de cálcio e exocitose de insulina, corresponde a alternativa:
Sulfonilureais
Questão 4 - FUNDAMENTOS DE QUIMICA MEDICINAL
A figura abaixo apresenta a estrutura química da ranitidina que é uma fármaco anti-histamínico cuja ação farmacológica é como inibidor da secreção do ácido gástrico no tratamento de úlceras pépticas e do refluxo esofágico. Este fármaco tem uma maior afinidade por uma classe de receptor histamínico que está apresentada na alternativa:
Receptor H2
Questão 5 - FUNDAMENTOS DE QUIMICA MEDICINAL
A síntese de isômeros, diferentemente da síntese de análogos estruturais, busca a síntese de um composto com estrutura exatamente igual ao produto de partida, mas com isomeria diferente. A talidomida apresenta dois isômeros óticos: a talidomida (R) e a talidomida (S) como mostra a figura abaixo. Com base no exposto acima podemos afirmar:
O isômero (R)-talidomida apresenta efeito sedativo e analgésico, enquanto o isômero (S)- talidomida possui efeito teratogênico. 
Questão 6 - FUNDAMENTOS DE QUIMICA MEDICINAL
A modelagem molecular trata da investigação das estruturas e das propriedades moleculares. Sobre a modelagem molecular, avalie as assertivas abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F).
I - Os fármacos, também chamados de bioligantes, atuam em alvos terapêuticos, denominados biorreceptores ou biomacromoléculas.
II - Os complexos formados entre as moléculas bioativas e os receptores provocam as respostas biológicas e dependem de um mecanismo de reconhecimento molecular baseado apenas em interações químicas covalentes.
III - A modelagem molecular pode dar sua contribuição para o desenvolvimento de bioligantes por meio de uma descrição detalhada da estrutura, das interações intermoleculares e, se for o caso, das reações químicas entre o bioligante e a biomacromolécula.
IV - As moléculas de água que cercam o bioligante e a biomacromolécula não influenciam no processo de biorreconhecimento, logo, não precisam ser deslocadas quando as duas moléculas vão interagir.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas verdadeiras:
I e III.
Questão 7 - FUNDAMENTOS DE QUIMICA MEDICINAL
O aciclovir é um agente antiviral muito ativo in vitro contra o vírus Herpes simplex (VHS), tipos 1 e 2, e o vírus Varicella-zoster (VVZ).
Sobre o aciclovir, assinale a alternativa INCORRETA.
A fosforilação do aciclovir não requer a enzima timidina quinase viral.
Questão 8 - FUNDAMENTOS DE QUIMICA MEDICINAL
As interações das drogas com receptores são geralmente muito especificas. Dessa forma, somente determinadas partes do fármaco podem estar envolvidas em interações apropriadas com o receptor. Ressalta-se que durante o processo de síntese de novas moléculas bioativas, estas partes do fármaco protótipo não podem sofrer modificações moleculares. 
Esses grupos relevantes na molécula que interagem com um receptor e são responsáveis pela atividade farmacológica são coletivamente conhecidos como:
Farmacóforos.
Questão 9 - FUNDAMENTOS DE QUIMICA MEDICINAL
A Resolução N°6 de 19 de outubro de 2017 instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Farmácia e nela fala que a disciplina de química medicinal está contemplada na formação do farmacêutico. Com base nisso a melhor alternativa que define química medicinal é: 
É uma ciência interdisciplinar voltada para o planejamento e o desenvolvimento de fármacos. 
Questão 10 - FUNDAMENTOS DE QUIMICA MEDICINAL
Este fármaco anti-histamínico H2 é responsável por inibir a ligação da di-hidrotestosterona aos receptores de androgênio, inibe o metabolismo de estradiol e aumenta os níveis séricos de prolactina e quando usada em altas doses pode levar ao surgimento de ginecosmatia ou impotência nos homens e galactorreia nas mulheres. O fármaco responsável pelos efeitos esta indicado na alternativa:
Cimetidina

Continue navegando