Logo Passei Direto
Buscar

Exercício 1 - Negócios Eletrônicos - Unidade 2

User badge image
Zenon Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Basicamente existem duas formas de comércio eletrônico, o B2B (Business to Business), ou seja, comércio entre empresas, e o B2C (Business to Consumer) que realiza transações comerciais entre empresas e consumidores finais. Com o desenvolvimento do e-commerce, estas duas formas de operação ganharam algumas variações. Uma delas é a e-tailer que possui características especiais de comércio eletrônico.
Analise as afirmativas a seguir que descrevem os quatro tipos de comércio eletrônico que compõe o e-tailer:
I – Comerciante Virtual é a versão online de uma loja de varejo, onde os clientes podem fazer suas compras a qualquer hora e de qualquer lugar.
II – Bricks and clicks é o canal de distribuição online para uma empresa que possui lojas físicas também.
III – Fabricante Direto é o comércio eletrônico direto com o consumidor, onde a fabricante disponibiliza seus produtos na internet, mas é o distribuidor autorizado que emite nota e despacha o material para o cliente.
IV – Catálogo comercial é a versão online do catálogo de mala direta de uma determinada empresa. Ele serve para apresentar a linha de produtos para os consumidores, sejam empresas ou consumidores finais.
Apenas a afirmativa I é correta
As afirmativas I, II e IV estão corretas
As afirmativas II e III estão corretas
Apenas a afirmativa IV é correta
As afirmativas II e IV estão corretas

Para uma empresa que já passou pela trajetória de virtualização, e atua hoje plenamente com negócios eletrônicos, as etapas desse processo iniciaram com a sua presença no mundo on-line. Na sequência, a empresa passou a realizar negócios online de forma semiautomatizada, começando a inserir a tecnologia em seus processos internos. O próximo passo foi a integração entre seus sistemas para realizar os negócios, seguido pela consolidação de todos os seus processos no contexto virtual.
A etapa seguinte pela qual a empresa irá passar, por consequência, é:
Sua integração com outros integrantes de sua cadeia de relacionamento que também atuam em negócios eletrônicos.
O uso de aplicativos para telefones móveis e tablets, com a oferta dos produtos e serviços gerados pela empresa.
A capacidade de exportar bens para outros locais sem a interferência das pessoas na consolidação dos negócios.
A consolidação do retorno sobre o investimento realizado pela empresa na realização de seus negócios.
Sua visibilidade em mercados antes não imaginados e a consequente eliminação de boa parte da concorrência.

No processo de virtualização de uma empresa tradicional, diversas dimensões são necessárias para o sucesso desta transição. Pode-se citar as dimensões organizacionais, tecnológicas e humanas como as principais neste processo. Já a dimensão tecnológica impacta diretamente no sucesso da transição, pois existem muitos problemas técnicos que podem até inviabilizar a migração.
Analise as afirmativas abaixo e selecione a única resposta correta em relação aos impactos na virtualização de uma companhia:
Na virtualização, todos os sistemas estão hospedados em provedores de Cloud Computing, ou seja, fora da empresa, por isso, a capacidade de comunicação necessária é baixa.
O software ultrapassado pode inviabilizar a virtualização da corporação, pois inexistem soluções tecnológicas para migrar os sistemas corporativos.
Incorreta: Em uma empresa que está passando por uma virtualização, os velhos sistemas podem ser incompatíveis com as novas tecnologias, porém, se estes sistemas não estão diretamente vinculados na operação virtual da organização, estes não precisarão ser atualizados e conviverão sem problemas com as novas tecnologias.
O hardware antigo impacta pouco na virtualização de uma empresa, pois os sistemas na internet operam no sistema operacional Linux, que demanda pouco poder de processamento.
O investimento em espaço de armazenamento de banco de dados é bastante reduzido em plataformas de Cloud Computing e não impacta significativamente nos custos de virtualização corporativa.

Veja o seguinte exemplo: uma rede de farmácias com lojas físicas também comercializa produtos de perfumaria e higiene em seu site na internet. Para medicamentos, o cliente pode solicitar pelo site a entrega a domicílio, ou a reserva para retirada em determinada loja, mediante apresentação da receita no momento da entrega. Nesse modelo, os sistemas de informação das lojas são integrados para que o estoque disponível esteja sempre correto no site. O sistema da rede com os sistemas de seus fornecedores também são integrados, para encomenda de produtos caso seja necessário.
A respeito dessa modalidade de negócios, leia e analise as sentenças que seguem:
I – Parceiros de negócios, transversais na mesma cadeia de suprimentos, podem realizar transações business-to-business.
II – Sem o processo de business-to-business adequado, uma empresa tem dificuldade em realizar negócios eletrônicos.
III – As transações comerciais precisam envolver todo o mercado de clientes, em se tratando de business-to-business.
IV – Os chamados portais B2B viabilizam a realização das transações comerciais entre empresas nesse tipo de negócio.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.

____________pode ser entendido como a modalidade de comércio eletrônico que compreende um mercado (marketplace) seguro, também conhecido como Portal B2B, em circuito fechado, que possibilita o desenvolvimento de transações comerciais entre parceiros verticais ou transversais de uma indústria ou negócio de um ou mais mercados. (BATISTA, 2005, p. 104).
Incorreta: Business-to-consumer.
E-commerce.
E-business.
Business to business (B2B).
Consumer-to-consumer.

Ao acessar a loja do pontofrio.com, você tem acesso a ofertas de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, e até mesmo móveis, de forma similar ao que acontece quando você entre em uma das lojas físicas da mesma rede (PontoFrio), com eventualmente alguma variação nas ofertas. Já quando você acessa o portal Catho, sua experiência na visualização de vagas de emprego disponíveis conforme seu perfil é bem diferente do que a experiência que teria caso fosse a uma agência de empregos com instalações físicas.
Ambas as situações são exemplos de modelos de comércio eletrônico, sendo que a diferença entre elas é:
A primeira refere-se a um fabricante direto, e a segunda, a um transaction broker.
A primeira refere-se a um e-distributor, e a segunda, a um transaction broker.
A primeira refere-se a um comerciante virtual, e a segunda, a um provedor de comunidade.
A primeira refere-se a um catálogo comercial, e a segunda, a um provedor de comunidade.
A primeira refere-se a um transaction broker, e a segunda, a um provedor de conteúdo.

Determinada empresa que oferta o serviço de seguros para veículos percebeu, ao longo do tempo, que muitos clientes tinham interesse em contratar o serviço diretamente online, sem a necessidade de ir até um corretor. Para atender essa demanda, a empresa desenvolveu um aplicativo com as etapas de verificação dos dados do condutor e do veículo, no qual os consultores prestam atendimento personalizado aos consumidores sem saírem de casa.
Essa situação pode ser classificada como iniciativa de:
Mobile marketing.
Business-to-business (B2B).
Business-to-commerce (B2C).
E-distribution.
E-tailing.

O comércio eletrônico pode ser operacionalizado pelas empresas de diferentes maneiras, e certamente os modelos de negócio que conhecemos hoje passarão por transformações ao longo do tempo. Analisando as possibilidades de se realizar o comércio eletrônico, é possível relacionar os novos modelos de negócios a seus conceitos, conforme:
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta da numeração do segundo grupo apresentado:
1 – E-tailers
2 – Provedores de conteúdos
3 – Provedores de comunidades
4 – Transaction brokers
5 – E-distributors
5, 2, 1, 4, 3.
5, 1, 4, 3, 2.
1, 4, 3, 5, 2.
3, 5, 2, 4, 1.
4, 2, 1, 3, 5.

Mesmo que uma empresa busque atuar nos negócios eletrônicos, as pessoas que nela atuam ainda serão o principal recurso para o funcionamento de seus processos. Isso, pois o conhecimento a respeito da finalidade, aspectos positivos, negativos, lições aprendidas, são inerentes às pessoas e não às tecnologias.
Considerando a dimensão humana nos negócios eletrônicos, um aspecto para o qual as empresas não podem descuidar-se é:
O uso dos recursos pessoais para substituir tecnologias inovadoras.
O respeito à reflexão filosófica e epistemológica da existência da pessoa.
A oferta de capacitação e treinamento, contínuos, para suas equipes.
A contratação de gerentes dentre todo o quadro de pessoal existente na empresa.
A diferenciação entre pessoas que atuam no novo e no antigo modelo de negócios.

Uma empresa que comercializa pacotes de viagem para diversas localidades do Brasil e do mundo, pela internet, por meio de um site exclusivo para assinantes, é equiparada quanto ao conceito de “e-commerce” a uma loja de produtos de vestuário que atua também online, ao público em geral.
Essa afirmativa é:
Verdadeira, uma vez que ambas as empresas recebem o lucro de suas atividades por meio de contas vinculadas automaticamente a seu portal.
Verdadeira, pois o e-commerce refere-se tanto ao comércio de bens concretos quanto ao comércio de serviços, realizada via internet.
Falsa, visto que o comércio eletrônico trata da realização de vendas de produtos de forma abrangente sem restringir o público.
Verdadeira, pois no e-commerce o público-alvo é diverso, desde que isso esteja devidamente informado ao mercado consumidor.
Falsa, já que as empresas precisam realizar vendas de forma padronizada na internet para serem consideradas e-commerce.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Basicamente existem duas formas de comércio eletrônico, o B2B (Business to Business), ou seja, comércio entre empresas, e o B2C (Business to Consumer) que realiza transações comerciais entre empresas e consumidores finais. Com o desenvolvimento do e-commerce, estas duas formas de operação ganharam algumas variações. Uma delas é a e-tailer que possui características especiais de comércio eletrônico.
Analise as afirmativas a seguir que descrevem os quatro tipos de comércio eletrônico que compõe o e-tailer:
I – Comerciante Virtual é a versão online de uma loja de varejo, onde os clientes podem fazer suas compras a qualquer hora e de qualquer lugar.
II – Bricks and clicks é o canal de distribuição online para uma empresa que possui lojas físicas também.
III – Fabricante Direto é o comércio eletrônico direto com o consumidor, onde a fabricante disponibiliza seus produtos na internet, mas é o distribuidor autorizado que emite nota e despacha o material para o cliente.
IV – Catálogo comercial é a versão online do catálogo de mala direta de uma determinada empresa. Ele serve para apresentar a linha de produtos para os consumidores, sejam empresas ou consumidores finais.
Apenas a afirmativa I é correta
As afirmativas I, II e IV estão corretas
As afirmativas II e III estão corretas
Apenas a afirmativa IV é correta
As afirmativas II e IV estão corretas

Para uma empresa que já passou pela trajetória de virtualização, e atua hoje plenamente com negócios eletrônicos, as etapas desse processo iniciaram com a sua presença no mundo on-line. Na sequência, a empresa passou a realizar negócios online de forma semiautomatizada, começando a inserir a tecnologia em seus processos internos. O próximo passo foi a integração entre seus sistemas para realizar os negócios, seguido pela consolidação de todos os seus processos no contexto virtual.
A etapa seguinte pela qual a empresa irá passar, por consequência, é:
Sua integração com outros integrantes de sua cadeia de relacionamento que também atuam em negócios eletrônicos.
O uso de aplicativos para telefones móveis e tablets, com a oferta dos produtos e serviços gerados pela empresa.
A capacidade de exportar bens para outros locais sem a interferência das pessoas na consolidação dos negócios.
A consolidação do retorno sobre o investimento realizado pela empresa na realização de seus negócios.
Sua visibilidade em mercados antes não imaginados e a consequente eliminação de boa parte da concorrência.

No processo de virtualização de uma empresa tradicional, diversas dimensões são necessárias para o sucesso desta transição. Pode-se citar as dimensões organizacionais, tecnológicas e humanas como as principais neste processo. Já a dimensão tecnológica impacta diretamente no sucesso da transição, pois existem muitos problemas técnicos que podem até inviabilizar a migração.
Analise as afirmativas abaixo e selecione a única resposta correta em relação aos impactos na virtualização de uma companhia:
Na virtualização, todos os sistemas estão hospedados em provedores de Cloud Computing, ou seja, fora da empresa, por isso, a capacidade de comunicação necessária é baixa.
O software ultrapassado pode inviabilizar a virtualização da corporação, pois inexistem soluções tecnológicas para migrar os sistemas corporativos.
Incorreta: Em uma empresa que está passando por uma virtualização, os velhos sistemas podem ser incompatíveis com as novas tecnologias, porém, se estes sistemas não estão diretamente vinculados na operação virtual da organização, estes não precisarão ser atualizados e conviverão sem problemas com as novas tecnologias.
O hardware antigo impacta pouco na virtualização de uma empresa, pois os sistemas na internet operam no sistema operacional Linux, que demanda pouco poder de processamento.
O investimento em espaço de armazenamento de banco de dados é bastante reduzido em plataformas de Cloud Computing e não impacta significativamente nos custos de virtualização corporativa.

Veja o seguinte exemplo: uma rede de farmácias com lojas físicas também comercializa produtos de perfumaria e higiene em seu site na internet. Para medicamentos, o cliente pode solicitar pelo site a entrega a domicílio, ou a reserva para retirada em determinada loja, mediante apresentação da receita no momento da entrega. Nesse modelo, os sistemas de informação das lojas são integrados para que o estoque disponível esteja sempre correto no site. O sistema da rede com os sistemas de seus fornecedores também são integrados, para encomenda de produtos caso seja necessário.
A respeito dessa modalidade de negócios, leia e analise as sentenças que seguem:
I – Parceiros de negócios, transversais na mesma cadeia de suprimentos, podem realizar transações business-to-business.
II – Sem o processo de business-to-business adequado, uma empresa tem dificuldade em realizar negócios eletrônicos.
III – As transações comerciais precisam envolver todo o mercado de clientes, em se tratando de business-to-business.
IV – Os chamados portais B2B viabilizam a realização das transações comerciais entre empresas nesse tipo de negócio.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.

____________pode ser entendido como a modalidade de comércio eletrônico que compreende um mercado (marketplace) seguro, também conhecido como Portal B2B, em circuito fechado, que possibilita o desenvolvimento de transações comerciais entre parceiros verticais ou transversais de uma indústria ou negócio de um ou mais mercados. (BATISTA, 2005, p. 104).
Incorreta: Business-to-consumer.
E-commerce.
E-business.
Business to business (B2B).
Consumer-to-consumer.

Ao acessar a loja do pontofrio.com, você tem acesso a ofertas de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, e até mesmo móveis, de forma similar ao que acontece quando você entre em uma das lojas físicas da mesma rede (PontoFrio), com eventualmente alguma variação nas ofertas. Já quando você acessa o portal Catho, sua experiência na visualização de vagas de emprego disponíveis conforme seu perfil é bem diferente do que a experiência que teria caso fosse a uma agência de empregos com instalações físicas.
Ambas as situações são exemplos de modelos de comércio eletrônico, sendo que a diferença entre elas é:
A primeira refere-se a um fabricante direto, e a segunda, a um transaction broker.
A primeira refere-se a um e-distributor, e a segunda, a um transaction broker.
A primeira refere-se a um comerciante virtual, e a segunda, a um provedor de comunidade.
A primeira refere-se a um catálogo comercial, e a segunda, a um provedor de comunidade.
A primeira refere-se a um transaction broker, e a segunda, a um provedor de conteúdo.

Determinada empresa que oferta o serviço de seguros para veículos percebeu, ao longo do tempo, que muitos clientes tinham interesse em contratar o serviço diretamente online, sem a necessidade de ir até um corretor. Para atender essa demanda, a empresa desenvolveu um aplicativo com as etapas de verificação dos dados do condutor e do veículo, no qual os consultores prestam atendimento personalizado aos consumidores sem saírem de casa.
Essa situação pode ser classificada como iniciativa de:
Mobile marketing.
Business-to-business (B2B).
Business-to-commerce (B2C).
E-distribution.
E-tailing.

O comércio eletrônico pode ser operacionalizado pelas empresas de diferentes maneiras, e certamente os modelos de negócio que conhecemos hoje passarão por transformações ao longo do tempo. Analisando as possibilidades de se realizar o comércio eletrônico, é possível relacionar os novos modelos de negócios a seus conceitos, conforme:
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta da numeração do segundo grupo apresentado:
1 – E-tailers
2 – Provedores de conteúdos
3 – Provedores de comunidades
4 – Transaction brokers
5 – E-distributors
5, 2, 1, 4, 3.
5, 1, 4, 3, 2.
1, 4, 3, 5, 2.
3, 5, 2, 4, 1.
4, 2, 1, 3, 5.

Mesmo que uma empresa busque atuar nos negócios eletrônicos, as pessoas que nela atuam ainda serão o principal recurso para o funcionamento de seus processos. Isso, pois o conhecimento a respeito da finalidade, aspectos positivos, negativos, lições aprendidas, são inerentes às pessoas e não às tecnologias.
Considerando a dimensão humana nos negócios eletrônicos, um aspecto para o qual as empresas não podem descuidar-se é:
O uso dos recursos pessoais para substituir tecnologias inovadoras.
O respeito à reflexão filosófica e epistemológica da existência da pessoa.
A oferta de capacitação e treinamento, contínuos, para suas equipes.
A contratação de gerentes dentre todo o quadro de pessoal existente na empresa.
A diferenciação entre pessoas que atuam no novo e no antigo modelo de negócios.

Uma empresa que comercializa pacotes de viagem para diversas localidades do Brasil e do mundo, pela internet, por meio de um site exclusivo para assinantes, é equiparada quanto ao conceito de “e-commerce” a uma loja de produtos de vestuário que atua também online, ao público em geral.
Essa afirmativa é:
Verdadeira, uma vez que ambas as empresas recebem o lucro de suas atividades por meio de contas vinculadas automaticamente a seu portal.
Verdadeira, pois o e-commerce refere-se tanto ao comércio de bens concretos quanto ao comércio de serviços, realizada via internet.
Falsa, visto que o comércio eletrônico trata da realização de vendas de produtos de forma abrangente sem restringir o público.
Verdadeira, pois no e-commerce o público-alvo é diverso, desde que isso esteja devidamente informado ao mercado consumidor.
Falsa, já que as empresas precisam realizar vendas de forma padronizada na internet para serem consideradas e-commerce.

Prévia do material em texto

Módulo E - 122291 . 7 - Negócios Eletrônicos - D.20222.E 
Atividade de Autoaprendizagem 2 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
Basicamente existem duas formas de comércio eletrônico, o B2B (Business to 
Business), ou seja, comércio entre empresas, e o B2C (Business to Consumer) que 
realiza transações comerciais entre empresas e consumidores finais. Com o 
desenvolvimento do e-commerce, estas duas formas de operação ganharam algumas 
variações. Uma delas é a e-tailer que possui características especiais de comércio 
eletrônico. 
Analise as afirmativas a seguir que descrevem os quatro tipos de comércio eletrônico 
que compõe o e-tailer: 
I – Comerciante Virtual é a versão online de uma loja de varejo, onde os clientes podem 
fazer suas compras a qualquer hora e de qualquer lugar. 
II – Bricks and clicks é o canal de distribuição online para uma empresa que possui 
lojas físicas também. 
III – Fabricante Direto é o comércio eletrônico direto com o consumidor, onde a 
fabricante disponibiliza seus produtos na internet, mas é o distribuidor autorizado que 
emite nota e despacha o material para o cliente. 
IV – Catálogo comercial é a versão online do catálogo de mala direta de uma 
determinada empresa. Ele serve para apresentar a linha de produtos para os 
consumidores, sejam empresas ou consumidores finais. 
Assinale a única alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas a afirmativa I é correta 
2. 
As afirmativas I, II e IV estão corretas 
Resposta correta 
3. 
As afirmativas II e III estão corretas 
4. 
Apenas a afirmativa IV é correta 
5. 
As afirmativas II e IV estão corretas 
2. Pergunta 2 
Para uma empresa que já passou pela trajetória de virtualização, e atua hoje 
plenamente com negócios eletrônicos, as etapas desse processo iniciaram com a sua 
presença no mundo on-line. Na sequência, a empresa passou a realizar negócios online 
de forma semiautomatizada, começando a inserir a tecnologia em seus processos 
internos. O próximo passo foi a integração entre seus sistemas para realizar os 
negócios, seguido pela consolidação de todos os seus processos no contexto virtual. A 
etapa seguinte pela qual a empresa irá passar, por consequência, é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Sua integração com outros integrantes de sua cadeia de relacionamento 
que também atuam em negócios eletrônicos. 
Resposta correta 
2. 
O uso de aplicativos para telefones móveis e tablets, com a oferta dos 
produtos e serviços gerados pela empresa. 
3. 
A capacidade de exportar bens para outros locais sem a interferência das 
pessoas na consolidação dos negócios. 
4. 
A consolidação do retorno sobre o investimento realizado pela empresa 
na realização de seus negócios. 
5. 
Sua visibilidade em mercados antes não imaginados e a consequente 
eliminação de boa parte da concorrência. 
3. Pergunta 3 
No processo de virtualização de uma empresa tradicional, diversas dimensões são 
necessárias para o sucesso desta transição. Pode-se citar as dimensões 
organizacionais, tecnológicas e humanas como as principais neste processo. Já a 
dimensão tecnológica impacta diretamente no sucesso da transição, pois existem 
muitos problemas técnicos que podem até inviabilizar a migração. No diagrama a 
seguir são listados os principais problemas que impactam na virtualização de uma 
companhia. 
 
 
 
 
Analise as afirmativas abaixo e selecione a única resposta correta em relação aos 
impactos na virtualização de uma companhia: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Na virtualização, todos os sistemas estão hospedados em provedores de 
Cloud Computing, ou seja, fora da empresa, por isso, a capacidade de 
comunicação necessária é baixa. 
2. 
O software ultrapassado pode inviabilizar a virtualização da corporação, 
pois inexistem soluções tecnológicas para migrar os sistemas 
corporativos. 
3. Incorreta: 
Em uma empresa que está passando por uma virtualização, os velhos 
sistemas podem ser incompatíveis com as novas tecnologias, porém, se 
estes sistemas não estão diretamente vinculados na operação virtual da 
organização, estes não precisarão ser atualizados e conviverão sem 
problemas com as novas tecnologias. 
4. 
O hardware antigo impacta pouco na virtualização de uma empresa, pois 
os sistemas na internet operam no sistema operacional Linux, que 
demando pouco poder de processamento. 
5. 
O investimento em espaço de armazenamento de banco de dados é 
bastante reduzido em plataformas de Cloud Computing e não impacta 
significativamente nos custos de virtualização corporativa. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
Veja o seguinte exemplo: uma rede de farmácias com lojas físicas também comercializa 
produtos de perfumaria e higiene em seu site na internet. Para medicamentos, o 
cliente pode solicitar pelo site a entrega a domicílio, ou a reserva para retirada em 
determinada loja, mediante apresentação da receita no momento da entrega. Nesse 
modelo, os sistemas de informação das lojas são integrados para que o estoque 
disponível esteja sempre correto no site. O sistema da rede com os sistemas de seus 
fornecedores também são integrados, para encomenda de produtos caso seja 
necessário. Essas integrações são exemplos de business-to-business. A respeito dessa 
modalidade de negócios, leia e analise as sentenças que seguem: 
I – Parceiros de negócios, transversais na mesma cadeia de suprimentos, podem 
realizar transações business-to-business. 
 
II – Sem o processo de business-to-business adequado, uma empresa tem dificuldade 
em realizar negócios eletrônicos. 
 
III – As transações comerciais precisam envolver todo o mercado de clientes, em se 
tratando de business-to-business. 
 
IV – Os chamados portais B2B viabilizam a realização das transações comerciais entre 
empresas nesse tipo de negócio. 
As afirmações corretas a respeito do business-to-business, estão nos itens: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV, apenas. 
2. 
I, II e III, apenas. 
3. 
I e IV, apenas. 
Resposta correta 
4. 
III e IV, apenas. 
5. 
I, III e IV, apenas. 
5. Pergunta 5 
____________pode ser entendido como a modalidade de comércio eletrônico que 
compreende um mercado (marketplace) seguro, também conhecido como Portal B2B, 
em circuito fechado, que possibilita o desenvolvimento de transações comerciais entre 
parceiros verticais ou transversais de uma indústria ou negócio de um ou mais 
mercados. (BATISTA, 2005, p. 104). 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta: 
Business-to-consumer. 
2. 
E-commerce. 
3. 
E-business. 
4. 
Business to business (B2B). 
Resposta correta 
5. 
Consumer-to-consumer. 
6. Pergunta 6 
Ao acessar a loja do pontofrio.com, você tem acesso a ofertas de eletrodomésticos, 
eletroeletrônicos, e até mesmo móveis, de forma similar ao que acontece quando você 
entre em uma das lojas físicas da mesma rede (PontoFrio), com eventualmente alguma 
variação nas ofertas. Já quando você acessa o portal Catho, sua experiência na 
visualização de vagas de emprego disponíveis conforme seu perfil é bem diferente do 
que a experiência que teria caso fosse a uma agência de empregos com instalações 
físicas. Ambas as situações são exemplos de modelos de comércio eletrônico, sendo 
que a diferença entre elas é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A primeira refere-se a um fabricante direto, e a segunda, a um 
transaction broker. 
2. 
A primeira refere-se a um e-distributor, e a segunda, a um transaction 
broker. 
3. 
A primeira refere-se a um comerciante virtual, e a segunda, a um 
provedor de comunidade. 
Resposta correta 
4. 
A primeira refere-se a um catálogo comercial, e a segunda, a um 
provedor de comunidade. 
5. 
A primeira refere-se a um transaction broker, e a segunda, a um 
provedor de conteúdo. 
7. Pergunta 7 
Determinada empresa que oferta o serviço de seguros para veículos percebeu, ao 
longo do tempo, que muitos clientes tinham interesse em contratar o serviço 
diretamente online, sem a necessidade de ir até um corretor.Para atender essa 
demanda, a empresa desenvolveu um aplicativo com as etapas de verificação dos 
dados do condutor e do veículo, no qual os consultores prestam atendimento 
personalizado aos consumidores sem saírem de casa. Essa situação pode ser 
classificada como iniciativa de: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Mobile marketing. 
2. 
Business-to-business (B2B). 
3. 
Business-to-commerce (B2C). 
Resposta correta 
4. 
E-distribution. 
5. 
E-tailing. 
8. Pergunta 8 
O comércio eletrônico pode ser operacionalizado pelas empresas de diferentes 
maneiras, e certamente os modelos de negócio que conhecemos hoje passarão por 
transformações ao longo do tempo. Analisando as possibilidades de se realizar o 
comércio eletrônico, é possível relacionar os novos modelos de negócios a seus 
conceitos, conforme: 
1 – E-tailers 
2 – Provedores de conteúdos 
3 – Provedores de comunidades 
4 – Transaction brokers 
5 – E-distributors 
(___) Nesse tipo de negócio as pessoas se associam por interesses ou temas em comum, 
em mecanismos de interação na internet. 
(___) Por meio desse modelo de negócios as empresas que realizam transações no 
atacado podem atuar também na internet. 
(___) O consumo de determinado tipo de conteúdos é o principal insumo dos negócios 
desse modelo, atrativo ao mercado consumidor. 
(___) Com esse modelo, a compra de um serviço fica mais facilitada por parte do 
consumidor, já que ele intermedia processos na internet. 
(___) A venda em geral de bens e serviços na internet é realizada por diferentes 
empresas nesse modelo de negócios. 
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta da numeração do segundo grupo 
apresentado: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
5, 2, 1, 4, 3. 
2. 
5, 1, 4, 3, 2. 
3. 
1, 4, 3, 5, 2. 
4. 
3, 5, 2, 4, 1. 
Resposta correta 
5. 
4, 2, 1, 3, 5. 
9. Pergunta 9 
Mesmo que uma empresa busque atuar nos negócios eletrônicos, as pessoas que nela 
atuam ainda serão o principal recurso para o funcionamento de seus processos. Isso, 
pois o conhecimento a respeito da finalidade, aspectos positivos, negativos, lições 
aprendidas, são inerentes às pessoas e não às tecnologias. Considerando a dimensão 
humana nos negócios eletrônicos, um aspecto para o qual as empresas não podem 
descuidar-se é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
O uso dos recursos pessoais para substituir tecnologias inovadoras. 
2. 
O respeito à reflexão filosófica e epistemológica da existência da pessoa. 
3. 
A oferta de capacitação e treinamento, contínuos, para suas equipes. 
Resposta correta 
4. 
A contratação de gerentes dentre todo o quadro de pessoal existente na 
empresa. 
5. 
A diferenciação entre pessoas que atuam no novo e no antigo modelo de 
negócios. 
10. Pergunta 10 
Uma empresa que comercializa pacotes de viagem para diversas localidades do Brasil 
e do mundo, pela internet, por meio de um site exclusivo para assinantes, é equiparada 
quanto ao conceito de “e-commerce” a uma loja de produtos de vestuário que atua 
também online, ao público em geral. Essa afirmativa é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Verdadeira, uma vez que ambas as empresas recebem o lucro de suas 
atividades por meio de contas vinculadas automaticamente a seu portal. 
2. 
Verdadeira, pois o e-commerce refere-se tanto ao comércio de bens 
concretos quanto ao comércio de serviços, realizada via internet. 
Resposta correta 
3. 
Falsa, visto que o comércio eletrônico trata da realização de vendas de 
produtos de forma abrangente sem restringir o público. 
4. 
Verdadeira, pois no e-commerce o público-alvo é diverso, desde que isso 
esteja devidamente informado ao mercado consumidor. 
5. 
Falsa, já que as empresas precisam realizar vendas de forma 
padronizada na internet para serem consideradas e-commerce. 
 
	Atividade de Autoaprendizagem 2

Mais conteúdos dessa disciplina