Buscar

Resolução de caso N1

Prévia do material em texto

Resolução de caso N1:
	O contexto do professor Júlio César, o professor de língua inglesa na escola bilíngue Santa Mônica em Santos, no estado de São Paulo, é muito desafiador. Além de lidar com uma classe multinível, ele terá de abordar uma variedade de conteúdos gramaticais em apenas 90 minutos. Levando em consideração o contexto multinível e as necessidades especiais presentes na turma, como professora, eu abordaria cada um desses conteúdos em aulas diferentes, dando oportunidade para os alunos desenvolverem as diferentes habilidades na língua inglesa. 
	Primeiramente, os alunos serão divididos em quatro grupos, os quais, os alunos estejam em níveis semelhantes uns aos outros e possam ao mesmo tempo que colaborarem e aprenderem uns com os outros, mas não se sentirem desestimulados por atividades que consideram muito fáceis ou muito difíceis. Cada grupo irá trabalhar por cerca de vinte minutos em uma atividade diferente. O primeiro: o primeiro condicional, o segundo grupo: o presente e passado contínuos, o terceiro: verbos modais e o último: presente perfeito. 
O grupo com o primeiro condicional, assistirão um vídeo sobre os efeitos do aquecimento global. Eles irão antes de assistir o vídeo, tentar prever qual o tema presente no que irão assistir, analisando imagens e ligando as imagens às palavras em inglês. Depois de ligarem as imagens aos seus significados, eles irão assistir o vídeo e colocar as imagens em ordem de acordo a sequência do que assistirem. Os alunos então terão de encaixar as palavras em frases com o primeiro condicional, que ligam as razões do aquecimento global com seus efeitos no planeta terra. Depois de formarem as sentenças, os alunos em duplas, terão de ligar as regras do primeiro condicional com as frases formadas. E para encerrar, terão de fazer duas novas frases sobre mudanças climáticas, seguindo as regras do primeiro condicional.
O segundo grupo, que tem o objetivo de revisar o presente e passado contínuos, irá jogar um jogo da memória em que eles têm que ligar ações no presente e no passado com as formas verbais no presente e no passado contínuos. Após jogarem o jogo, eles irão formar frases que sejam verdadeiras usando o vocabulário e tempos verbais estudados.
O terceiro grupo, que irá rever verbos modais, irá planejar um contrato de sala de aula, onde os alunos irão definir o que pode e não pode ser feito e o que deve e não deve ser feito, tanto pelos alunos quanto pelo professor, criando um poster usando os verbos modais e figuras para garantir que todos sigam as regras.
O último grupo, irá rever o presente perfeito. Esse grupo irá ler um texto sobre a vida do professor, onde ele divide várias coisas que fez e que ainda tem vontade de fazer. As experiências mencionadas no texto, estarão no presente perfeito e os alunos terão de colocá-las em duas colunas: ações realizadas pelo professor e ações não realizadas. Dividindo as ações nesses dois grupos, os alunos irão então fazer o mesmo com atividades que eles já fizeram e que ainda não fizeram, usando a mesma estrutura utilizada pelo professor no texto.
Todos os alunos terão de passar pelos quatro grupos e deverão ao final, escolher o que mais gostaram e dizer o que aprenderam de novo na aula. Saberemos se os alunos atingiram ou não o objetivo da aula, ao final de cada uma das atividades nos quatro grupos, por isso é imprescindível que as instruções de cada grupo estejam descritas em cada um dos grupos e que a professora auxiliar acompanhe os alunos com necessidades especiais. O trabalho em grupo dos alunos é também essencial para o sucesso desse planejamento, considerando que estarão ativos no processo de aprendizagem.
Maria Vitoria R. B. de Carvalho

Continue navegando