Buscar

Saúde Preventiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Enfermagem em Nefrologia
Disciplina: Saúde Preventiva e Promoção da Saúde
Tema: Como a nutrição e as atividades físicas podem agir de forma preventiva na saúde. 
É muito comum as pessoas associarem uma boa forma física somente ao exercício físico. Porém, uma boa forma física e a saúde estão associadas também a bons hábitos alimentares. Um plano alimentar adequado as necessidades fornece para o corpo, a energia necessária para realizar as tarefas diárias, além de suprir as necessidades enérgicas do exercício físico.
Porém, por mais que as pessoas desejem ter uma vida saudável, pouco se faz para de fato ter saúde e bem estar. O que torna esse desejo quase utópico. As justificativas são diversas, como falta de tempo, maior praticidade em consumir produtos industrializados, não gostar de treinar, etc. Contudo, devemos ter a consciência de que ao praticarmos exercício físico, ter uma vida fisicamente ativa e uma alimentação saudável, está na verdade praticando saúde. 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma boa qualidade de vida devemos ser fisicamente ativos, que quando quantificado em números, gira em torno de 150 minutos de exercícios físicos semanais. Esses minutos podem ser distribuídos de forma conveniente para o praticante.
Mas, o mais importante é ter uma vida ativa. De pouco adianta realizar exercícios durante uma hora por dia e passar grande parte da sua rotina diária de modo sedentário. Ou seja, subir escadas ao invés de pegar o elevador, ir à padaria a pé ao invés de ir de carro, tornar o dia a dia mais ativo.
Para aqueles que praticam alguma atividade física com regularidade, a alimentação é um fator fundamental para garantir um bom resultado. Por isso, ela deve ser equilibrada e completa, permitindo que o corpo realize todas as suas funções adequadamente e alcance um bom desempenho.
O nosso corpo é um maquinário muito complexo e necessita de várias fontes de energia para sobreviver. Dentre todas as fontes de energia temos três macronutrientes fundamentais para o corpo humano, são eles: Carboidratos, proteínas e gorduras. 
Lembrando que assim como o treino, o plano alimentar, para uma melhor eficiência deve ser individualizado. Assim, os resultados são mais eficazes e em um tempo mais curto. Mais uma justificativa para que aquelas dietas genéricas que todos fazem produzem um efeito sanfona ou simplesmente não possuem nenhum efeito. Somos todos diferentes, com necessidades diferentes e devemos respeitar o nosso corpo e seus limites.
O profissional apto para descrever com propriedade o que devemos ou não comer e as quantidades adequadas é o nutricionista. Porém, há alguns consensos em relação a hábitos saudáveis que se colocados em prática já teremos uma grande melhora na nossa saúde.
Seguidos pelos macronutrientes temos as vitaminas e minerais que são os micronutrientes essenciais para nosso organismo. Um desequilíbrio entre os macro e micronutrientes ou até a falta de um desses, pode vir a desencadear sérios problemas como a desnutrição, assim como a ingestão desenfreada pode vir a causar a obesidade e desencadeando um quadro de outras doenças.
Sendo assim a nutrição de consciente um importante fator não só para fins estéticos como para a qualidade de vida.
Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, aperfeiçoa o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia. Por outro lado, não atingir as demandas nutricionais adequadas pode prejudicar a recuperação pós-treino e comprometer a saúde. 
O excesso do consumo de alimentos ricos em sódio, corantes, açúcares e conservantes, aliados ao sedentarismo é o grande responsável por diversas doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol alto entre outras. E esses fatores quando associados a um histórico familiar, faz com que a pessoa seja ainda mais suscetível a essas doenças. 
Devemos ter um bom senso na hora de escolher os alimentos que vamos ingerir. O equilíbrio é fundamental. Isso quer dizer, quantidades adequadas de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Quando ingerimos em excesso, estocamos essas substâncias que geralmente assumem a forma de gordura, o que pode ser prejudicial para nossa saúde, em casos extremos, podendo gerar quadros patológicos, como a síndrome metabólica.
Além de uma alimentação equilibrada e prática de atividade física, muitos esquecem da importância da ingestão de água. A hidratação é um fator muito importante para a nossa qualidade de vida. Nosso corpo é composto em sua maioria por água e precisamos dela para manter as reações em nosso corpo de modo equilibrado. Pois ajuda a hidratar, a levar os nutrientes, como oxigênio e sais minerais até as células, além de expulsar as substâncias tóxicas do corpo por meio do suor e da urina.
Portanto a solução para uma vida mais saudável e qualidade de vida é manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física e hidratar-se sempre que necessário para prevenir e auxiliar o bom funcionamento dos órgãos e no controle de doenças.

Continue navegando