Buscar

Atividade - Juliane patologia

Prévia do material em texto

CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE TERESINA – CET
FRANCISCO ALVES DE ARAÚJO LTDA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TERESINA
DISCIPLINA: Patologia 
Juliane naierly Oliveira mouzinho Matrícula: 21212020. 
Atividade
1. Lesões e doenças são provocadas por causas (agressões) muito diversas. Dependendo da intensidade, do tempo de ação e da constituição do organismo (capacidade de reagir), qualquer estímulo da natureza pode produzir lesão. Como as lesões resultam quase sempre da interação do agente agressor com os mecanismos de defesa do organismo, é frequente a associação de causas exógenas e endógenas na origem de uma lesão ou doença. Descreva as causas de lesão e exemplifique. 
 R: As causas de lesões e doenças são divididas inicialmente em dois grandes grupos: exógenas (do meio ambiente) e endógenas (do próprio organismo). Como as lesões resultam quase sempre da interação do agente agressor com os mecanismos de defesa
Do organismo, é frequente a associação de causas exógenas e endógenas na origem de uma lesão ou doença. Nem toda
lesão ou doença tem causa conhecida; nesses casos, a doença ou lesão é denominada criptogenética (cripto = escondido),
2. No 28º dia de seu ciclo menstrual, uma mulher de 23 anos de idade tem o início do sangramento menstrual que dura 6 dias. Ela vem apresentando ciclos regulares há muitos anos. 
A. Qual dos seguintes processos provavelmente é o que ocorre no endométrio logo antes do início do sangramento? 
a) Apoptose 
b) Necrose caseosa 
c) Heterofagocitose 
d) Atrofia 
e) Necrose liquefativa 
B. O que estimula esse processo?
R: O endométrio é desmembrado, descama e se regenera em seguida. Essa célula está contraída e foi convertida em uma densa massa eosinofílica. As células vizinhas estão normais e não há reação inflamatória. Esse padrão é típico de apoptose.
3. A alteração ocorre no epitélio respiratório de tabagistas habituais, nos quais as células epiteliais cilíndricas ciliadas normais da traqueia e dos brônquios frequentemente são substituídas por células epiteliais escamosas estratificadas. Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa correta sobre o tipo de alteração que ocorre no epitélio respiratório de tabagistas habituais. a. Hiperplasia 
b. Metaplasia 
c. Hipertrofia 
d. Atrofia
e. Distrofia
4. O HPV (Human Papiloma Virus) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa correta sobre o tipo de alteração apresentada (Vale: 0,5 ponto).
a. Hiperplasia 
b. Metaplasia 
c. Hipertrofia 
d. Atrofia
e. Distrofia 
5. A lesão reversível é o estágio da lesão celular no qual a função prejudicada e a morfologia das células lesionadas podem retornar ao normal se o estímulo prejudicial for removido.
Assinale 
( x) Verdadeiro
( ) Falso
6. Uma mulher de 53 anos tem apresentado febre alta e tosse produtiva com produção de secreção 
amarelada há 2 dias (inflamação aguda). Seus sinais vitais indicam temperatura de 37,8°C. Uma radiografia do tórax mostrou infiltrados pulmonares desiguais e presença de líquido na cavidade pleural direita. Foi feito um exame de escarro, qual dos seguintes tipos de célula inflamatória será encontrado em concentrações aumentadas em uma amostra de escarro? 
Assinale alternativa correta
a) Macrófagos 
b) Neutrófilos 
c) Mastócitos
d) Pequenos linfócitos
e) Células gigantes de Langhans
7. O escape de fluidos, proteínas e células sanguíneas do sistema vascular para dentro do tecido intersticial ou 
cavidades corporais é conhecido como exsudação. Pus é um exsudato inflamatório rico em leucócitos (principalmente neutrófilos), restos de células mortas e, em muitos casos, micróbios. Assinale alternativa correta 
( x) Verdadeiro
( ) Falso
8. A inflamação tecidual apresenta fibroblastos, linfócitos, macrófagos (células do sistema mononuclear macrofágico) e pouca quantidade ou ausência de fenômenos exsudativos plasmáticos. 
 Qual o tipo de inflamação corresponde a inflamação acima citada 
 R: A inflamação crônica acontece dentro de semanas ou meses e é caracterizada por inflamação ativa (infiltrado de células mononucleares), com destruição tecidual e tentativa de reparar os danos (cicatrização).
Casos clínicos
Capítulo 2: Inflamação Aguda e Crônica
Assinale alternativa correta 
1. Uma mulher de 53 anos de idade tem apresentado febre alta e tosse produtiva com produção de secreção amarelada há 2 dias. Seus sinais vitais indicam uma temperatura de 37,8oC, 83 pulsos/min, 17 respirações/min e pressão sanguínea de 100/60 mmHg. Durante a auscultação do tórax, crepitações são audíveis nas bases de ambos os pulmões. Uma radiografia do tórax mostrou infiltrados pulmonares desiguais e presença de líquido na cavidade pleural direita. A toracocentese rendeu 500 mL de um fluido amarelo e turvo. Qual dos seguintes tipos de célula inflamatória será encontrado em concentrações aumentadas em uma amostra de escarro? 
(A) Macrófagos 
(B) Neutrófilos 
(C) Mastócitos 
(D) Pequenos linfócitos 
(E) Células gigantes de Langhans 
2. Um homem de 63 anos de idade desenvolveu piora de um quadro de insuficiência cardíaca congestiva 2 semanas após ter sofrido um infarto agudo do miocárdio. O ecocardiograma apontou uma diminuição marcante da fração de ejeção. Na necropsia, um corte da área infartada mostrou que o miocárdio necrosado havia sido amplamente substituído por capilares, fibroblastos e colágeno. Várias células inflamatórias estavam presentes. Qual dos seguintes tipos de células inflamatórias presentes nessa lesão desempenha o papel mais importante no processo de cura? 
(A) Macrófagos 
(B) Plasmócitos 
(C) Neutrófilos 
(D) Eosinófilos 
(E) Células epitelioides 
3. Um homem de 36 anos de idade sofre de dor abdominal na região epigástrica média nos últimos 3 meses. Uma endoscopia gastrintestinal superior apontou a existência de uma ulceração superficial e bem delimitada, medindo 2 cm, no antro gástrico. Uma amostra de biópsia da base desta úlcera mostrou angiogênese, fibrose e infiltração de células mononucleares contendo linfócitos, macrófagos e plasmócitos. Qual dos seguintes termos melhor descreve esse processo patológico? 
(A) Inflamação aguda 
(B) Inflamação serosa 
(C) Inflamação granulomatosa 
(D) Inflamação fibrinosa 
(E) Inflamação crônica 
4. Nos últimos 2 dias, um homem de 41 anos de idade tem apresentado forte dor de cabeça e sua temperatura atual é de 39,2oC. Realizou-se uma punção lombar, e o líquido cefalorraquidiáceo obtido apresentou uma contagem de leucócitos igual a 910 células/mm3, com constituição de 94% de neutrófilos e 6% de linfócitos. Qual das seguintes substâncias é o mediador mais provável da febre observada nesse paciente? 
(A) Bradicinina 
(B) Leucotrieno B4 
(C) Histamina 
(D) Mieloperoxidase 
(E) Óxido nítrico 
(F) Fator de necrose tumoral
Profa. Dra. Maria das Graças Prianti

Continue navegando