Buscar

atividade contextualizada - organização, sistema e métodos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um fluxograma é um diagrama ou uma representação esquemática de um processo ou de uma sequência de ações executáveis que visam obter uma solução para uma questão determinada. É uma representação gráfica formalizada que ilustra um fluxo de trabalho ou processo ou uma solução para um determinado problema e é considerado uma das 7 ferramentas da qualidade. Existem vários tipos de fluxograma e cada um deles é divido de diferentes formas.
	Os fluxogramas são classificados de formas diferentes a depender do seu uso e dos setores onde o mesmo é aplicado. Entre os mais comuns, estão: fluxograma de processo (PFD), diagrama de blocos, fluxograma de documentos ou fluxograma de trabalho, mapeamento de fluxo de valor (VSM), modelagem e notação de processos de negócios (BPMN) e fluxograma de dados (DFDs).
	O diagrama de blocos, como o nome indica, é uma ilustração de desenho de um sistema cujas partes ou componentes principais são representados por blocos. É um fluxograma extremamente genérico, podendo ser aplicado a qualquer tarefa e é bastante usado na engenharia. É usado para projetar novos sistemas ou para descrever e melhorar os existentes. Sua estrutura fornece uma visão geral dos principais componentes de um sistema e normalmente não acompanha prazos ou divisões por áreas.
	Um outro tipo de fluxograma muito comum é o de documentos. Ele é também chamado de diagrama de fluxo de trabalho. Consistem em exibir o fluxo de documentos em papel e eletrônicos (por exemplo via e-mail) entre áreas de uma empresa. Ajudam os analistas a entender, documentar e melhorar vários processos de trabalho dentro de uma organização. Tradicionalmente, entre os diferentes tipos de fluxogramas, os fluxogramas de documentos devem ser lidos da esquerda para a direita, porque indicam o fluxo de documentos através das áreas de um negócio. O fluxograma de documentos facilita identificar a colocação dos controles internos dentro de uma organização, além de oferecem uma visão clara dos processos de negócios.

Outros materiais