Buscar

Relatório - preparo de soluções

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO 
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS SAUDE E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS
DISCIPLINA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL I
PREPARO DE SOLUÇÕES MOLARES
IMPERATRIZ –MA
2022
MATHEUS SOUSA SILVA MENDES
PREPARO DE SOLUÇÕES MOLARES
 Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Química Experimental I do curso de Engenharia de Alimentos, como requisito parcial para obtenção de nota.
IMPERATRIZ-MA
2022
Sumário
1 – INTRODUÇÃO	4
2 – OBJETIVOS	5
3 - MATERIAIS E MÉTODOS	6
3.1 Materiais	6
3.2 Métodos	6
4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES	7
5 – CONCLUSÃO	9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	10
1 – INTRODUÇÃO
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias, compreendendo soluto e solvente. Os solutos estão presentes em menores proporções e tratam-se da substância dissolvida, já os solventes se apresentam em maior quantidade em relação ao soluto e o dissolve.[1]
O preparo de uma solução a partir de um sólido consiste em dissolver uma determinada massa do sólido, em um determinado volume de um solvente adequado. [2]
Existem diversos tipos de soluções, e elas são classificadas quanto ao seu estado físico, sendo elas sólidas, líquidas ou gasosas. Uma indicação usada pra classificar uma solução é sua concentração. que indica que a solução está concentrada ou diluída, ou seja, se a concentração do soluto em relação ao solvente está alta ou baixa. 
Ao analisar a concentração de uma solução são usadas unidades de fração molas, porcentagem molar, molaridade, molalidade e porcentagem em massa.[1]
2 – OBJETIVO
Executar o preparo de soluções com dois componentes, um soluto sólido e um e um solvente em estado líquido, tal como rotular e armazenar a solução preparada. 
3 - MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Materiais 
· Becker (50ml)
· Bastão de vidro
· Balão Volumétrico
· Balança Analítica
· Becker (150 ml)
3.2 Métodos
Para o preparo foi informado que seria necessário 1,4 M de NaNO3 para a solução de 100ml, valor que foi aplicado na formula M= para assim acharmos sua massa. 
Como resultado obtivemos n° = 0,14 mol para aplicar nos valores de NaNO3 que são:
1 mol NaNO3 = 84,99g então 0,14 mol NaNO3 equivale a 11,8986g
Esse valor então foi pesado na balança e levado a um Becker para que fosse diluído com o auxílio de um bastão de vidro em água destilada, por volta de 30ml, logo depois sendo encaminhado para um balão volumétrico. 
Para que fosse usado 100% do NaNO3 dissolvido, o Becker e o bastão foram lavados com água destilada mais duas vezes contendo 15ml cada, assim também sendo adicionado ao balão, para chegar aos 100ml necessários, pouco mais de 40ml de água destilada foi adicionado utilizando uma pisseta.
Após adicionar a solução ao balão volumétrico, foi necessário que a fosse agitada, virando para o lado cuidadosamente o balão 3 vezes, assim homogeneizando a solução, para que fosse rotulada e armazenada em um frasco para uso futuro.
Na rotulagem continha informações de qual solução havia ali, sua concentração, nome que quem a preparou, e a data que foi preparada.
Solução armazenada no balão volumétrico
4 – RESULTADOS E DISCUSSÕES
A solução de 0,14 mol (11,89g) de NaNO3 com 100ml água destilada foi preparada e armazenada, é classificada como diluída por erro no manuseio da pissita no preparo da solução, foi devidamente rotulada e armazenada para uso futuro.
5 – CONCLUSÃO
Notamos a importância do correto manuseio das substâncias envolvidas, caso contrário a solução será classificada como concentrada ou diluída, dependendo se o solvente ou o soluto forem a mais ou a menos. A rotulação também mostrou sua importância pois deve conter informações cruciais para o uso futuro da mesma. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Toda matéria. https://www.todamateria.com.br/solucoes-quimicas/#:~:text=As%20solu%C3%A7%C3%B5es%20qu%C3%ADmicas%20s%C3%A3o%20misturas,%C3%A9%20a%20subst%C3%A2ncia%20que%20dissolve. [1]
Labiq.http://labiq.iq.usp.br/paginas_view.php?idPagina=10&idTopico=74#.Y1RnZ3ZO3IU [2]
2

Continue navegando