Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Entre as décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos, surgiu o Movimento de Reconceptualização do currículo como um contraponto à perspectiva conservadora de currículo anteriormente adotada. O movimento de reconceptualização do currículo tenta superar a concepção técnica do currículo, com contribuições da fenomenologia e do neomarxismo.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique como o Movimento de Reconceptualização do Currículo define currículo.
a. A cultura popular é parte integrante do currículo escolar.
b. Grupos dominantes não conseguem influenciar nos currículos.
c. Conhecimento e poder são categorias distintas e não têm a menor relação entre si.
d. Enfatiza o papel das estruturas políticas na reprodução cultural e social.
e. A educação e o currículo historicamente combateram as desigualdades sociais.

Ralph Tyler é um pensador americano que viveu no período pós-guerra em que o setor industrial precisava ser retomado para favorecer o poder econômico e fortalecer uma identidade cultural americana. Sua maior contribuição para o currículo foi colocar o modelo de currículo proposto por Bobbit em prática.
A respeito da contribuição de Tyler sobre o currículo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Tyler fez uma tentativa de mesclar as propostas do Eficientismo e do Progressivismo. Seu modelo de currículo, no entanto, era essencialmente uma questão técnica.
( ) Tyler propôs que o currículo fosse a simulação de conhecimentos sobre a vida contemporânea e a formação para o trabalho.
( ) Para Tyler, o aspecto mais importante da formulação curricular são os objetivos educacionais.
( ) A orientação psicanalista auxiliou a recortar os objetivos, para que não ficassem muito extensos.
a. F, F, V, V.
b. V, V, F, F.
c. V, F, V, F.
d. F, V, V, F.
e. F, V, F, V.

A avaliação é composta por vários procedimentos que servem como subsídio à prática docente, com o objetivo de melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Existem dois tipos de avaliação, a avaliação interna que é realizada pela escola, que tem o objetivo de verificar a aprendizagem do aluno e é determinada em pelo planejamento escolar. A avaliação externa é realizada por agente externo à escola, geralmente por um órgão governamental e é um instrumento que fornece elementos para a formulação e o monitoramento de políticas públicas.
Sobre a avaliação do sistema, assinale a alternativa correta:
a. A descontinuidade das políticas educacionais em função de mudanças eleitorais, as iniciativas anteriores são esvaziadas pouco interferem nas avaliações.
b. A avaliação é sinônimo da qualidade do ensino ou da aprendizagem, e o seu registro expressa essa qualidade.
c. A avaliação não expressa as nossas representações sociais. Ela é o reflexo de padrões conscientes de qualidade.
d. As políticas nacionais, estaduais e municipais levaram em conta os diferentes dados avaliativos e isso reflete-se nos resultados das avaliações.
e. A avaliação é um diagnóstico da realidade, que serve para o aprimoramento da ação de professores e de estudantes.

Os currículos elaborados pelos órgãos oficiais do governo são chamados de política curricular. Esses currículos têm, como função, organizar e estruturar os sistemas de educação, possibilitando, a toda população, acesso à educação e regulamentação dos sistemas municipais, estaduais e federal de educação.
Sobre políticas curriculares, assinale a resposta correta.
a. As políticas curriculares têm, como objetivo, estruturar e organizar os sistemas educacionais, restringindo o acesso da população à educação.
b. A maior crítica ao currículo nacional é que, quase sempre, este favorece os interesses sociais em detrimento do mercado, ao definir o conhecimento como prioridade.
c. O currículo nacional é um documento que pensa a realidade regional, considerando as diversidades culturais locais, sendo favorável ao processo de ensino e aprendizagem.
d. O controle exercido pelas políticas curriculares acontece de maneira explícita, uma vez que opera por meio do currículo formal.
e. As políticas curriculares não só norteiam e orientam os trabalhos realizados nas escolas, mas também são consideradas um mecanismo estratégico de controle da população.

O currículo é um documento que orienta o trabalho pedagógico, sendo elaborado pela comunidade escolar, de acordo com a legislação, a realidade do aluno e os princípios e valores da escola. No currículo, não aparece apenas o conteúdo, mas também é abordada a interdisciplinariedade, a inclusão e a maneira como esse conteúdo será organizado e dividido. Existem vários tipos de currículo: currículo oculto, currículo formal, currículo real e currículo turístico.
Segundo os conceitos dos tipos de currículos, assinale a alternativa correta.
a. O currículo turístico acontece quando temáticas relativas à diversidade cultural são incluídas, de modo permanente, nos currículos e é adequado o espaço com a integração de identidades.
b. O currículo oculto abarca tudo o que é ensinado e aprendido sem que haja um planejamento prévio. Quase sempre se refere a valores implícitos nas atividades escolares, em que aparecem formas de ver o mundo e as relações e preconceitos.
c. O currículo em ação ou real refere-se ao que acontece na prática, envolvendo a interação entre professores e alunos, mas sempre seguindo o que foi planejado no currículo formal.
d. O currículo formal refere-se às leis e normas governamentais, sendo de natureza obrigatória e devendo ser implantado em todas as escolas do país.
e. O currículo nulo ou "campos de silêncio" são as omissões de elementos das diferentes culturas. Seu significado é fundamental para entender o currículo como espaço de integração de identidades.

A partir dos anos 1990, as chamadas políticas de avaliação se tornaram uma prática regular dos sistemas de ensino no Brasil. Relacionadas à lógica neoliberal de gestão dos sistemas educacionais, as políticas de avaliação fazem parte de um conjunto mais amplo de políticas, que instituíram processos de reforma em sistemas educacionais de diferentes partes do mundo.
Sobre as políticas de avaliação, assinale a alternativa correta:
a. O Governo Federal passou a realizar, com regularidade, avaliações de sistema, visando mapear o processo de ensino-aprendizagem das escolas brasileiras.
b. A avaliação é tomada como um instrumento estratégico para a gestão dos sistemas, uma vez que faz um mapeamento total da realidade e das condições escolares.
c. Em 1990, houve uma pressão do Banco Mundial para que fossem fortalecidas as estratégias de controle por meio de avaliações externas.
d. A lógica de organização e de gestão da educação no Brasil passou a ser, após a década de 1990, predominantemente voltada para o aprendizado de novas competências.
e. Visando atender a essa sistematização de práticas de avaliação para o mapeamento da qualidade do ensino, foi criada uma avaliação única para todas as escolas.

A avaliação é parte do processo de ensino-aprendizado, ela deveria ser contínua, cumulativa e sistemática. Mas muitas vezes, a avaliação é vista apenas como um instrumento de verificação da aprendizagem, com o objetivo de apresentar os resultados do processo de ensino. Mas para muitos teóricos essa visão é equivocada pois trata a avaliação como exame.
Sobre avaliação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Ao tratar a avaliação como exame, os professores transformam a avaliação em uma mera ação classificatória e seletiva.
( ) Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível.
( ) A avaliação serve apenas como instrumento de verificação de aprendizagens, que tem a função de apresentar os resultados do processo de ensino.
( ) A avaliação relaciona-se ao planejamento curricular com o objetivo de avaliar como as escolhas realizadas são as mais apropriadas para a situação e o contexto.
a. V, V, F, V
b. V, F, V, V
c. V, V, V, F
d. F, V, V, V
e. V, V, F, V

A pedagogia crítico-social dos conteúdos está preocupada com a função de transformar a sociedade por meio da educação, mas os conteúdos acumulados pela humanidade não podem ser esquecidos e são fundamentais para que as contradições sociais sejam superadas. Assim, “A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade”.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a proposta da pedagogia crítico-social.
a. Há a necessidade de se transmitir a cultura mais ampla, já que a seleção no currículo é neutra.
b. A educação crítica deixa de contemplar a cultura historicamente acumulada.
c. Na visão histórico-crítica, os problemas sociais são o centro da aprendizagem.
d. É a partir da apropriação dos conhecimentos sistematizados que os alunos têm possibilidades de intervir na realidade social.
e. A escola não tem como modificar as relações sociais de produção.

Avaliação educacional é um termo genérico, que abrange vários significados e várias práticas distintas. Ela tem a função de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e deve ser feita de modo rotineiro e sistematizado.
Considerando o excerto apresentado, sobre avaliação educacional, analise as afirmativas a seguir:
I. É a prática de premiar os melhores alunos.
II. É a prática de avaliar instituições de ensino e professores.
III. É a prática de avaliar currículos e projetos.
IV. É a prática de avaliar sistemas educacionais.
a. I, II e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. II e III, apenas.
e. II, III e IV, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Entre as décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos, surgiu o Movimento de Reconceptualização do currículo como um contraponto à perspectiva conservadora de currículo anteriormente adotada. O movimento de reconceptualização do currículo tenta superar a concepção técnica do currículo, com contribuições da fenomenologia e do neomarxismo.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique como o Movimento de Reconceptualização do Currículo define currículo.
a. A cultura popular é parte integrante do currículo escolar.
b. Grupos dominantes não conseguem influenciar nos currículos.
c. Conhecimento e poder são categorias distintas e não têm a menor relação entre si.
d. Enfatiza o papel das estruturas políticas na reprodução cultural e social.
e. A educação e o currículo historicamente combateram as desigualdades sociais.

Ralph Tyler é um pensador americano que viveu no período pós-guerra em que o setor industrial precisava ser retomado para favorecer o poder econômico e fortalecer uma identidade cultural americana. Sua maior contribuição para o currículo foi colocar o modelo de currículo proposto por Bobbit em prática.
A respeito da contribuição de Tyler sobre o currículo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Tyler fez uma tentativa de mesclar as propostas do Eficientismo e do Progressivismo. Seu modelo de currículo, no entanto, era essencialmente uma questão técnica.
( ) Tyler propôs que o currículo fosse a simulação de conhecimentos sobre a vida contemporânea e a formação para o trabalho.
( ) Para Tyler, o aspecto mais importante da formulação curricular são os objetivos educacionais.
( ) A orientação psicanalista auxiliou a recortar os objetivos, para que não ficassem muito extensos.
a. F, F, V, V.
b. V, V, F, F.
c. V, F, V, F.
d. F, V, V, F.
e. F, V, F, V.

A avaliação é composta por vários procedimentos que servem como subsídio à prática docente, com o objetivo de melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Existem dois tipos de avaliação, a avaliação interna que é realizada pela escola, que tem o objetivo de verificar a aprendizagem do aluno e é determinada em pelo planejamento escolar. A avaliação externa é realizada por agente externo à escola, geralmente por um órgão governamental e é um instrumento que fornece elementos para a formulação e o monitoramento de políticas públicas.
Sobre a avaliação do sistema, assinale a alternativa correta:
a. A descontinuidade das políticas educacionais em função de mudanças eleitorais, as iniciativas anteriores são esvaziadas pouco interferem nas avaliações.
b. A avaliação é sinônimo da qualidade do ensino ou da aprendizagem, e o seu registro expressa essa qualidade.
c. A avaliação não expressa as nossas representações sociais. Ela é o reflexo de padrões conscientes de qualidade.
d. As políticas nacionais, estaduais e municipais levaram em conta os diferentes dados avaliativos e isso reflete-se nos resultados das avaliações.
e. A avaliação é um diagnóstico da realidade, que serve para o aprimoramento da ação de professores e de estudantes.

Os currículos elaborados pelos órgãos oficiais do governo são chamados de política curricular. Esses currículos têm, como função, organizar e estruturar os sistemas de educação, possibilitando, a toda população, acesso à educação e regulamentação dos sistemas municipais, estaduais e federal de educação.
Sobre políticas curriculares, assinale a resposta correta.
a. As políticas curriculares têm, como objetivo, estruturar e organizar os sistemas educacionais, restringindo o acesso da população à educação.
b. A maior crítica ao currículo nacional é que, quase sempre, este favorece os interesses sociais em detrimento do mercado, ao definir o conhecimento como prioridade.
c. O currículo nacional é um documento que pensa a realidade regional, considerando as diversidades culturais locais, sendo favorável ao processo de ensino e aprendizagem.
d. O controle exercido pelas políticas curriculares acontece de maneira explícita, uma vez que opera por meio do currículo formal.
e. As políticas curriculares não só norteiam e orientam os trabalhos realizados nas escolas, mas também são consideradas um mecanismo estratégico de controle da população.

O currículo é um documento que orienta o trabalho pedagógico, sendo elaborado pela comunidade escolar, de acordo com a legislação, a realidade do aluno e os princípios e valores da escola. No currículo, não aparece apenas o conteúdo, mas também é abordada a interdisciplinariedade, a inclusão e a maneira como esse conteúdo será organizado e dividido. Existem vários tipos de currículo: currículo oculto, currículo formal, currículo real e currículo turístico.
Segundo os conceitos dos tipos de currículos, assinale a alternativa correta.
a. O currículo turístico acontece quando temáticas relativas à diversidade cultural são incluídas, de modo permanente, nos currículos e é adequado o espaço com a integração de identidades.
b. O currículo oculto abarca tudo o que é ensinado e aprendido sem que haja um planejamento prévio. Quase sempre se refere a valores implícitos nas atividades escolares, em que aparecem formas de ver o mundo e as relações e preconceitos.
c. O currículo em ação ou real refere-se ao que acontece na prática, envolvendo a interação entre professores e alunos, mas sempre seguindo o que foi planejado no currículo formal.
d. O currículo formal refere-se às leis e normas governamentais, sendo de natureza obrigatória e devendo ser implantado em todas as escolas do país.
e. O currículo nulo ou "campos de silêncio" são as omissões de elementos das diferentes culturas. Seu significado é fundamental para entender o currículo como espaço de integração de identidades.

A partir dos anos 1990, as chamadas políticas de avaliação se tornaram uma prática regular dos sistemas de ensino no Brasil. Relacionadas à lógica neoliberal de gestão dos sistemas educacionais, as políticas de avaliação fazem parte de um conjunto mais amplo de políticas, que instituíram processos de reforma em sistemas educacionais de diferentes partes do mundo.
Sobre as políticas de avaliação, assinale a alternativa correta:
a. O Governo Federal passou a realizar, com regularidade, avaliações de sistema, visando mapear o processo de ensino-aprendizagem das escolas brasileiras.
b. A avaliação é tomada como um instrumento estratégico para a gestão dos sistemas, uma vez que faz um mapeamento total da realidade e das condições escolares.
c. Em 1990, houve uma pressão do Banco Mundial para que fossem fortalecidas as estratégias de controle por meio de avaliações externas.
d. A lógica de organização e de gestão da educação no Brasil passou a ser, após a década de 1990, predominantemente voltada para o aprendizado de novas competências.
e. Visando atender a essa sistematização de práticas de avaliação para o mapeamento da qualidade do ensino, foi criada uma avaliação única para todas as escolas.

A avaliação é parte do processo de ensino-aprendizado, ela deveria ser contínua, cumulativa e sistemática. Mas muitas vezes, a avaliação é vista apenas como um instrumento de verificação da aprendizagem, com o objetivo de apresentar os resultados do processo de ensino. Mas para muitos teóricos essa visão é equivocada pois trata a avaliação como exame.
Sobre avaliação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Ao tratar a avaliação como exame, os professores transformam a avaliação em uma mera ação classificatória e seletiva.
( ) Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível.
( ) A avaliação serve apenas como instrumento de verificação de aprendizagens, que tem a função de apresentar os resultados do processo de ensino.
( ) A avaliação relaciona-se ao planejamento curricular com o objetivo de avaliar como as escolhas realizadas são as mais apropriadas para a situação e o contexto.
a. V, V, F, V
b. V, F, V, V
c. V, V, V, F
d. F, V, V, V
e. V, V, F, V

A pedagogia crítico-social dos conteúdos está preocupada com a função de transformar a sociedade por meio da educação, mas os conteúdos acumulados pela humanidade não podem ser esquecidos e são fundamentais para que as contradições sociais sejam superadas. Assim, “A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade”.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a proposta da pedagogia crítico-social.
a. Há a necessidade de se transmitir a cultura mais ampla, já que a seleção no currículo é neutra.
b. A educação crítica deixa de contemplar a cultura historicamente acumulada.
c. Na visão histórico-crítica, os problemas sociais são o centro da aprendizagem.
d. É a partir da apropriação dos conhecimentos sistematizados que os alunos têm possibilidades de intervir na realidade social.
e. A escola não tem como modificar as relações sociais de produção.

Avaliação educacional é um termo genérico, que abrange vários significados e várias práticas distintas. Ela tem a função de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e deve ser feita de modo rotineiro e sistematizado.
Considerando o excerto apresentado, sobre avaliação educacional, analise as afirmativas a seguir:
I. É a prática de premiar os melhores alunos.
II. É a prática de avaliar instituições de ensino e professores.
III. É a prática de avaliar currículos e projetos.
IV. É a prática de avaliar sistemas educacionais.
a. I, II e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. II e III, apenas.
e. II, III e IV, apenas.

Prévia do material em texto

16/12/2022 16:15 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1718818&cmid=487334 1/5
Minhas Disciplinas 222RGR0252A - AVALIAÇÃO E CURRÍCULO PROVA N2 (A5) N2 (A5)
Iniciado em sexta, 16 dez 2022, 14:33
Estado Finalizada
Concluída em sexta, 16 dez 2022, 16:14
Tempo
empregado
1 hora 41 minutos
Avaliar 8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Entre as décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos, surgiu o Movimento de Reconceptualização do currículo como um contraponto à
perspectiva conservadora de currículo anteriormente adotada. O movimento de reconceptualização do currículo tenta superar a concepção
técnica do currículo, com contribuições da fenomenologia e do neomarxismo.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique como o Movimento de Reconceptualização do Currículo define currículo.
a. A cultura popular é parte integrante do currículo escolar.
b. Grupos dominantes não conseguem in�uenciar nos currículos.
c. Conhecimento e poder são categorias distintas e não têm a menor relação entre si.
d. Enfatiza o papel das estruturas políticas na reprodução cultural e social.
e. A educação e o currículo historicamente combateram as desigualdades sociais.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://ambienteacademico.com.br/my/
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=17744
https://ambienteacademico.com.br/course/view.php?id=17744&section=7
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=487334
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
16/12/2022 16:15 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1718818&cmid=487334 2/5
Questão 2
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 3
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Ralph Tyler é um pensador americano que viveu no período pós-guerra em que o setor industrial precisava ser retomado para favorecer o
poder econômico e fortalecer uma identidade cultural americana. Sua maior contribuição para o currículo foi colocar o modelo de currículo
proposto por Bobbit em prática. 
 
A respeito da contribuição de Tyler sobre o currículo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s)
falsa(s).
 
( ) Tyler fez uma tentativa de mesclar as propostas do Eficientismo e do Progressivismo. Seu modelo de currículo, no entanto, era
essencialmente uma questão técnica.
( ) Tyler propôs que o currículo fosse a simulação de conhecimentos sobre a vida contemporânea e a formação para o trabalho.
( ) Para Tyler, o aspecto mais importante da formulação curricular são os objetivos educacionais.
( ) A orientação psicanalista auxiliou a recortar os objetivos, para que não ficassem muito extensos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a. F, F, V, V.
b. V, V, F, F.
c. V, F, V, F.
d. F, V, V, F.
e. F, V, F, V.
A avaliação é composta por vários procedimentos que servem como subsídio à prática docente, com o objetivo de melhoria do processo de
ensino-aprendizagem. Existem dois tipos de avaliação, a avaliação interna que é realizada pela escola, que tem o objetivo de verificar a
aprendizagem do aluno e é determinada em pelo planejamento escolar. A avaliação externa é realizada por agente externo à escola,
geralmente por um órgão governamental e é um instrumento que fornece elementos para a formulação e o monitoramento de políticas
públicas. Sobre a avaliação do sistema, assinale a alternativa correta:
 
 
a. A descontinuidade das políticas educacionais em função de mudanças eleitorais, as iniciativas anteriores são esvaziadas
pouco interferem nas avaliações.
b. A avaliação é sinônimo da qualidade do ensino ou da aprendizagem, e o seu registro expressa essa qualidade.
c. A avaliação não expressa as nossas representações sociais. Ela é o re�exo de padrões conscientes de qualidade.
d. As políticas nacionais, estaduais e municipais levaram em conta os diferentes dados avaliativos e isso re�ete-se nos
resultados das avaliações.
e. A avaliação é um diagnóstico da realidade, que serve para o aprimoramento da ação de professores e de estudantes.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
16/12/2022 16:15 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1718818&cmid=487334 3/5
Questão 4
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 5
Completo
Atingiu 0,00 de 1,00
Questão 6
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Na primeira metade do século 20, tivemos a promoção das teorias curriculares tradicionais, também conhecidas por teorias técnicas. O
currículo tradicional era visto como uma listagem de assuntos impostos que deveriam ser ensinados pelo professor e memorizados pelos
estudantes.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a característica da teoria currículo tradicional.
a. Almejam que os alunos se tornem cultos e eruditos.
b. A quali�cação da mão de obra não é preocupação nesse tipo de currículo.
c. Habilidades básicas são pré-requisitos, uma vez que este currículo tem a preocupação com temas abstratos.
d. Mensuração de resultados não é uma preocupação no currículo tradicional.
e. Querem que o sistema educacional seja tão e�ciente como uma empresa.
Os currículos elaborados pelos órgãos oficiais do governo são chamados de política curricular. Esses currículos têm, como função,
organizar e estruturar os sistemas de educação, possibilitando, a toda população, acesso à educação e regulamentação dos sistemas
municipais, estaduais e federal de educação. Sobre políticas curriculares, assinale a resposta correta.
a. As políticas curriculares têm, como objetivo, estruturar e organizar os sistemas educacionais, restringindo o acesso da
população à educação.
b. A maior crítica ao currículo nacional é que, quase sempre, este favorece os interesses sociais em detrimento do mercado, ao
de�nir o conhecimento como prioridade.
c. O currículo nacional é um documento que pensa a realidade regional, considerando as diversidades culturais locais, sendo
favorável ao processo de ensino e aprendizagem.
d. O controle exercido pelas políticas curriculares acontece de maneira explícita, uma vez que opera por meio do currículo
formal.
e. As políticas curriculares não só norteiam e orientam os trabalhos realizados nas escolas, mas também são consideradas um
mecanismo estratégico de controle da população.
O currículo é um documento que orienta o trabalho pedagógico, sendo elaborado pela comunidade escolar, de acordo com a legislação, a
realidade do aluno e os princípios e valores da escola. No currículo, não aparece apenas o conteúdo, mas também é abordada a
interdisciplinariedade, a inclusão e a maneira como esse conteúdo será organizado e dividido. Existem vários tipos de currículo: currículo
oculto, currículo formal, currículo real e currículo turístico. Segundo os conceitos dos tipos de currículos, assinale a alternativa correta.
a. O currículo turístico acontece quando temáticas relativas à diversidade cultural são incluídas, de modo permanente, nos
currículos e é adequado o espaço com a integração de identidades.
b. O currículo oculto abarca tudo o que é ensinado e aprendido sem que haja um planejamento prévio. Quase sempre se refere
a valores implícitos nas atividades escolares, em que aparecem formas de ver o mundo e as relações e preconceitos.c. O currículo em ação ou real refere-se ao que acontece na prática, envolvendo a interação entre professores e alunos, mas
sempre seguindo o que foi planejado no currículo formal.
d. O currículo formal refere-se às leis e normas governamentais, sendo de natureza obrigatória e devendo ser implantado em
todas as escolas do país.
e. O currículo nulo ou "campos de silêncio" são as omissões de elementos das diferentes culturas. Seu signi�cado é
fundamental para entender o currículo como espaço de integração de identidades.
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
16/12/2022 16:15 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1718818&cmid=487334 4/5
Questão 7
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 8
Completo
Atingiu 0,00 de 1,00
A partir dos anos 1990, as chamadas políticas de avaliação se tornaram uma prática regular dos sistemas de ensino no Brasil. Relacionadas
à lógica neoliberal de gestão dos sistemas educacionais, as políticas de avaliação fazem parte de um conjunto mais amplo de políticas, que
instituíram processos de reforma em sistemas educacionais de diferentes partes do mundo. Sobre as políticas de avaliação, assinale a
alternativa correta:
a. O Governo Federal passou a realizar, com regularidade, avaliações de sistema, visando mapear o processo de ensino-
aprendizagem das escolas brasileiras.
b. A avaliação é tomada como um instrumento estratégico para a gestão dos sistemas, uma vez que faz um mapeamento total
da realidade e das condições escolares.
c. Em 1990, houve uma pressão do Banco Mundial para que fossem fortalecidas as estratégias de controle por meio de
avaliações externas.
d. A lógica de organização e de gestão da educação no Brasil passou a ser, após a década de 1990, predominantemente voltada
para o aprendizado de novas competências.
e. Visando atender a essa sistematização de práticas de avaliação para o mapeamento da qualidade do ensino, foi criada uma
avaliação única para todas as escolas.
A avaliação é parte do processo de ensino-aprendizado, ela deveria ser contínua, cumulativa e sistemática. Mas muitas vezes, a avaliação é
vista apenas como um instrumento de verificação da aprendizagem, com o objetivo de apresentar os resultados do processo de ensino.
Mas para muitos teóricos essa visão é equivocada pois trata a avaliação como exame.
 
Sobre avaliação, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
( ) Ao tratar a avaliação como exame,os professores transformam a avaliação em uma mera ação classificatória e seletiva.
( ) Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível
( ) A avaliação serve apenas como instrumento de verificação de aprendizagens, que tem a função de apresentar os resultados do
processo de ensino.
( ) A avaliação relaciona-se ao planejamento curricular com o objetivo de avaliar como as escolhas realizadas são as mais apropriadas
para a situação e o contexto.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
 
a. V, V, F, V    
b. V, F, V, V
c. V, V, V, F
d. F, V, V, V
e. V, V, F, V
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade
16/12/2022 16:15 N2 (A5): Revisão da tentativa
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/review.php?attempt=1718818&cmid=487334 5/5
Questão 9
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 10
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
A pedagogia crítico-social dos conteúdos está preocupada com a função de transformar a sociedade por meio da educação, mas os
conteúdos acumulados pela humanidade não podem ser esquecidos e são fundamentais para que as contradições sociais sejam
superadas. Assim, “A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um
instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da
sociedade”.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1990. p. 70.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique qual é a proposta da pedagogia crítico-social.
a. Há a necessidade de se transmitir a cultura mais ampla, já que a seleção no currículo é neutra.
b. A educação crítica deixa de contemplar a cultura historicamente acumulada.
c. Na visão histórico-crítica, os problemas sociais são o centro da aprendizagem.
d. É a partir da apropriação dos conhecimentos sistematizados que os alunos têm possibilidades de intervir na realidade social.
e. A escola não tem como modi�car as relações sociais de produção.
Avaliação educacional é um termo genérico, que abrange vários significados e várias práticas distintas. Ela tem a função de acompanhar o
processo de ensino e aprendizagem dos alunos e deve ser feita de modo rotineiro e sistematizado.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre avaliação educacional, analise as afirmativas a seguir:
 
I. É a prática de premiar os melhores alunos.
II. É a prática de avaliar instituições de ensino e professores.
III. É a prática de avaliar currículos e projetos.
IV. É a prática de avaliar sistemas educacionais.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
a. I, II e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. II e III, apenas.
e. II, III e IV, apenas.
◄ Revisão Atividade 4 (A4)
Seguir para...
Revisão Prova N2 (A5) ►
Guia Digital Carreiras e Internacionalização NAP CPA Responsabilidade Socioambiental
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=487333&forceview=1
https://ambienteacademico.com.br/mod/quiz/view.php?id=487336&forceview=1
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/GuiaDigital/Guia+digital/index.html
https://informa.fmu.br/carreiras/
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/NAP/inicial/nap/fmu/index.html
https://codely-fmu-content.s3.amazonaws.com/Moodle/CPA/landing_CPA/index.html
https://portal.fmu.br/sustentabilidade

Mais conteúdos dessa disciplina