Buscar

Tecido cartilaginoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tecido Conjuntivo Cartilaginoso
 É composto por grande quantidade de matriz extracelular, no entanto, ela é mais rígida nesse tecido do que no conjuntivo propriamente dito. Isso ocorre devido à presença de glicosaminoglicanos associadas às proteínas, além de finas fibras colágenas. Nas cartilagens, constituídas desse tecido, estão presentes os condrócitos, células que ficam alojadas dentro de lacunas na matriz. Devido à sua consistência especial, o tecido cartilaginoso faz a sustentação de diversas regiões do corpo, mas com certa flexibilidade. A matriz é calcificada pela deposição de cristais (formados de fosfato de cálcio) sobre as fibras. A célula especial do tecido, o osteócito, fica no interior de lacunas na matriz rígida. É uma célula madura originada dos osteoblastos, células ósseas jovens.
Função do tecido cartilaginoso 
O Tecido cartilaginoso apresenta funções ligadas principalmente a sustentação, como conferir a sustentação de tecidos moles; revestimento das articulações, facilitando o deslizamento e absorvendo choques; constituição do esqueleto temporário de embriões; formação e crescimento de ossos longos.
Constituição do tecido cartilaginoso
O tecido cartilaginoso possui dois tipos celulares, os condrócitos e os condroblastos, e uma matriz. A matriz é constituída por colágeno, além de macromoléculas de proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas. A matriz também apresenta uma grande quantidade de moléculas de água ligadas a glicosaminoglicanos, denominadas água de solvatação, atuando na absorção de choques
Os condroblastos são células precursoras dos condrócitos e secretoras da matriz cartilaginosa. Eles são alongados, suas membranas apresentam curtos microvilos, possuem um grande núcleo, além de um retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense bem desenvolvidos. Eles se originam a partir de células mesenquimáticas que se diferenciam, passando a secretar a matriz cartilaginosa. Quando essas células se encontram circundadas pela matriz, eles passam a ser chamados de condrócitos. O espaço entre a célula e a matriz é denominado lacuna.
Os condrócitos são células arredondadas, com um núcleo ovoide, apresentam retículo endoplasmático e complexo golgiense bem desenvolvidos e poucas mitocôndrias. Além disso, suas membranas também apresentam microvilos. Em seu citoplasma, podem ser observados também acúmulo de lipídios e reserva de glicogênio. Essas células podem dividir-se e formar grupos com até oito células dentro da lacuna, denominados grupos isógenos
O tecido cartilaginoso não apresenta vasos sanguíneos, linfáticos ou nervos. Como o tecido cartilaginoso não é vascularizado, sua nutrição, oxigenação e remoção de resíduos metabólicos são realizadas pelo pericôndrio, uma camada de tecido conjuntivo que envolve as cartilagens (exceto as cartilagens fibrosas e articulares).
O pericôndrio apresenta nervos e vasos sanguíneos, bem como células semelhantes a fibroblastos, os quais se diferenciam em condroblastos, permitindo um crescimento da cartilagem (crescimento aposicional). Nas cartilagens de ossos presentes em articulações móveis, a nutrição ocorre por meio do líquido sinovial.

Continue navegando