Buscar

A Artrologia é a parte da Anatomia que estuda as articulações

Prévia do material em texto

A Artrologia é a parte da Anatomia que estuda as articulações. A união de duas ou mais estruturas, podendo ser ossos, cartilagens ou tecido fibroso, que permitirá ou não movimentos entre duas peças ósseas, de acordo com o tipo de tecido e as características próprias das articulações. Existem vários tipos de articulações no nosso corpo, as mais básicas são as articulações fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
 A articulação cartilaginosa, também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. A articulação cartilaginosa (fibrocartilaginosa) sínfise, se encontrar na área da externo costal onde é responsável pelo movimento caixa torácica do nosso corpo, também entre a coluna vertebral, e no quadril, denominada sínfise púbica. 
 As articulações fibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos por tecido conjuntivo fibroso também conhecido como ligamento sutural. A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula. No crânio, a articulação fibrosa une os ossos parental com ossos feutal formando estruturas chamadas suturas. As suturas são encontradas principalmente no crânio de bebês, onde permitem que esse crânio se encurte no momento do parto permitindo a passagem no canal vaginal. Esse tipo de articulação no crânio do bebê também permite absorver impactos evitando lesões no sistema nervoso central.
 A articulação sinovial é também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial. Diferentemente das outras formas de articulação, as peças articuladas unem-se por meio da cápsula articular, onde o líquido está localizado. As articulações sinoviais movem-se de várias maneiras e podem ser encontradas. Entre os movimentos realizados por esse tipo de articulação, podemos citar a flexão, extensão, abdução, adução, rotação, pronação, inversão, refração, elevação e depressão.

Continue navegando