Logo Passei Direto
Buscar

Prova 1 Desafios Contemporâneos e Inovação na Gestão Pública 8

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na busca pelo desenvolvimento econômico e social de um país, o conceito de mercado é central. É no mercado que se dão as relações, no incentivo, no controle e na organização econômica do país, entre as empresas privadas e o governo.
Sobre o conceito de mercado, é correto afirmar que:
a.O mercado é governado pela relação entre vendedores e consumidores, o que é chamado de mão invisível do mercado. O governo tem pouca influência na regulação das atividades econômicas.
b.Na visão dos economistas, o mercado é visto como um mecanismo pouco eficiente, pois o nível de informação dos entes é igual, o que dificulta a negociação entre os diversos lados.
c.Mercado é o ambiente no qual pessoas, empresas ou governos interagem na negociação de um produto ou serviço, determinando quantidade e preço interessantes para ambos os lados.
d.A eficiência do mercado é impossível, pois compradores e vendedores buscam maximizar seus ganhos, o que leva a uma situação de desiquilíbrio que traz prejuízos para todos.
e.No mundo real, os agentes econômicos tomam decisões predominantemente racionais, sem a influência de fatores externos, o que traz grande estabilidade ao mercado.

Após o fim do regime militar, em 1985, a máquina pública brasileira era centralizada com práticas administrativas defasadas e processos rígidos e burocráticos. Os governos democráticos pós-regime militar implementaram uma série de mudanças significativas na estrutura da administração pública.
Sobre este período, analise as afirmativas abaixo:
I - A partir da Constituição de 1988, as mudanças na administração pública se tornaram mais profundas. A Constituição deu mais autonomia ao poder Executivo na gestão pública, o que permitiu a implantação de mudanças.
II- Como durou apenas dois anos, o governo Collor trouxe pouquíssimos reflexos para a administração pública, pois grande parte das mudanças planejadas não foram implementadas na prática.
III - O objetivo maior do Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (PDRAE), implantado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, era implantar as bases de uma "administração gerencial".
IV - O governo Lula acelerou a política de diminuição do quadro de funcionários, com a diminuição de cargos e vagas, o que permitiu uma recomposição salarial com a promessa de gratificação pelo desempenho.
a.As alternativas II, III e IV são corretas.
b.Somente a alternativa I é correta.
c.Somente a alternativa III é correta.
d.As alternativas III e IV são corretas.
e.As alternativas II e IV são corretas.

Sobre as características desta revolução tecnológica, analise as afirmacoes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I.Uso de máquinas comandadas manualmente por operadores humanos capacitados e treinados.
II.Aplicação de tecnologias digitais à manufatura; uso de equipamentos e máquinas inteligentes.
III.Utilização massiva de dados para analisar as informações sobre a produção e o consumo a fim de se acompanhar e tomar decisões sobre as melhorias do processo produtivo.
IV. Uso de tecnologias de produção já consagradas e testadas, evitando-se, assim, os riscos da utilização de tecnologias recentes.
a.As alternativas III e IV são corretas.
b.As alternativas I e III são corretas.
c.As alternativas II e IV são corretas.
d.As alternativas II e III são corretas.
e.As alternativas I e IV são corretas.

Com a transição do governo militar para os governos democráticos, durante as décadas de 1980 e 1990, o modelo de Estado brasileiro passou por uma significativa mudança, deixando de lado o papel de executor para assumir o papel de regulador da atividade econômica e da atuação das empresas privadas.
Sobre as mudanças e características deste período, avalie as assertivas abaixo e assinale verdadeiro ou falso:
( ) Políticas públicas pontuais passaram a ser o foco da gestão, substituindo os grandes planos integrados característicos dos governos desenvolvimentistas.
( ) O Estado passa a ter o papel de principal gerador do crescimento e do desenvolvimento econômico.
( ) O Estado é responsável pelo crescimento do país, diminuindo o papel da iniciativa privada na economia.
( ) Os governos passam a agir e influenciar o mercado utilizando como ferramenta as políticas públicas.
( ) A administração pública tem o papel de garantir o bom funcionamento das instituições e o cumprimento das leis.
a.F; F; V; V; F
b.V; V; F; V; F
c.V; V; F; F; V
d.V; F; F; V; V
e.F; V; V; V; F

Com a chegada da Corte portuguesa ao Brasil, a administração pública sofreu uma grande mudança para que a gestão tanto da metrópole quanto da Colônia fosse realizada a partir do Rio de Janeiro.
Sobre as mudanças ocorridas nesse período, é correto afirmar que:
a.Em 1847, com a criação do cargo de presidente do conselho de ministros, o país passou a ser uma república federativa governada por um presidente.
b.O Poder Judiciário criado neste período já apresentava a estrutura utilizada hoje, com diversos níveis de tribunais locais, estaduais e federais.
c.Muitas das instituições públicas criadas no período existem até hoje e foram fundamentais para a criação do Estado brasileiro.
d.A Constituição de 1824 determinou o Estado Nacional como um governo múltiplo e descentralizado, dividido em províncias com poder de decisão.
e.Cada província era dirigida por um presidente eleito pela população, além de um conselho geral constituído por membros escolhidos pelo imperador.

Da mesma forma como ocorre na iniciativa privada, a necessidade de inovar constantemente passou a ser fundamental para a administração pública, para que o governo possa tornar sua estrutura eficiente, ainda mais com o impacto das aceleradas mudanças tecnológicas, comportamentais e demográficas observadas nas últimas décadas.
Considere essa informação e assinale a alternativa correta:
a.O gestor público evita colocar em prática processos de inovação, mas é incentivado pela cultura organizacional a extrapolar os limites daquilo que a lei e as normas permitem.
b.Laboratórios de inovação possibilitam que os projetos inovadores passem por etapas fundamentais para o sucesso de uma inovação, como a experimentação, com base em "tentativa-erro-correção".
c.A inovação organizacional é comum na administração pública, pois é mais fácil implantar novos processos decisórios e novos modelos de gestão no governo do que na iniciativa privada.
d.A dificuldade em inovar pode ser creditada aos agentes públicos, pois as instituições públicas criam regulamentação e burocracia que incentivam a cultura e os processos de inovação.
e.Uma ferramenta utilizada na inciativa privada para que a inovação organizacional seja implementada é a utilização de laboratórios de inovação, o que é inviável no caso da administração pública.

A partir da década de 1990, não só no Brasil, mas em diversos países do mundo, os governos passam a encarar um grande desafio para garantir o desenvolvimento econômico e o atendimento das demandas da população por serviços e infraestruturas públicas, como estradas, hospitais e aeroportos.
Sobre este tipo de tipo de instrumento de política pública, analise as afirmações a seguir e escolha a alternativa correta:
I- As PFI são um instrumento que possibilita o compartilhamento dos riscos entre governo e iniciativa privada;
II- As PFI possibilitam a transferência de conhecimentos e experiências entre os agentes públicos e privados;
III- Com a utilização das PFI, o governo inglês transferiu os investimentos em infraestrutura totalmente para a inciativa privada;
IV- As PFI significaram uma continuidade na forma de financiamento para construção de infraestrutura em relação ao modelo tradicional do estado mínimo.
a.Somente as afirmações I e IV são corretas.
b.Somente as afirmações II e III são corretas.
c.Somente as afirmações I e III são corretas.
d.Somente as afirmações I e II são corretas.
e.Somente as afirmações II e IV são corretas.

Jean-Jacques Rousseau é um dos principais filósofos para se entender as bases da gestão pública e do papel do Estado em nossa vida.
Analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta:
I - O contrato social significa que cada cidadão renuncia a seus direitos naturais, pois a vontade do soberano será sempre mais importante do que a vontade dos demais cidadãos.
II - O contrato social é uma forma de garantir que os direitos de cada um sejam respeitados e o papel do Estado é garantir esses direitos individuais.
III - No conceito de república, o Estado é regido por leis que devem ser seguidas pelo governante. Assim, uma monarquia não pode ser uma república.
a.As alternativas I e III são corretas.
b.Somente a alternativa II é correta.
c.Somente a alternativa I é correta.
d.Somente a alternativa III é correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na busca pelo desenvolvimento econômico e social de um país, o conceito de mercado é central. É no mercado que se dão as relações, no incentivo, no controle e na organização econômica do país, entre as empresas privadas e o governo.
Sobre o conceito de mercado, é correto afirmar que:
a.O mercado é governado pela relação entre vendedores e consumidores, o que é chamado de mão invisível do mercado. O governo tem pouca influência na regulação das atividades econômicas.
b.Na visão dos economistas, o mercado é visto como um mecanismo pouco eficiente, pois o nível de informação dos entes é igual, o que dificulta a negociação entre os diversos lados.
c.Mercado é o ambiente no qual pessoas, empresas ou governos interagem na negociação de um produto ou serviço, determinando quantidade e preço interessantes para ambos os lados.
d.A eficiência do mercado é impossível, pois compradores e vendedores buscam maximizar seus ganhos, o que leva a uma situação de desiquilíbrio que traz prejuízos para todos.
e.No mundo real, os agentes econômicos tomam decisões predominantemente racionais, sem a influência de fatores externos, o que traz grande estabilidade ao mercado.

Após o fim do regime militar, em 1985, a máquina pública brasileira era centralizada com práticas administrativas defasadas e processos rígidos e burocráticos. Os governos democráticos pós-regime militar implementaram uma série de mudanças significativas na estrutura da administração pública.
Sobre este período, analise as afirmativas abaixo:
I - A partir da Constituição de 1988, as mudanças na administração pública se tornaram mais profundas. A Constituição deu mais autonomia ao poder Executivo na gestão pública, o que permitiu a implantação de mudanças.
II- Como durou apenas dois anos, o governo Collor trouxe pouquíssimos reflexos para a administração pública, pois grande parte das mudanças planejadas não foram implementadas na prática.
III - O objetivo maior do Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (PDRAE), implantado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, era implantar as bases de uma "administração gerencial".
IV - O governo Lula acelerou a política de diminuição do quadro de funcionários, com a diminuição de cargos e vagas, o que permitiu uma recomposição salarial com a promessa de gratificação pelo desempenho.
a.As alternativas II, III e IV são corretas.
b.Somente a alternativa I é correta.
c.Somente a alternativa III é correta.
d.As alternativas III e IV são corretas.
e.As alternativas II e IV são corretas.

Sobre as características desta revolução tecnológica, analise as afirmacoes abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I.Uso de máquinas comandadas manualmente por operadores humanos capacitados e treinados.
II.Aplicação de tecnologias digitais à manufatura; uso de equipamentos e máquinas inteligentes.
III.Utilização massiva de dados para analisar as informações sobre a produção e o consumo a fim de se acompanhar e tomar decisões sobre as melhorias do processo produtivo.
IV. Uso de tecnologias de produção já consagradas e testadas, evitando-se, assim, os riscos da utilização de tecnologias recentes.
a.As alternativas III e IV são corretas.
b.As alternativas I e III são corretas.
c.As alternativas II e IV são corretas.
d.As alternativas II e III são corretas.
e.As alternativas I e IV são corretas.

Com a transição do governo militar para os governos democráticos, durante as décadas de 1980 e 1990, o modelo de Estado brasileiro passou por uma significativa mudança, deixando de lado o papel de executor para assumir o papel de regulador da atividade econômica e da atuação das empresas privadas.
Sobre as mudanças e características deste período, avalie as assertivas abaixo e assinale verdadeiro ou falso:
( ) Políticas públicas pontuais passaram a ser o foco da gestão, substituindo os grandes planos integrados característicos dos governos desenvolvimentistas.
( ) O Estado passa a ter o papel de principal gerador do crescimento e do desenvolvimento econômico.
( ) O Estado é responsável pelo crescimento do país, diminuindo o papel da iniciativa privada na economia.
( ) Os governos passam a agir e influenciar o mercado utilizando como ferramenta as políticas públicas.
( ) A administração pública tem o papel de garantir o bom funcionamento das instituições e o cumprimento das leis.
a.F; F; V; V; F
b.V; V; F; V; F
c.V; V; F; F; V
d.V; F; F; V; V
e.F; V; V; V; F

Com a chegada da Corte portuguesa ao Brasil, a administração pública sofreu uma grande mudança para que a gestão tanto da metrópole quanto da Colônia fosse realizada a partir do Rio de Janeiro.
Sobre as mudanças ocorridas nesse período, é correto afirmar que:
a.Em 1847, com a criação do cargo de presidente do conselho de ministros, o país passou a ser uma república federativa governada por um presidente.
b.O Poder Judiciário criado neste período já apresentava a estrutura utilizada hoje, com diversos níveis de tribunais locais, estaduais e federais.
c.Muitas das instituições públicas criadas no período existem até hoje e foram fundamentais para a criação do Estado brasileiro.
d.A Constituição de 1824 determinou o Estado Nacional como um governo múltiplo e descentralizado, dividido em províncias com poder de decisão.
e.Cada província era dirigida por um presidente eleito pela população, além de um conselho geral constituído por membros escolhidos pelo imperador.

Da mesma forma como ocorre na iniciativa privada, a necessidade de inovar constantemente passou a ser fundamental para a administração pública, para que o governo possa tornar sua estrutura eficiente, ainda mais com o impacto das aceleradas mudanças tecnológicas, comportamentais e demográficas observadas nas últimas décadas.
Considere essa informação e assinale a alternativa correta:
a.O gestor público evita colocar em prática processos de inovação, mas é incentivado pela cultura organizacional a extrapolar os limites daquilo que a lei e as normas permitem.
b.Laboratórios de inovação possibilitam que os projetos inovadores passem por etapas fundamentais para o sucesso de uma inovação, como a experimentação, com base em "tentativa-erro-correção".
c.A inovação organizacional é comum na administração pública, pois é mais fácil implantar novos processos decisórios e novos modelos de gestão no governo do que na iniciativa privada.
d.A dificuldade em inovar pode ser creditada aos agentes públicos, pois as instituições públicas criam regulamentação e burocracia que incentivam a cultura e os processos de inovação.
e.Uma ferramenta utilizada na inciativa privada para que a inovação organizacional seja implementada é a utilização de laboratórios de inovação, o que é inviável no caso da administração pública.

A partir da década de 1990, não só no Brasil, mas em diversos países do mundo, os governos passam a encarar um grande desafio para garantir o desenvolvimento econômico e o atendimento das demandas da população por serviços e infraestruturas públicas, como estradas, hospitais e aeroportos.
Sobre este tipo de tipo de instrumento de política pública, analise as afirmações a seguir e escolha a alternativa correta:
I- As PFI são um instrumento que possibilita o compartilhamento dos riscos entre governo e iniciativa privada;
II- As PFI possibilitam a transferência de conhecimentos e experiências entre os agentes públicos e privados;
III- Com a utilização das PFI, o governo inglês transferiu os investimentos em infraestrutura totalmente para a inciativa privada;
IV- As PFI significaram uma continuidade na forma de financiamento para construção de infraestrutura em relação ao modelo tradicional do estado mínimo.
a.Somente as afirmações I e IV são corretas.
b.Somente as afirmações II e III são corretas.
c.Somente as afirmações I e III são corretas.
d.Somente as afirmações I e II são corretas.
e.Somente as afirmações II e IV são corretas.

Jean-Jacques Rousseau é um dos principais filósofos para se entender as bases da gestão pública e do papel do Estado em nossa vida.
Analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta:
I - O contrato social significa que cada cidadão renuncia a seus direitos naturais, pois a vontade do soberano será sempre mais importante do que a vontade dos demais cidadãos.
II - O contrato social é uma forma de garantir que os direitos de cada um sejam respeitados e o papel do Estado é garantir esses direitos individuais.
III - No conceito de república, o Estado é regido por leis que devem ser seguidas pelo governante. Assim, uma monarquia não pode ser uma república.
a.As alternativas I e III são corretas.
b.Somente a alternativa II é correta.
c.Somente a alternativa I é correta.
d.Somente a alternativa III é correta.

Prévia do material em texto

MBA em Práticas de Gestão na Administração Pública
Avaliação Final - Desafios Contemporâneos e Inovação na Gestão Pública
8,0 de um máximo de 10,0(80%)
Questão 1
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Texto da questão
Na busca pelo desenvolvimento econômico e social de um país, o conceito de mercado é central. É no mercado que se dão as relações, no incentivo, no controle e na organização econômica do país, entre as empresas privadas e o governo. Sobre o conceito de mercado, é correto afirmar que:
a.O mercado é governado pela relação entre vendedores e consumidores, o que é chamado de mão invisível do mercado. O governo tem pouca influência na regulação das atividades econômicas.
b.Na visão dos economistas, o mercado é visto como um mecanismo pouco eficiente, pois o nível de informação dos entes é igual, o que dificulta a negociação entre os diversos lados.
c.Mercado é o ambiente no qual pessoas, empresas ou governos interagem na negociação de um produto ou serviço, determinando quantidade e preço interessantes para ambos os lados.
d.A eficiência do mercado é impossível, pois compradores e vendedores buscam maximizar seus ganhos, o que leva a uma situação de desiquilíbrio que traz prejuízos para todos.
e.No mundo real, os agentes econômicos tomam decisões predominantemente racionais, sem a influência de fatores externos, o que traz grande estabilidade ao mercado.
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Texto da questão
Após o fim do regime militar, em 1985, a máquina pública brasileira era centralizada com práticas administrativas defasadas e processos rígidos e burocráticos. Os governos democráticos pós-regime militar implementaram uma série de mudanças significativas na estrutura da administração pública. Sobre este período, analise as afirmativas abaixo: I - A partir da Constituição de 1988, as mudanças na administração pública se tornaram mais profundas. A Constituição deu mais autonomia ao poder Executivo na gestão pública, o que permitiu a implantação de mudanças. II- Como durou apenas dois anos, o governo Collor trouxe pouquíssimos reflexos para a administração pública, pois grande parte das mudanças planejadas não foram implementadas na prática. III - O objetivo maior do Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (PDRAE), implantado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, era implantar as bases de uma "administração gerencial". IV - O governo Lula acelerou a política de diminuição do quadro de funcionários, com a diminuição de cargos e vagas, o que permitiu uma recomposição salarial com a promessa de gratificação pelo desempenho.
a.As alternativas II, III e IV são corretas.
b.Somente a alternativa I é correta.
c.Somente a alternativa III é correta.
d.As alternativas III e IV são corretas.
e.As alternativas II e IV são corretas.
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Texto da questão
I.Fazem parte de um ambiente propício para incentivar a inovação tecnológica as universidades, institutos de pesquisa, o Estado e empresas públicas e privadas.
II.O governo participa do ambiente de inovação, e a iniciativa privada tem o papel de integrar, direcionar os esforços e liderar os demais atores do ambiente de inovação.
III.A aliança do setor público com a iniciativa privada possibilita que as tecnologias e os conhecimentos desenvolvidos nos laboratórios públicos de pesquisa sejam utilizados pelo setor privado.
IV.As políticas públicas são fundamentais para incentivar o desenvolvimento tecnológico como forma de fomentar o desenvolvimento econômico e social do país.
a.As alternativas II, III e IV são corretas.
b.As alternativas I, III e IV são corretas.
c.Somente as alternativas II e IV são corretas.
d.As alternativas I, II e III são corretas.
e.Somente as alternativas I e IV são corretas.
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Texto da questão
As políticas públicas são utilizadas pelo governo como ferramentas para atingir o desenvolvimento econômico do país. Esse desenvolvimento pode ser entendido a partir de três dimensões complementares. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa correta.
a.Para buscar o desenvolvimento econômico, o governo deve evitar que grupos políticos ou econômicos dominantes influenciem suas políticas públicas.
b.O investimento na busca pelo desenvolvimento econômico é de responsabilidade do governo, que não deve contar com a ajuda da iniciativa privada.
c.O desenvolvimento econômico está ligado ao aumento da eficiência dos sistemas de produção e, consequentemente, da produtividade.
d.O aumento de riqueza de um país garante a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, pois a distribuição da riqueza ocorre de forma igualitária.
e.O atendimento das necessidades e das demandas da população estão ligadas ao desenvolvimento social, mas não ao desenvolvimento econômico.
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Texto da questão
A importância da inovação como ferramenta para o desenvolvimento econômico é ainda mais relevante devido à aproximação de uma nova revolução tecnológica, que terá impacto profundo sobre a forma de produção de bens físicos, podendo alterar, de forma definitiva, as relações econômicas entre países e empresas: a chamada quarta revolução industrial. Sobre as características desta revolução tecnológica, analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
I.Uso de máquinas comandadas manualmente por operadores humanos capacitados e treinados.
II.Aplicação de tecnologias digitais à manufatura; uso de equipamentos e máquinas inteligentes.
III.Utilização massiva de dados para analisar as informações sobre a produção e o consumo a fim de se acompanhar e tomar decisões sobre as melhorias do processo produtivo.
IV. Uso de tecnologias de produção já consagradas e testadas, evitando-se, assim, os riscos da utilização de tecnologias recentes.
a.As alternativas III e IV são corretas.
b.As alternativas I e III são corretas.
c.As alternativas II e IV são corretas.
d.As alternativas II e III são corretas.
e.As alternativas I e IV são corretas.
Questão 6
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Texto da questão
Com a transição do governo militar para os governos democráticos, durante as décadas de 1980 e 1990, o modelo de Estado brasileiro passou por uma significativa mudança, deixando de lado o papel de executor para assumir o papel de regulador da atividade econômica e da atuação das empresas privadas. Sobre as mudanças e características deste período, avalie as assertivas abaixo e assinale verdadeiro ou falso: ( ) Políticas públicas pontuais passaram a ser o foco da gestão, substituindo os grandes planos integrados característicos dos governos desenvolvimentistas. ( ) O Estado passa a ter o papel de principal gerador do crescimento e do desenvolvimento econômico. ( ) O Estado é responsável pelo crescimento do país, diminuindo o papel da iniciativa privada na economia. ( ) Os governos passam a agir e influenciar o mercado utilizando como ferramenta as políticas públicas. ( ) A administração pública tem o papel de garantir o bom funcionamento das instituições e o cumprimento das leis.
a.F; F; V; V; F
b.V; V; F; V; F
c.V; V; F; F; V
d.V; F; F; V; V
e.F; V; V; V; F
Questão 7
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Texto da questão
Com a chegada da Corte portuguesa ao Brasil, a administração pública sofreu uma grande mudança para que a gestão tanto da metrópole quanto da Colônia fosse realizada a partir do Rio de Janeiro. Sobre as mudanças ocorridas nesse período, é correto afirmar que:
a.Em 1847, com a criação do cargo de presidente do conselho de ministros, o país passou a ser uma república federativa governada por um presidente.
b.O Poder Judiciário criado neste período já apresentava a estrutura utilizada hoje, com diversos níveis de tribunais locais, estaduais e federais.
c.Muitas das instituições públicas criadas no período existem até hoje e foram fundamentais para a criação do Estado brasileiro.
d.A Constituição de 1824 determinou o Estado Nacional como um governo múltiplo e descentralizado,dividido em províncias com poder de decisão.
e.Cada província era dirigida por um presidente eleito pela população, além de um conselho geral constituído por membros escolhidos pelo imperador.
Questão 8
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Da mesma forma como ocorre na iniciativa privada, a necessidade de inovar constantemente passou a ser fundamental para a administração pública, para que o governo possa tornar sua estrutura eficiente, ainda mais com o impacto das aceleradas mudanças tecnológicas, comportamentais e demográficas observadas nas últimas décadas. Considere essa informação e assinale a alternativa correta:
a.O gestor público evita colocar em prática processos de inovação, mas é incentivado pela cultura organizacional a extrapolar os limites daquilo que a lei e as normas permitem
b.Laboratórios de inovação possibilitam que os projetos inovadores passem por etapas fundamentais para o sucesso de uma inovação, como a experimentação, com base em "tentativa-erro-correção".
c.A inovação organizacional é comum na administração pública, pois é mais fácil implantar novos processos decisórios e novos modelos de gestão no governo do que na iniciativa privada.
d.A dificuldade em inovar pode ser creditada aos agentes públicos, pois as instituições públicas criam regulamentação e burocracia que incentivam a cultura e os processos de inovação.
e.Uma ferramenta utilizada na inciativa privada para que a inovação organizacional seja implementada é a utilização de laboratórios de inovação, o que é inviável no caso da administração pública.
Questão 9
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Texto da questão
A partir da década de 1990, não só no Brasil, mas em diversos países do mundo, os governos passam a encarar um grande desafio para garantir o desenvolvimento econômico e o atendimento das demandas da população por serviços e infraestruturas públicas, como estradas, hospitais e aeroportos. O alto custo de construção e a complexa gestão destas infraestruturas torna o investimento inviável para o governo e pouco interessante para a iniciativa privada. Para contornar esta situação, no início da década de 1990, o governo inglês cria o conceito das Private Finance Initiative (PFI). Sobre este tipo de tipo de instrumento de política pública, analise as afirmações a seguir e escolha a alternativa correta: I- As PFI são um instrumento que possibilita o compartilhamento dos riscos entre governo e iniciativa privada; II- As PFI possibilitam a transferência de conhecimentos e experiências entre os agentes públicos e privados; III- Com a utilização das PFI, o governo inglês transferiu os investimentos em infraestrutura totalmente para a inciativa privada; IV- As PFI significaram uma continuidade na forma de financiamento para construção de infraestrutura em relação ao modelo tradicional do estado mínimo.
a.Somente as afirmações I e IV são corretas.
b.Somente as afirmações II e III são corretas.
c.Somente as afirmações I e III são corretas.
d.Somente as afirmações I e II são corretas.
e.Somente as afirmações II e IV são corretas.
Questão 10
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Texto da questão
Jean-Jacques Rousseau é um dos principais filósofos para se entender as bases da gestão pública e do papel do Estado em nossa vida. Analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta: I - O contrato social significa que cada cidadão renuncia a seus direitos naturais, pois a vontade do soberano será sempre mais importante do que a vontade dos demais cidadãos. II - O contrato social é uma forma de garantir que os direitos de cada um sejam respeitados e o papel do Estado é garantir esses direitos individuais. III - No conceito de república, o Estado é regido por leis que devem ser seguidas pelo governante. Assim, uma monarquia não pode ser uma república.
a.As alternativas I e III são corretas.
b.Somente a alternativa II é correta.
c.Somente a alternativa I é correta.
d.Somente a alternativa III é correta.
e.As alternativas II e III são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina