Buscar

Heron Ativ 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Pará/Instituto de Geociências/Faculdade de Geologia
Disciplina: Geologia e Lavra de Mina - Turma 01A/2021.3 – Prof. Joel Macambira.
Modalidade: Ensino Remoto.
Aluno: Heron Silva Bezerra da Costa 		 	Matrícula: 201708540002
Atividade 8
Elabore a Atividade neste mesmo arquivo Word, com máximo de 3 páginas, incluindo figuras. Coloque o seu nome no arquivo + Ativ. 8; mantenha a formatação. Prazo de entrega para o e-mail joel@ufpa.br: 24h de segunda-feira, 06/09/21.
1) Elabore um texto com máximo de 300 palavras comparando a garimpagem com a mineração, em todos os aspectos. (3 pts)
	A mineração e a garimpagem são atividades cujo objetivo é a extração de determinado minério, porém, possuem muitas diferenças. A questão técnica e de pesquisa, é um fator contrastante, pois na mineração, há bastante pesquisa preliminar para compreender a geologia da região e do depósito, para consequentemente desvendar o modo como o minério está disposto, enquanto que na mineração não há esse estudo detalhado, logo utilizando grandes depósitos que estão aflorantes. Além disso, a responsabilidade trabalhista e ambiental é outro fator contratante, pois no garimpo não há responsável técnico ou ambiental, não havendo preocupação com as consequências ambientais após a lavra, também não possuindo responsabilidade trabalhista, com os trabalhadores se submetendo a serviços de risco no processo da lavra, enquanto que na mineração há responsáveis legais, logo, há uma preocupação ambiental após a desativação da mina e são tomados cuidados para que os operários realizem as atividades com o máximo de segurança possível.
	Ademais, há diferença nas maquinas que são utilizadas, pois na mineração, são utilizados uma grande variedade de escavadores, caminhões, até explosivos para efetuar o método de lavra, permitindo uma eficiência maior no método de lavra, extraindo minério de grandes profundidades, em contrapartida, o garimpo não usa essa variedade de maquinários, utilizando de equipamentos como jatos de água com alta pressão, pás e picaretas, portanto, a extração do minério se restringe a profundidade desse maquinário, não alcançando maiores profundidades. Por fim, os equipamentos utilizados no beneficiamento também são diferentes, enquanto que na mineração há uma variedade de separadores, como magnéticos ou por densidade, além de equipamentos para fragmentar o material até o tamanho adequado, no garimpo o beneficiamento usa técnicas mais simples, como por exemplo a cobra fumando. 
2) Explique uma situação física que obrigará que a extração de uma jazida seja à céu aberto e uma outra situação física que obrigará que a lavra de outra jazida seja subterrânea. Coloque ilustrações das duas situações. Qual fator fará com que cada uma das jazidas seja lavrada? (4 pts)
	Uma situação física que obrigará a lavra subterrânea é a profundidade do depósito, pois depósitos muito profundos tornam inviável a lavra a céu aberto, pois, a quantidade de estéril extraído para o minério seria muito alta, tornando inviável economicamente esse método de lavra (Figura 1), no caso da figura 1, além de estar a uma grande profundidade, o direção do depósito está em uma posição desfavorável, sub vertical, portanto, o único método de lavra viável é a subterrânea. Um fator para extração dessa jazida pode ser o teor presente no mineral de minério, sendo viável aplicar esse método de lavra.
Figura 1: Esquema de depósito mineral extraído por lavra subterrânea.
Para que a extração de uma jazida seja realizada a céu aberto, é por conta da profundidade do depósito, em que está localizado mais próximo a superfície, em que a relação estéril minério é economicamente viável (Figura 2), em que na figura 2 é possível observar que a direção é vantajosa para lavra a céu aberto, pois está sub horizontal, podendo extrair grande volume do depósito. Um fator para extração dessa jazida é a dimensão do depósito, pois pode obter uma maior quantidade de minério pelo método de lavra a céu aberto.
Figura 2: Método de lavra a céu aberto, com minério próximo a superfície e sub horizontal.
3) Quais objetivos devem ser comuns a todas as etapas da lavra e beneficiamento? Justifique. (3 pts)
	Durante todas as etapas de lavra e beneficiamento os objetivos comuns são a concentração do mineral de minério com maiores teores, como por exemplo, nas etapas de lavra prioriza-se extrair o minério que possui os maiores teores, e maior volume, visando esse objetivo se define o melhor método de lavra. Para que posteriormente durante o processo de beneficiamento, seja concentrado o mineral de minério, da melhor forma possível, dessa forma, segregar da ganga.

Outros materiais