Buscar

DIARIO_DE_BORDO_ESTAGIO II

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
FRANCISCO SOARES DA SILVA 
DIÁRIO DE BORDO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADOII
AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUITERIANÓPOLIS-CE
2022
FRANCISCO SOARES DA SILVA
DIÁRIO DE BORDO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
 (
Diário 
d
e Observação
do Estágio apresentado ao Centro Universitário INTA - UNINTA como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado
 II
. 
Orientação: Prof. 
Esp.Daniel Luis Madeira Carneiro
)
QUITERIANÓPOLIS-CE
2022
APRESENTAÇÃO
· OBJETIVO
Esse estagio tem como objetivo apresentar para os gestores e pais e alunos a importância da ação docente na formação do individuo dentro da sociedade.
· TIPO DE ESTÁGIO 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
· CURSO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
· INSTITUIÇÃO DE ENSINO 
CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNINTA
· NOME DA ESCOLA ONDE OCORREU O ESTÁGIO 
FRANCISCO RODRIGUÊS DE MACEDO
· DIRETOR
RAIMUNDO RICARDO DE SOUZA MORENO
· PROFESSOR REGENTE
LUCILENE SOARES MOTA
· PROFESSOR ORIENTADOR
DANIEL LUIS MADEIRA CARNEIRO
DIÁRIO DE BORDO
	1º DIA
	DATA
	HORA DE INÍCIO
	HORA DE FIM
	
	17/10/2022
	07:00
	11:00
· Acolhida
· Oração 
· Chamada
· Correção das atividades de casa
· Atividades do dia 
DISCIPLINA: História 
UNIDADE TEMÁTICA: As formas de registrar as experiências da comunidade.
OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais.
HABILIDADE(S) DA BNCC: (EF02HI09) Identificar objetos e documentos pessoais que remetam à própria experiência no âmbito da família e/ou da comunidade, discutindo as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados.
METODOLOGIA: Organizou a turma sentada no chão em roda. Cada aluno colocou o objeto que trouxe à sua frente.
A medida que os alunos foram apresentando os objetos, a professora foi fazendo alguns questionamentos para que eles conseguissem descrever os objetos que levaram: Qual o nome do seu objeto? Como você conseguiu este objeto? Há quanto tempo você tem este objeto? O que este objeto representa para você?
	2º DIA
	DATA
	HORA DE INÍCIO
	HORA DE FIM
	
	18/10/2022
	07:00
	11:00
· Acolhida
· Oração 
· Chamada
· Correção das atividades de casa
· Atividades do dia 
· DISCIPLINA: matemática 
· UNIDADE TEMÁTICA: Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais
· OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Compreender o conceito de multiplicação através da resolução de problemas por meio de registros pessoais.
· HABILIDADE(S) DA BNCC: (EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
· METODOLOGIA: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, a professora colocou um problema na lousa e deu um tempo para os alunos tentarem resolver, após um tem ela pediu que os alunos compartilhasse uns com os outros as possíveis maneiras de resolverem o problema. Me conte o que você pensou fazer para resolver o problema. Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual? Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê? Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê? De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor? Agora pense: E se fossem 4 grupos de 4 alunos, quantas tampinhas cada grupo receberia? E se fossem 10 grupos de 2 alunos, quantas tampinhas cada grupo receberia? E quantas tampinhas a turma receberia? E assim ela ffoi desenvolvendo a aula.
	3º DIA
	DATA
	HORA DE INÍCIO
	HORA DE FIM
	
	19/10/2022
	07:00
	11:00
· Acolhida
· Oração 
· Chamada
· Correção das atividades de casa
· Atividades do dia 
· DISCIPLINA: Português 
· UNIDADE TEMÁTICA: Relacionando letras e sons a partir de manchetes de jornal
· OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Identificar a relação sonora entre os nomes das letras e os seus respectivos sons e a presença da letra de imprensa na escrita de manchetes.
· HABILIDADE(S) DA BNCC: (EF02LP06) (EF02LP07)
· METODOLOGIA: A professora iniciou a aula com a organização dos alunos em grupos de 5 alunos. Esse agrupamento durou no andamento de toda a atividade proposta, pois ajudou os alunos com mais dificuldades 2- Apresentou para os grupos uma manchete e fez um breve levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre o gênero: Vocês já leram uma manchete, não é mesmo? Para que serve uma manchete? Qual é a importância da manchete? Onde ela aparece? Como ela aparece?
	4º DIA
	DATA
	HORA DE INÍCIO
	HORA DE FIM
	
	20/10/2022
	07:00
	11:00
· Acolhida
· Oração 
· Chamada
· Correção das atividades de casa
· Atividades do dia 
· DISCIPLINA: Geografia 
· UNIDADE TEMÁTICA: O local onde vivo
· OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Analisar o modo de viver de pessoas em diferentes locais e identificar diferenças e semelhanças com o lugar de vivência.
· HABILIDADE(S) DA BNCC: (EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
· METODOLOGIA: A professora Leu uma pergunta do slide aos alunos e pediu para que eles observem a imagem. Em seguida, ela pediu para que os alunos falassem um pouco sobre como eles imaginam que é a vida nesse local. Durante essa discussão, ela levantou outros questionamentos como: Esse local se parece com onde vivemos? Você acha que esse lugar está localizado no Brasil? É possível identificar alguma diferença entre a foto e o local onde vivemos? Ela também chamou a atenção dos alunos para os aspectos culturais expostos na imagem.
	5º DIA
	DATA
	HORA DE INÍCIO
	HORA DE FIM
	
	21/10/2022
	07:00
	11:00
· Acolhida
· Oração 
· Chamada
· Correção das atividades de casa
· Atividades do dia 
· DISCIPLINA: Ciências 
· UNIDADE TEMÁTICA: Seres vivos
· OBJETO (S) DE CONHECIMENTO: Apontar características de um ser vivo, conseguindo identificar no ambiente em que os alunos vivem/estudam o que é um ser vivo, bem como aquilo que não tem vida e o porquê. Praticar atitudes científicas, investigativas, a cooperação e trabalho coletivo.
· HABILIDADE(S) DA BNCC: (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
· METODOLOGIA: A professora fez a apresentação do tema com imagens e perguntando aos alunos o que vêem. O objetivo era apenas levantar conhecimentos e não responder o que é que aparecia no slide. Indagou aos alunos “O que será que difere um ser vivo daquilo que existe no ambiente e não é vivo?” após alguns alunos arriscarem algumas respostas, ela pediu que eles pensassem juntos durante a aula e dessem a resposta no final ... 
CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBSERVAÇÃO
Foi de suma importância poder ter observado a dinâmica da sala de aula, convivido com os alunos e observado a postura da professora em relação à sala nesse período de observação. Nesse primeiro contato com essa realidade de sala de aula pude perceber que tipo de professor eu pretendo ser e essa experiência de formação propôs isso. Importante perceber, enquanto observador pesquisador, as diferentes situações que acontecem e prever possíveis reações nossas. Nesse período de observação, várias problemáticas eram postas e elas foram por demais importantes para a minha formação. Nessa direção, segundo Pimenta (1999, p.18) Espera-se, pois, que mobilize os conhecimentos da teoria da educação e da didática necessários à compreensão do ensino como realidade social, e que se desenvolva neles a capacidade de investigar a própria atividade para, a partir dela, constituírem e transformarem os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de suas identidadescomo professores.
De uma forma geral cabe considerar que os alunos sempre participavam da aula demonstrando interesse no conteúdo ensinado, a professora usava a criatividade e trazia, de vez em quando, atividades práticas como, por exemplo, uma que considerei interessante: que ela levou para sala algumas tampinhas de garrafas para serem usadas na aula de multiplicação e era notório como os alunos engajavam mais nesse momento da aula. 
Durante o processo de estágio tive a oportunidade de vivenciar momentos bons e prazerosos com os alunos, assim como presenciei momentos de desafios da professora e da equipe gestora por estarem lidando com crianças e algumas com necessidades especiais 
Houve uma boa aceitação da minha presença em sala por parte dos alunos o que facilitou a minha vivencia e pude contribuir nas atividades auxiliando a professora quando necessário.

Continue navegando