Logo Passei Direto
Buscar

Segurança de Voo Avançado AOL 1,2,3 e 4

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “O operador de aeródromo deve proibir o acesso e permanência de pessoas não autorizadas na área de manobras. O RBAC 153 (2021) descreve o acesso e permanência na área de manobras e o sistema de segurança operacional descrito pela ANAC”. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 153: Segurança operacional em Aeródromos – Operação, Manutenção e Resposta à Emergência. Brasília, 2021. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2022.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre segurança no pátio de manobras, é correto afirmar que:
1. conforme o RBAC 153, deve apenas circular na área de manobras profissionais certificados.
2. segundo RBAC 153, deve apenas circular na área de manobras o profissional que tenha o certificado médico em dia.
3. deve apenas circular na área de manobras o profissional portanto o RBAC 153.
4. segundo RBAC 153, deve apenas circular na área de manobras o profissional com código ANAC em dia.
5. segundo RBAC 153, deve apenas circular na área de manobras o profissional que demonstra conhecimento sobre aviação.

Leia o trecho a seguir: “O planejamento estratégico é uma ferramenta utilizada pelas organizações para a tomada de decisões no presente e do futuro, na qual, não se medem esforços para que as decisões possam ser cumpridas e não virem expectativas”. Fonte: FELIPE, F. A. M. Planejamento e prevenção de acidentes aeronáuticos: a busca da sinergia. Revista Conexão SIPAER, v. 1, n. 1. 2009, p. 18.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à prevenção de acidentes aeronáuticos, pode-se afirmar que:
1. com a falta de análise dos dados no presente e possíveis dados do futuro, a organização poderá sofrer consequências em relação à aplicação do planejamento estratégico.
2. a organização deve focar nos dados do presente, pois, com esses dados, é possível prever os acidentes que ocorrem em operações diárias, o que é útil para os pilotos.
3. o planejamento estratégico visa os dados do futuro, dessa forma, é possível criar medidas de prevenção para a organização.
4. a organização deve rever o passado, assim, ela consegue planejar o presente e o futuro, criando medidas úteis de prevenção.
5. a metodologia de planejamento estratégico é eficaz para a organização que visa o lucro, melhorando o faturamento no presente e no futuro.

Leia o trecho a seguir: “Desde a fabricação, operação e manutenção das aeronaves, a prevenção de acidentes é de responsabilidade de todas as pessoas, naturais ou jurídicas – assim também, como as atividades de apoio da infraestrutura aeronáutica no território brasileiro.” Fonte: BRASIL. Código Brasileiro de Aeronáutica. Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986.Disponível em: Acesso em: 19 mar 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a prevenção de acidentes na manutenção aeronáutica, pode-se afirmar que:
1. a prevenção está relacionada à inspeção, manutenção em todos os níveis, reparos e operação de aeronaves, motores, hélices e demais componentes aeronáuticos.
2. a prevenção está relacionada à inspeção da infraestrutura aeronáutica e das entidades reguladoras que promovem a segurança operacional.
3. a prevenção está relacionada à inspeção, manutenção, e diretores de organizações, que promovem a segurança operacional.
4. a prevenção está relacionada à inspeção da segurança operacional.
5. a prevenção está relacionada à inspeção e manutenção em todos os níveis de reparos, prevendo os acidentes por conta da manutenção.

Leia o trecho a seguir: “A Convenção de Chicago trouxe para a comunidade aeronáutica a possibilidade de normatizar os procedimentos de segurança e capacitar as organizações que promovem serviços da aviação civil, como: companhias áreas, serviços de tráfego aéreo, entre outros.” Fonte: FELIPE, F. A. M. Planejamento e prevenção de acidentes aeronáuticos: a busca da sinergia. Revista Conexão SIPAER, v. 1, n. 1, 2009, p. 15.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à prevenção de acidentes aeronáuticos, analise as afirmativas a seguir: I. A Convenção de Chicago ocorreu em 1994. II. A Convenção de Chicago disponibilizou normas de caráter punitivo para aqueles que as descumprissem. III. A Convenção de Chicago ocorreu em 1944 e possibilitou a criação de normas e recomendações para os países participantes. IV. A Convenção de Chicago é um exemplo de planejamento sistemático. Está correto apenas o que se afirmar em:
1. III e IV.
2. I, II e IV.
3. II e III.
4. II e IV.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: “Na aviação, tanto o setor militar como o civil possuem objetivos em comum, como: potencializar os benefícios operacionais para a comunidade aeronáutica – buscando harmonizar a coordenação do gerenciamento da segurança operacional do espaço aéreo”. Fonte: BRASIL. Normas do Sistema do Comando da Aeronáutica. (NSCA) 351-1: Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Brasília. 2010. Recuperado em: , Acesso em: 19 de mar. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o SISCEAB, pode-se afirmar que os objetivos permanentes do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro são:
1. segurança e o desenvolvimento.
2. prevenção, criação e desenvolvimento.
3. punição e segurança.
4. desenvolvimento e lucro.
5. desenvolvimento, segurança e punição.

Leia o trecho a seguir: “O windshear é uma expressão utilizada na linguagem aeronáutica para explicar a variação local do vetor do vento, ou das suas componentes, numa dada direção ou distância. Esse evento ocorre em todas as camadas da atmosfera, mas é particularmente perigoso na camada mais baixa [...]”. Fonte: SIMÃO, A. C. Tesouras de Vento e a Segurança de Voo. Revista Conexão SIPAER, v. 4, n. 2, 2013, p. 151.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a meteorologia na prevenção de acidentes, pode-se afirmar que os ventos cortantes acontecem na troposfera, porque:
1. ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 2.000 pés de altura.
2. ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 4.000 pés de altura.
3. ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 2.500 pés de altura.
4. ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 3.000 pés de altura.
5. ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 2.200 pés de altura.

“Guia do Piloto para Windshear (ventos cortantes) afirma que o clima pode ser uma fator contribuinte para os acidentes aeronáuticos – publicado em 1988 pela Federal Aviation Administration (FAA), o guia afirma que os acidentes ocorrem geralmente na decolagem e no pouso, onde a aeronave se encontra com muita velocidade ou pouca em virtude dos mínimos para a aproximação, e por conta disso, o vento cortante é um dos grandes causadores de acidentes [...]”. Fonte: SIMÃO, A. C. Tesouras de Vento e a Segurança Operacional. Revista Conexão SIPAER, v. 4, n. 2, 2013, p. 152.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a meteorologia na prevenção de acidentes, pode-se afirmar que ventos cortantes é uma expressão utilizada porque:
1. explica a variação local do vetor do vento ou de seus componentes numa dada direção ou distância.
2. explica o local do vento, possibilitando a prevenção de acidentes.
3. explica que o vento local é adequado para voo, tanto para a tripulação como para os controladores de tráfego aéreo.
4. explica para a tripulação que o vento local é favorável para o voo, colocando a aeronavegabilidade em perigo.
5. explica para a comunidade aeronáutica que o windshear acontece em regiões de clima frio.

Leia o trecho a seguir: “O clima sempre será um fator impactante na comunidade aeronáutica (companhias aéreas, controle de tráfego aéreo, empresas de táxi aéreo), pois ele pode proporcionar riscos a operação aérea como: chuvas e correntes de vento – o clima também pode produzir um déficit na economia aeronáutica, acarretando atrasos e cancelamentos [...].” Fonte: GOODMAN, C. J.; SMALL, G. J. D. Meteorological impacts on commercial aviation delays and cancellations in the continental United States. Journal of applied meteorology and climatology, v. 58, n. 3, 2019, p. 484.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre meteorologia e a prevenção de acidentes, pode-se afirmar que os centros e estações são fundamentais, porque:
1. fornecem o compartilhamento de informações atualizadas para toda a comunidade aeronáutica, conforme o tempo presente e previsões em todo o território geográfico brasileiro e da atmosfera terrestre.
2. fornecem o compartilhamento de informações no TAF e no METAR, para que toda a comunidade aeronáutica possa se beneficiar com a previsão do tempo, que geralmente foca apenas em frentes frias e chuva.
3. fornecem informações para a tripulação das aeronaves, sendo eles: comandante, copiloto e comissários – que é a classe de profissionais que mais sofre com as mudanças climáticas e por isso existem os centros e estações.
4. fornecem informações para os controladores de tráfego aéreo, sendo eles a classe que mais necessita de informações climáticas, podendo assim compartilhar com a tripulação que está em voo e no solo.
5. fornecem informações para as entidades reguladoras, proporcionando o compartilhamento dessas informações para a comunidade aeronáutica e por ser uma regra imposta por essas entidades.

Leia o trecho a seguir: “A Segurança de Voo ou Segurança Operacional no Brasil nem sempre foi alinhada com as normas e diretrizes das entidades reguladoras – esse feito foi possível apenas depois da criação do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA)”. Fonte: BRASIL. Código brasileiro de aeronáutica. Brasília, 1986. Disponível em: . Acesso em: 21 abr, 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à prevenção de acidentes aeronáuticos, pode-se afirmar que:
1. a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: operadores e aeronaves.
2. a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: organizações e entidades reguladoras.
3. a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: normas e recomendações.
4. a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: aeronaves e diretores.
5. a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: diretores e normas.

Leia o trecho a seguir: “O processo de investigação e prevenção de acidentes no Brasil é amplo, esse trabalho é feito por várias entidades que prezam dos seus profissionais a capacidade de desenvolver a cultura de segurança operacional na comunidade aeronáutica, visando assim reduzir os danos a uma escala pequena e manter a cultura de segurança operacional por meio de várias formas, como: eventos, palestras e sistemas de amostra de dados”. Fonte: DA SILVA FERREIRA, R. A. Gestão da Segurança Operacional: impacto na prevenção de acidentes aeronáuticos. Revista Conexão SIPAER, v. 2, n. 1, 2010, p. 28.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à prevenção de acidentes aeronáuticos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s). I. ( ) O CENIPA é a única entidade que busca a prevenção de acidentes aeronáuticos. II. ( ) O SIPAER compartilha um painel com a atualização dos relatórios para toda a comunidade aeronáutica, gratuitamente. III. ( ) O COMAER busca a prevenção de acidentes, focando na área militar. IV. ( ) A ANAC em conjunto com as demais entidades oferece o curso Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO). V. ( ) O MGSO é o documento que qualquer pessoa pode assinar para obter a certificação GSO da ANAC. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, V, F, V, F. PACEA.
2. V. ( ) A SIPACEA da sua região deve dispor de Elementos Credenciados.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o SISCEAB, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. O ELO-SIPAER promove as atividades de segurança operacional nas organizações por meio de recursos materiais e humanos adequados, de acordo com a complexidade da operação.
II. Sem o treinamento adequado, ou até mesmo o estabelecimento de supervisão direta das atividades desenvolvidas pelo SIPAER, não é possível implementar uma cultura de segurança.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
5. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ELO-SEGCEA e o ELO-SIPAER na prevenção de acidentes, pode-se afirmar que essas entidades são subordinadas, porque:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. devem ser subordinados pelo detentor do mais elevado grau de autoridade da organização.
2. quem detêm do mais elevado cargo pode demandar agentes de segurança operacional para as diversas atividades dos ELO-SIPAER ou SEGCEA, conforme o subtópico 2.1.3 da Norma do Comando da Aeronáutica.
3. o presidente da entidade aeronáutica pode demandar as atividades que o SIPAER deve realizar na realização dos processos de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.
4. o ELO-SIPAER de uma entidade aeronáutica dispensa recursos necessários para averiguar um processo de investigação e prevenção de acidente aeronáutico.
5. o ELO-SEGCEA de uma entidade de controle do espaço aéreo dispensa recursos necessários para auxiliar as entidades do SISCEAB no processo de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a ASSIPACEA na prevenção de acidentes, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirmar em:
I. É atividade do vistoriador identificar evidências objetivas, mediante comparação com os protocolos de vistoria.
II. É atividade do vistoriador preparar-se para a vistoria, realizando uma verificação prévia das perguntas aplicáveis dos protocolos de vistoria.
III. É atividade do vistoriador executar as tarefas que lhe for atribuída pelo chefe de equipe na elaboração do relatório de vistoria.
IV. O vistoriador deve contribuir com o aperfeiçoamento do processo de vistoria.
1. I, III e IV.
2. I e II.
3. II e IV.
4. I e III.
5. I, III e IV.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a ASEGCEA na prevenção de acidentes aeronáuticos, é correto afirmar que:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter o gerenciamento e o nível aceitável do risco ao sistema de Controle do Espaço Aéreo.
2. o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter o gerenciamento e o nível do risco ao sistema de Controle do Espaço Aéreo abaixo de zero.
3. o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter o gerenciamento e a capacitação de novos gestores de segurança operacional.
4. o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter a manutenção e a implementação de leis do Código Brasileiro da Aeronáutica.
5. o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter o cronograma previsto sobre a implantação de novos recursos para a preservação da cultura de segurança.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ELO-SEGCEA e SIPAER na prevenção de acidentes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) O ELO-SEGCEA deve ser coordenador por um EC e ele deve seguir as regras e normativas estabelecidas pela entidade aeronáutica.
II. ( ) O sistema de prevenção de acidentes aeronáuticos de uma entidade aeronáutica deve seguir os processos limitados pelo ELO de sua organização.
III. ( ) O ELO-SIPAER é a entidade de maior grau executivo dentro da organização, podendo ele decidir os processos de segurança operacional.
IV. ( ) O gestor de segurança operacional pode ser o EC dentro da entidade e deve conduzir as operações de segurança operacional.
V. ( ) Cabe ao diretor executivo da organização, em conjunto com o ELO-SIPAER ou SEGCEA, decidir os processos de segurança da entidade.
1. V, F, F, V, V.
2. V, V, F, F, V.
3. F, F, V, V, F.
4. V, V, V, F, F.
5. F, F, F, V, V.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ELO-SEGCEA, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) O fator contribuinte é uma ação, omissão, evento, condição que, se reduzido ou eliminado, pode reduzir a probabilidade de uma ocorrência aeronáutica.
II. ( ) Incidente aeronáutico grave é caracterizado por indicações e evidências de que houve elevado risco de acidente relacionado com a operação da aeronave.
III. ( ) Uma ocorrência de tráfego aéreo é aquela relacionada aos problemas de transmissão de informações para os tripulantes das aeronaves em todo o ATS.
IV. ( ) Ocorrência aeronáutica é aquela caracterizada com a queda da aeronave e o óbito dos tripulantes e passageiros da aeronave.
V. ( ) O incidente aeronáutico não é classificado como acidente, mas está associada à segurança da operação da aeronave e dos demais envolvidos.
1. V, V, F, F, V.
2. V, V, V, F, V.
3. F, F, V, V, V.
4. F, V, F, F, V.
5. V, F, F, V, F.

O ELO-SEGCEA tem a função de ordenar e prevenir os acidentes graves, fatores contribuintes, incidentes aeronáuticos, incidentes aeronáuticos graves, ocorrência aeronáutica e ocorrência de tráfego aéreo, que podem ocorrer dentro das organizações aeronáuticas. Fonte: BRASIL. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 63-7: Atribuições dos Órgãos do SISCEAB Após a Ocorrência de Acidente Aeronáutico ou Incidente Aeronáutico Grave. Brasília, DF, 2017, p.13. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o segurança operacional, analise as ocorrências a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Fator contribuinte.
2) Incidente aeronáutico.
3) Incidente aeronáutico grave.
4) Ocorrência aeronáutica.
5) Ocorrência de tráfego Aéreo
( ) Significa elevado risco à operação da aeronave, sendo ela tripulada ou não, com passageiros ou não.
( ) Ação ou omissão de qualquer pessoa que esteja relacionada como provedor de serviços de uma organização.
( ) Situação anómala envolvendo o Serviço de Tráfego Aéreo, exigindo a adoção de medidas preventivas ou corretivas.
( ) Qualquer evento que envolve a aeronave, sendo um acidente aeronáutico ou incidente, permitindo o SIPAER a adoção de procedimentos necessários.
( ) Ocorrências não caracterizadas como acidentes, mas associados à operação de uma aeronave, podendo afetá-la.
1. 3, 1, 5, 4, 2.
2. 2, 3, 1, 5, 4.
3. 1, 4, 2, 3, 5.
4. 5, 2, 3, 1, 4.
5. 4, 5, 2, 3, 1.

Leia o excerto a seguir: “O Brasil começou a desenvolver um forte sistema de prevenção e investigação com a criação do Sipaer. Porém outras entidades foram criadas ao longo do tempo para auxiliar nos processos relacionados à segurança, uma vez que a aviação sempre se mostrou uma área de vasto crescimento econômico e tecnológico.” Fonte: CHALAR, B. K. C. Estudo dos fatores humanos e operacionais em acidentes na aviação brasileira e sugestões de ações para a prevenção. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2018. p. 21. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre prevenção e fatores humanos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s).
I. ( ) O Sipaer foi criado com o intuito de investigar e prevenir acidentes aeronáuticos voltados para o fator operacional.
II. ( ) Em 1971, foi criado o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), com o intuito de orientação.
III. ( ) Mesmo com a atuação do Cenipa e do Sipaer no sistema aeronáutico brasileiro, o fator humano apresentava 80% das causas de acidentes.
IV. ( ) De 1977 a 1991, é notável o desenvolvimento dos sistemas de prevenção e investigação, demonstrando uma queda de acidentes operacionais.
V. ( ) Mesmo com o avanço dos sistemas de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos, o fator humano sempre esteve presente.
1. F, V, V, V, V.
2. F, F, F, V, V.
3. V, F, F, F, V.
4. F, F, V, V, F.
5. V, V, F, F, F.

Leia o excerto a seguir: “O segmento aeronáutico sempre foi reconhecido por ter sérios problemas de dissincronose ou alteração do ritmo circadiano. Aeronautas podem sofrer sérias implicações com a alteração do sono, alimentação e descanso.” Fonte: BARBOZA, F. M. A mente humana entre decolagens e pousos: a psicologia da aviação e o estudo dos fatores desencadeadores dos principais transtornos psicológicos em tripulantes de voo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2017. p. 30.
O Jet Lag ou dissincronose é um problema atualmente enfrentado por aeronautas que trabalham em escalas internacionais. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ritmo circadiano ou Jet Lag na aviação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A grande dificuldade que os aeronautas encontram em escalas internacionais é a dissintonia nos horários, podendo afetar seriamente o seu sistema biológico.
II. O sistema biológico está relacionado com o sistema circadiano do ser humano, e pode afetar hábitos alimentares, provocando a desregulação hormonal do aeronauta, afetando seriamente o seu sistema fisiológico e colocando em risco a operação da aeronave.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o excerto a seguir: “Toda organização ou entidade que tem como objetivo contratar pessoas para que elas ocupem um cargo ou função está condicionada a ter um clima ou uma cultura organizacional. No sistema aeronáutico não é diferente, porém, o clima, ou cultura organizacional, está atrelado aos processos de segurança operacional.” Fonte: GOGLIA, J. J; HALFORD, C. D; STOLZER, A. J. Sistemas de gerenciamento da segurança operacional na aviação. São José dos Campos: DCA-BR, 2011. p. 15-16. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sistema de clima e cultura organizacional do GSO na prevenção de acidentes aeronáuticos, analise os pilares do SGSO e associe-os com suas respectivas definições.
1) Política.
2) Gerenciamento do risco.
3) Garantia da segurança operacional.
4) Promoção da segurança operacional.
( ) Segurança operacional como um valor fundamental da organização.
( ) A organização deve incorporar uma revisão sistemática.
( ) Procedimentos e estruturas organizacionais para atingir objetivos.
( ) Fundamental para controlar riscos em níveis aceitáveis.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “O operador de aeródromo deve proibir o acesso e permanência de pessoas não autorizadas na área de manobras. O RBAC 153 (2021) descreve o acesso e permanência na área de manobras e o sistema de segurança operacional descrito pela ANAC”. Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 153: Segurança operacional em Aeródromos – Operação, Manutenção e Resposta à Emergência. Brasília, 2021. Disponível em: . Acesso em: 08 out. 2022.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre segurança no pátio de manobras, é correto afirmar que:
1. conforme o RBAC 153, deve apenas circular na área de manobras profissionais certificados.
2. segundo RBAC 153, deve apenas circular na área de manobras o profissional que tenha o certificado médico em dia.
3. deve apenas circular na área de manobras o profissional portanto o RBAC 153.
4. segundo RBAC 153, deve apenas circular na área de manobras o profissional com código ANAC em dia.
5. segundo RBAC 153, deve apenas circular na área de manobras o profissional que demonstra conhecimento sobre aviação.

Leia o trecho a seguir: “O planejamento estratégico é uma ferramenta utilizada pelas organizações para a tomada de decisões no presente e do futuro, na qual, não se medem esforços para que as decisões possam ser cumpridas e não virem expectativas”. Fonte: FELIPE, F. A. M. Planejamento e prevenção de acidentes aeronáuticos: a busca da sinergia. Revista Conexão SIPAER, v. 1, n. 1. 2009, p. 18.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à prevenção de acidentes aeronáuticos, pode-se afirmar que:
1. com a falta de análise dos dados no presente e possíveis dados do futuro, a organização poderá sofrer consequências em relação à aplicação do planejamento estratégico.
2. a organização deve focar nos dados do presente, pois, com esses dados, é possível prever os acidentes que ocorrem em operações diárias, o que é útil para os pilotos.
3. o planejamento estratégico visa os dados do futuro, dessa forma, é possível criar medidas de prevenção para a organização.
4. a organização deve rever o passado, assim, ela consegue planejar o presente e o futuro, criando medidas úteis de prevenção.
5. a metodologia de planejamento estratégico é eficaz para a organização que visa o lucro, melhorando o faturamento no presente e no futuro.

Leia o trecho a seguir: “Desde a fabricação, operação e manutenção das aeronaves, a prevenção de acidentes é de responsabilidade de todas as pessoas, naturais ou jurídicas – assim também, como as atividades de apoio da infraestrutura aeronáutica no território brasileiro.” Fonte: BRASIL. Código Brasileiro de Aeronáutica. Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986.Disponível em: Acesso em: 19 mar 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a prevenção de acidentes na manutenção aeronáutica, pode-se afirmar que:
1. a prevenção está relacionada à inspeção, manutenção em todos os níveis, reparos e operação de aeronaves, motores, hélices e demais componentes aeronáuticos.
2. a prevenção está relacionada à inspeção da infraestrutura aeronáutica e das entidades reguladoras que promovem a segurança operacional.
3. a prevenção está relacionada à inspeção, manutenção, e diretores de organizações, que promovem a segurança operacional.
4. a prevenção está relacionada à inspeção da segurança operacional.
5. a prevenção está relacionada à inspeção e manutenção em todos os níveis de reparos, prevendo os acidentes por conta da manutenção.

Leia o trecho a seguir: “A Convenção de Chicago trouxe para a comunidade aeronáutica a possibilidade de normatizar os procedimentos de segurança e capacitar as organizações que promovem serviços da aviação civil, como: companhias áreas, serviços de tráfego aéreo, entre outros.” Fonte: FELIPE, F. A. M. Planejamento e prevenção de acidentes aeronáuticos: a busca da sinergia. Revista Conexão SIPAER, v. 1, n. 1, 2009, p. 15.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à prevenção de acidentes aeronáuticos, analise as afirmativas a seguir: I. A Convenção de Chicago ocorreu em 1994. II. A Convenção de Chicago disponibilizou normas de caráter punitivo para aqueles que as descumprissem. III. A Convenção de Chicago ocorreu em 1944 e possibilitou a criação de normas e recomendações para os países participantes. IV. A Convenção de Chicago é um exemplo de planejamento sistemático. Está correto apenas o que se afirmar em:
1. III e IV.
2. I, II e IV.
3. II e III.
4. II e IV.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: “Na aviação, tanto o setor militar como o civil possuem objetivos em comum, como: potencializar os benefícios operacionais para a comunidade aeronáutica – buscando harmonizar a coordenação do gerenciamento da segurança operacional do espaço aéreo”. Fonte: BRASIL. Normas do Sistema do Comando da Aeronáutica. (NSCA) 351-1: Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Brasília. 2010. Recuperado em: , Acesso em: 19 de mar. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o SISCEAB, pode-se afirmar que os objetivos permanentes do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro são:
1. segurança e o desenvolvimento.
2. prevenção, criação e desenvolvimento.
3. punição e segurança.
4. desenvolvimento e lucro.
5. desenvolvimento, segurança e punição.

Leia o trecho a seguir: “O windshear é uma expressão utilizada na linguagem aeronáutica para explicar a variação local do vetor do vento, ou das suas componentes, numa dada direção ou distância. Esse evento ocorre em todas as camadas da atmosfera, mas é particularmente perigoso na camada mais baixa [...]”. Fonte: SIMÃO, A. C. Tesouras de Vento e a Segurança de Voo. Revista Conexão SIPAER, v. 4, n. 2, 2013, p. 151.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a meteorologia na prevenção de acidentes, pode-se afirmar que os ventos cortantes acontecem na troposfera, porque:
1. ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 2.000 pés de altura.
2. ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 4.000 pés de altura.
3. ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 2.500 pés de altura.
4. ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 3.000 pés de altura.
5. ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 2.200 pés de altura.

“Guia do Piloto para Windshear (ventos cortantes) afirma que o clima pode ser uma fator contribuinte para os acidentes aeronáuticos – publicado em 1988 pela Federal Aviation Administration (FAA), o guia afirma que os acidentes ocorrem geralmente na decolagem e no pouso, onde a aeronave se encontra com muita velocidade ou pouca em virtude dos mínimos para a aproximação, e por conta disso, o vento cortante é um dos grandes causadores de acidentes [...]”. Fonte: SIMÃO, A. C. Tesouras de Vento e a Segurança Operacional. Revista Conexão SIPAER, v. 4, n. 2, 2013, p. 152.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a meteorologia na prevenção de acidentes, pode-se afirmar que ventos cortantes é uma expressão utilizada porque:
1. explica a variação local do vetor do vento ou de seus componentes numa dada direção ou distância.
2. explica o local do vento, possibilitando a prevenção de acidentes.
3. explica que o vento local é adequado para voo, tanto para a tripulação como para os controladores de tráfego aéreo.
4. explica para a tripulação que o vento local é favorável para o voo, colocando a aeronavegabilidade em perigo.
5. explica para a comunidade aeronáutica que o windshear acontece em regiões de clima frio.

Leia o trecho a seguir: “O clima sempre será um fator impactante na comunidade aeronáutica (companhias aéreas, controle de tráfego aéreo, empresas de táxi aéreo), pois ele pode proporcionar riscos a operação aérea como: chuvas e correntes de vento – o clima também pode produzir um déficit na economia aeronáutica, acarretando atrasos e cancelamentos [...].” Fonte: GOODMAN, C. J.; SMALL, G. J. D. Meteorological impacts on commercial aviation delays and cancellations in the continental United States. Journal of applied meteorology and climatology, v. 58, n. 3, 2019, p. 484.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre meteorologia e a prevenção de acidentes, pode-se afirmar que os centros e estações são fundamentais, porque:
1. fornecem o compartilhamento de informações atualizadas para toda a comunidade aeronáutica, conforme o tempo presente e previsões em todo o território geográfico brasileiro e da atmosfera terrestre.
2. fornecem o compartilhamento de informações no TAF e no METAR, para que toda a comunidade aeronáutica possa se beneficiar com a previsão do tempo, que geralmente foca apenas em frentes frias e chuva.
3. fornecem informações para a tripulação das aeronaves, sendo eles: comandante, copiloto e comissários – que é a classe de profissionais que mais sofre com as mudanças climáticas e por isso existem os centros e estações.
4. fornecem informações para os controladores de tráfego aéreo, sendo eles a classe que mais necessita de informações climáticas, podendo assim compartilhar com a tripulação que está em voo e no solo.
5. fornecem informações para as entidades reguladoras, proporcionando o compartilhamento dessas informações para a comunidade aeronáutica e por ser uma regra imposta por essas entidades.

Leia o trecho a seguir: “A Segurança de Voo ou Segurança Operacional no Brasil nem sempre foi alinhada com as normas e diretrizes das entidades reguladoras – esse feito foi possível apenas depois da criação do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA)”. Fonte: BRASIL. Código brasileiro de aeronáutica. Brasília, 1986. Disponível em: . Acesso em: 21 abr, 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à prevenção de acidentes aeronáuticos, pode-se afirmar que:
1. a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: operadores e aeronaves.
2. a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: organizações e entidades reguladoras.
3. a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: normas e recomendações.
4. a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: aeronaves e diretores.
5. a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: diretores e normas.

Leia o trecho a seguir: “O processo de investigação e prevenção de acidentes no Brasil é amplo, esse trabalho é feito por várias entidades que prezam dos seus profissionais a capacidade de desenvolver a cultura de segurança operacional na comunidade aeronáutica, visando assim reduzir os danos a uma escala pequena e manter a cultura de segurança operacional por meio de várias formas, como: eventos, palestras e sistemas de amostra de dados”. Fonte: DA SILVA FERREIRA, R. A. Gestão da Segurança Operacional: impacto na prevenção de acidentes aeronáuticos. Revista Conexão SIPAER, v. 2, n. 1, 2010, p. 28.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à prevenção de acidentes aeronáuticos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s). I. ( ) O CENIPA é a única entidade que busca a prevenção de acidentes aeronáuticos. II. ( ) O SIPAER compartilha um painel com a atualização dos relatórios para toda a comunidade aeronáutica, gratuitamente. III. ( ) O COMAER busca a prevenção de acidentes, focando na área militar. IV. ( ) A ANAC em conjunto com as demais entidades oferece o curso Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO). V. ( ) O MGSO é o documento que qualquer pessoa pode assinar para obter a certificação GSO da ANAC. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. F, V, F, V, F. PACEA.
2. V. ( ) A SIPACEA da sua região deve dispor de Elementos Credenciados.

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o SISCEAB, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. O ELO-SIPAER promove as atividades de segurança operacional nas organizações por meio de recursos materiais e humanos adequados, de acordo com a complexidade da operação.
II. Sem o treinamento adequado, ou até mesmo o estabelecimento de supervisão direta das atividades desenvolvidas pelo SIPAER, não é possível implementar uma cultura de segurança.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
5. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ELO-SEGCEA e o ELO-SIPAER na prevenção de acidentes, pode-se afirmar que essas entidades são subordinadas, porque:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. devem ser subordinados pelo detentor do mais elevado grau de autoridade da organização.
2. quem detêm do mais elevado cargo pode demandar agentes de segurança operacional para as diversas atividades dos ELO-SIPAER ou SEGCEA, conforme o subtópico 2.1.3 da Norma do Comando da Aeronáutica.
3. o presidente da entidade aeronáutica pode demandar as atividades que o SIPAER deve realizar na realização dos processos de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.
4. o ELO-SIPAER de uma entidade aeronáutica dispensa recursos necessários para averiguar um processo de investigação e prevenção de acidente aeronáutico.
5. o ELO-SEGCEA de uma entidade de controle do espaço aéreo dispensa recursos necessários para auxiliar as entidades do SISCEAB no processo de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a ASSIPACEA na prevenção de acidentes, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirmar em:
I. É atividade do vistoriador identificar evidências objetivas, mediante comparação com os protocolos de vistoria.
II. É atividade do vistoriador preparar-se para a vistoria, realizando uma verificação prévia das perguntas aplicáveis dos protocolos de vistoria.
III. É atividade do vistoriador executar as tarefas que lhe for atribuída pelo chefe de equipe na elaboração do relatório de vistoria.
IV. O vistoriador deve contribuir com o aperfeiçoamento do processo de vistoria.
1. I, III e IV.
2. I e II.
3. II e IV.
4. I e III.
5. I, III e IV.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a ASEGCEA na prevenção de acidentes aeronáuticos, é correto afirmar que:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter o gerenciamento e o nível aceitável do risco ao sistema de Controle do Espaço Aéreo.
2. o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter o gerenciamento e o nível do risco ao sistema de Controle do Espaço Aéreo abaixo de zero.
3. o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter o gerenciamento e a capacitação de novos gestores de segurança operacional.
4. o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter a manutenção e a implementação de leis do Código Brasileiro da Aeronáutica.
5. o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter o cronograma previsto sobre a implantação de novos recursos para a preservação da cultura de segurança.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ELO-SEGCEA e SIPAER na prevenção de acidentes, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) O ELO-SEGCEA deve ser coordenador por um EC e ele deve seguir as regras e normativas estabelecidas pela entidade aeronáutica.
II. ( ) O sistema de prevenção de acidentes aeronáuticos de uma entidade aeronáutica deve seguir os processos limitados pelo ELO de sua organização.
III. ( ) O ELO-SIPAER é a entidade de maior grau executivo dentro da organização, podendo ele decidir os processos de segurança operacional.
IV. ( ) O gestor de segurança operacional pode ser o EC dentro da entidade e deve conduzir as operações de segurança operacional.
V. ( ) Cabe ao diretor executivo da organização, em conjunto com o ELO-SIPAER ou SEGCEA, decidir os processos de segurança da entidade.
1. V, F, F, V, V.
2. V, V, F, F, V.
3. F, F, V, V, F.
4. V, V, V, F, F.
5. F, F, F, V, V.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ELO-SEGCEA, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) O fator contribuinte é uma ação, omissão, evento, condição que, se reduzido ou eliminado, pode reduzir a probabilidade de uma ocorrência aeronáutica.
II. ( ) Incidente aeronáutico grave é caracterizado por indicações e evidências de que houve elevado risco de acidente relacionado com a operação da aeronave.
III. ( ) Uma ocorrência de tráfego aéreo é aquela relacionada aos problemas de transmissão de informações para os tripulantes das aeronaves em todo o ATS.
IV. ( ) Ocorrência aeronáutica é aquela caracterizada com a queda da aeronave e o óbito dos tripulantes e passageiros da aeronave.
V. ( ) O incidente aeronáutico não é classificado como acidente, mas está associada à segurança da operação da aeronave e dos demais envolvidos.
1. V, V, F, F, V.
2. V, V, V, F, V.
3. F, F, V, V, V.
4. F, V, F, F, V.
5. V, F, F, V, F.

O ELO-SEGCEA tem a função de ordenar e prevenir os acidentes graves, fatores contribuintes, incidentes aeronáuticos, incidentes aeronáuticos graves, ocorrência aeronáutica e ocorrência de tráfego aéreo, que podem ocorrer dentro das organizações aeronáuticas. Fonte: BRASIL. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 63-7: Atribuições dos Órgãos do SISCEAB Após a Ocorrência de Acidente Aeronáutico ou Incidente Aeronáutico Grave. Brasília, DF, 2017, p.13. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o segurança operacional, analise as ocorrências a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Fator contribuinte.
2) Incidente aeronáutico.
3) Incidente aeronáutico grave.
4) Ocorrência aeronáutica.
5) Ocorrência de tráfego Aéreo
( ) Significa elevado risco à operação da aeronave, sendo ela tripulada ou não, com passageiros ou não.
( ) Ação ou omissão de qualquer pessoa que esteja relacionada como provedor de serviços de uma organização.
( ) Situação anómala envolvendo o Serviço de Tráfego Aéreo, exigindo a adoção de medidas preventivas ou corretivas.
( ) Qualquer evento que envolve a aeronave, sendo um acidente aeronáutico ou incidente, permitindo o SIPAER a adoção de procedimentos necessários.
( ) Ocorrências não caracterizadas como acidentes, mas associados à operação de uma aeronave, podendo afetá-la.
1. 3, 1, 5, 4, 2.
2. 2, 3, 1, 5, 4.
3. 1, 4, 2, 3, 5.
4. 5, 2, 3, 1, 4.
5. 4, 5, 2, 3, 1.

Leia o excerto a seguir: “O Brasil começou a desenvolver um forte sistema de prevenção e investigação com a criação do Sipaer. Porém outras entidades foram criadas ao longo do tempo para auxiliar nos processos relacionados à segurança, uma vez que a aviação sempre se mostrou uma área de vasto crescimento econômico e tecnológico.” Fonte: CHALAR, B. K. C. Estudo dos fatores humanos e operacionais em acidentes na aviação brasileira e sugestões de ações para a prevenção. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2018. p. 21. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre prevenção e fatores humanos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s).
I. ( ) O Sipaer foi criado com o intuito de investigar e prevenir acidentes aeronáuticos voltados para o fator operacional.
II. ( ) Em 1971, foi criado o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), com o intuito de orientação.
III. ( ) Mesmo com a atuação do Cenipa e do Sipaer no sistema aeronáutico brasileiro, o fator humano apresentava 80% das causas de acidentes.
IV. ( ) De 1977 a 1991, é notável o desenvolvimento dos sistemas de prevenção e investigação, demonstrando uma queda de acidentes operacionais.
V. ( ) Mesmo com o avanço dos sistemas de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos, o fator humano sempre esteve presente.
1. F, V, V, V, V.
2. F, F, F, V, V.
3. V, F, F, F, V.
4. F, F, V, V, F.
5. V, V, F, F, F.

Leia o excerto a seguir: “O segmento aeronáutico sempre foi reconhecido por ter sérios problemas de dissincronose ou alteração do ritmo circadiano. Aeronautas podem sofrer sérias implicações com a alteração do sono, alimentação e descanso.” Fonte: BARBOZA, F. M. A mente humana entre decolagens e pousos: a psicologia da aviação e o estudo dos fatores desencadeadores dos principais transtornos psicológicos em tripulantes de voo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2017. p. 30.
O Jet Lag ou dissincronose é um problema atualmente enfrentado por aeronautas que trabalham em escalas internacionais. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ritmo circadiano ou Jet Lag na aviação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A grande dificuldade que os aeronautas encontram em escalas internacionais é a dissintonia nos horários, podendo afetar seriamente o seu sistema biológico.
II. O sistema biológico está relacionado com o sistema circadiano do ser humano, e pode afetar hábitos alimentares, provocando a desregulação hormonal do aeronauta, afetando seriamente o seu sistema fisiológico e colocando em risco a operação da aeronave.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o excerto a seguir: “Toda organização ou entidade que tem como objetivo contratar pessoas para que elas ocupem um cargo ou função está condicionada a ter um clima ou uma cultura organizacional. No sistema aeronáutico não é diferente, porém, o clima, ou cultura organizacional, está atrelado aos processos de segurança operacional.” Fonte: GOGLIA, J. J; HALFORD, C. D; STOLZER, A. J. Sistemas de gerenciamento da segurança operacional na aviação. São José dos Campos: DCA-BR, 2011. p. 15-16. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sistema de clima e cultura organizacional do GSO na prevenção de acidentes aeronáuticos, analise os pilares do SGSO e associe-os com suas respectivas definições.
1) Política.
2) Gerenciamento do risco.
3) Garantia da segurança operacional.
4) Promoção da segurança operacional.
( ) Segurança operacional como um valor fundamental da organização.
( ) A organização deve incorporar uma revisão sistemática.
( ) Procedimentos e estruturas organizacionais para atingir objetivos.
( ) Fundamental para controlar riscos em níveis aceitáveis.

Prévia do material em texto

Segurança de Voo Avançado 
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário 
10/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O operador de aeródromo deve proibir o acesso e permanência de pessoas não autorizadas na área de manobras. O RBAC 
153 (2021) descreve o acesso e permanência na área de manobras e o sistema de segurança operacional descrito pela 
ANAC”. 
Fonte: AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 153: Segurança 
operacional em Aeródromos – Operação, Manutenção e Resposta à Emergência. Brasília, 2021. Disponível em: 
<https://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/rbha-e-rbac/rbac/rbac-153/@@display-
file/arquivo_norma/RBAC153EMD06.pdf >. Acesso em: 08 out. 2022. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre segurança no pátio de manobras, é correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
conforme o RBAC 153, deve apenas circular na área de manobras profissionais certificados. 
Resposta correta 
2. 
segundo RBAC 153, deve apenas circular na área de manobras o profissional que tenha o certificado médico em dia. 
3. 
deve apenas circular na área de manobras o profissional portanto o RBAC 153. 
4. 
segundo RBAC 153, deve apenas circular na área de manobras o profissional com código ANAC em dia 
5. 
segundo RBAC 153, deve apenas circular na área de manobras o profissional que demonstra conhecimento sobre 
aviação. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O planejamento estratégico é uma ferramenta utilizada pelas organizações para a tomada de decisões no presente e do 
futuro, na qual, não se medem esforços para que as decisões possam ser cumpridas e não virem expectativas”. 
Fonte: FELIPE, F. A. M. Planejamento e prevenção de acidentes aeronáuticos: a busca da sinergia. Revista Conexão 
SIPAER, v. 1, n. 1. 2009, p. 18. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à prevenção de acidentes aeronáuticos, pode-se 
afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
com a falta de análise dos dados no presente e possíveis dados do futuro, a organização poderá sofrer consequências 
em relação à aplicação do planejamento estratégico. 
Resposta correta 
2. 
a organização deve focar nos dados do presente, pois, com esses dados, é possível prever os acidentes que ocorrem 
em operações diárias, o que é útil para os pilotos. 
3. 
o planejamento estratégico visa os dados do futuro, dessa forma, é possível criar medidas de prevenção para a 
organização. 
4. 
a organização deve rever o passado, assim, ela consegue planejar o presente e o futuro, criando medidas úteis de 
prevenção. 
5. 
a metodologia de planejamento estratégico é eficaz para a organização que visa o lucro, melhorando o faturamento 
no presente e no futuro. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Desde a fabricação, operação e manutenção das aeronaves, a prevenção de acidentes é de responsabilidade de todas as 
pessoas, naturais ou jurídicas – assim também, como as atividades de apoio da infraestrutura aeronáutica no território 
brasileiro.” 
Fonte: BRASIL. Código Brasileiro de Aeronáutica. Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986.Disponível em: 
<http://www3.dataprev.gov.br/SISLEX/páginas/42/1986/7565.htm> Acesso em: 19 mar 2020. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a prevenção de acidentes na manutenção aeronáutica, 
pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
a prevenção está relacionada à inspeção, manutenção em todos os níveis, reparos e operação de aeronaves, motores, 
hélices e demais componentes aeronáuticos. 
Resposta correta 
2. 
http://www3.dataprev.gov.br/SISLEX/p
a prevenção está relacionada à inspeção da infraestrutura aeronáutica e das entidades reguladoras que promovem a 
segurança operacional. 
3. 
a prevenção está relacionada à inspeção, manutenção, e diretores de organizações, que promovem a segurança 
operacional. 
4. 
a prevenção está relacionada à inspeção da segurança operacional. 
5. 
a prevenção está relacionada à inspeção e manutenção em todos os níveis de reparos, prevendo os acidentes por 
conta da manutenção. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A Convenção de Chicago trouxe para a comunidade aeronáutica a possibilidade de normatizar os procedimentos de 
segurança e capacitar as organizações que promovem serviços da aviação civil, como: companhias áreas, serviços de tráfego 
aéreo, entre outros.” 
Fonte: FELIPE, F. A. M. Planejamento e prevenção de acidentes aeronáuticos: a busca da sinergia. Revista Conexão 
SIPAER, v. 1, n. 1, 2009, p. 15. 
A Convenção de Chicago é um marco na história da aviação, cujas normas e recomendações são utilizadas ainda hoje. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à prevenção de acidentes aeronáuticos, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. A Convenção de Chicago ocorreu em 1994. 
II. A Convenção de Chicago disponibilizou normas de caráter punitivo para aqueles que as descumprissem. 
III. A Convenção de Chicago ocorreu em 1944 e possibilitou a criação de normas e recomendações para os países 
participantes. 
IV. A Convenção de Chicago é um exemplo de planejamento sistemático. 
Está correto apenas o que se afirmar em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
Resposta correta 
2. 
I, II e IV. 
3. 
II e III. 
4. 
II e IV. 
5. 
I e II. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Na aviação, tanto o setor militar como o civil possuem objetivos em comum, como: potencializar os benefícios 
operacionais para a comunidade aeronáutica – buscando harmonizar a coordenação do gerenciamento da segurança 
operacional do espaço aéreo”. 
Fonte: BRASIL. Normas do Sistema do Comando da Aeronáutica. (NSCA) 351-1: Sistema de Controle do Espaço Aéreo 
Brasileiro. Brasília. 2010. Recuperado em: <https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3430>, Acesso em: 19 de 
mar. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o SISCEAB, pode-se afirmar que os objetivos permanentes 
do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro são: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
segurança e o desenvolvimento. 
Resposta correta 
2. 
prevenção, criação e desenvolvimento. 
3. 
punição e segurança. 
4. 
desenvolvimento e lucro. 
5. 
desenvolvimento, segurança e punição. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O windshear é uma expressão utilizada na linguagem aeronáutica para explicar a variação local do vetor do vento, ou das 
suas componentes, numa dada direção ou distância. Esse evento ocorre em todas as camadas da atmosfera, mas é 
particularmente perigoso na camada mais baixa [...]”. 
Fonte: SIMÃO, A. C. Tesouras de Vento e a Segurança de Voo. Revista Conexão SIPAER, v. 4, n. 2, 2013, p. 151. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a meteorologia na prevenção de acidentes, pode-se afirmar 
que os ventos cortantes acontecem na troposfera, porque: 
Ocultar opções de resposta 
https://publicacoes.decea.gov.br/?i=publicacao&id=3430
1. 
ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 2.000 pés de altura. 
Resposta correta 
2. 
ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 4.000 pés de altura. 
3. 
ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 2.500 pés de altura. 
4. 
ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 3.000 pés de altura. 
5. 
ocorrem desde a superfície do solo ou da água até aproximadamente 2.200 pés de altura. 
7. Pergunta 7 
1/1 
“Guia do Piloto para Windshear (ventos cortantes) afirma que o clima pode ser uma fator contribuinte para os acidentes 
aeronáuticos – publicado em 1988 pela Federal Aviation Administration (FAA), o guia afirma que os acidentes ocorrem 
geralmente na decolagem e no pouso, onde a aeronave se encontra com muita velocidade ou poucaem virtude dos mínimos 
para a aproximação, e por conta disso, o vento cortante é um dos grandes causadores de acidentes [...]”. 
Fonte: SIMÃO, A. C. Tesouras de Vento e a Segurança Operacional. Revista Conexão SIPAER, v. 4, n. 2, 2013, p. 152. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a meteorologia na prevenção de acidentes, pode-se afirmar 
que ventos cortantes é uma expressão utilizada porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
explica a variação local do vetor do vento ou de seus componentes numa dada direção ou distância. 
Resposta correta 
2. 
explica o local do vento, possibilitando a prevenção de acidentes. 
3. 
explica que o vento local é adequado para voo, tanto para a tripulação como para os controladores de tráfego aéreo. 
4. 
explica para a tripulação que o vento local é favorável para o voo, colocando a aeronavegabilidade em perigo. 
5. 
explica para a comunidade aeronáutica que o windshear acontece em regiões de clima frio. 
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O clima sempre será um fator impactante na comunidade aeronáutica (companhias aéreas, controle de tráfego aéreo, 
empresas de táxi aéreo), pois ele pode proporcionar riscos a operação aérea como: chuvas e correntes de vento – o clima 
também pode produzir um déficit na economia aeronáutica, acarretando atrasos e cancelamentos [...].” 
Fonte: GOODMAN, C. J.; SMALL, G. J. D. Meteorological impacts on commercial aviation delays and cancellations in the 
continental United States. Journal of applied meteorology and climatology, v. 58, n. 3, 2019, p. 484. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre meteorologia e a prevenção de acidentes, pode-se afirmar que 
os centros e estações são fundamentais, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
fornecem o compartilhamento de informações atualizadas para toda a comunidade aeronáutica, conforme o tempo 
presente e previsões em todo o território geográfico brasileiro e da atmosfera terrestre. 
Resposta correta 
2. 
fornecem o compartilhamento de informações no TAF e no METAR, para que toda a comunidade aeronáutica possa 
se beneficiar com a previsão do tempo, que geralmente foca apenas em frentes frias e chuva. 
3. 
fornecem informações para a tripulação das aeronaves, sendo eles: comandante, copiloto e comissários – que é a 
classe de profissionais que mais sofre com as mudanças climáticas e por isso existem os centros e estações. 
4. 
fornecem informações para os controladores de tráfego aéreo, sendo eles a classe que mais necessita de informações 
climáticas, podendo assim compartilhar com a tripulação que está em voo e no solo. 
5. 
fornecem informações para as entidades reguladoras, proporcionando o compartilhamento dessas informações para 
a comunidade aeronáutica e por ser uma regra imposta por essas entidades. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A Segurança de Voo ou Segurança Operacional no Brasil nem sempre foi alinhada com as normas e diretrizes das 
entidades reguladoras – esse feito foi possível apenas depois da criação do Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA)”. 
Fonte: BRASIL. Código brasileiro de aeronáutica. Brasília, 1986. Disponível em: 
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7565.htm>. Acesso em: 21 abr, 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à prevenção de acidentes aeronáuticos, pode-se 
afirmar que: 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7565.htm
Ocultar opções de resposta 
1. 
a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes 
Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: operadores e aeronaves. 
Resposta correta 
2. 
a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes 
Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: organizações e entidades reguladoras. 
3. 
a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes 
Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: normas e recomendações. 
4. 
a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes 
Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: aeronaves e diretores. 
5. 
a lei Nº 7.565 prevê que o Sistema de Segurança de Voo e o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes 
Aeronáuticos tenham dois focos na prevenção: diretores e normas. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O processo de investigação e prevenção de acidentes no Brasil é amplo, esse trabalho é feito por várias entidades que 
prezam dos seus profissionais a capacidade de desenvolver a cultura de segurança operacional na comunidade aeronáutica, 
visando assim reduzir os danos a uma escala pequena e manter a cultura de segurança operacional por meio de várias 
formas, como: eventos, palestras e sistemas de amostra de dados”. 
Fonte: DA SILVA FERREIRA, R. A. Gestão da Segurança Operacional: impacto na prevenção de acidentes aeronáuticos. 
Revista Conexão SIPAER, v. 2, n. 1, 2010, p. 28. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a introdução à prevenção de acidentes aeronáuticos, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s). 
I. ( ) O CENIPA é a única entidade que busca a prevenção de acidentes aeronáuticos. 
II. ( ) O SIPAER compartilha um painel com a atualização dos relatórios para toda a comunidade aeronáutica, 
gratuitamente. 
III. ( ) O COMAER busca a prevenção de acidentes, focando na área militar. 
IV. ( ) A ANAC em conjunto com as demais entidades oferece o curso Sistema de Gerenciamento da Segurança 
Operacional (SGSO). 
V. ( ) O MGSO é o documento que qualquer pessoa pode assinar para obter a certificação GSO da ANAC. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, F, V, F. 
Resposta correta 
2. 
F, F, F, V, V. 
3. 
V, F, V, V, F. 
4. 
F, F, F, F, V. 
5. 
V, V, V, V, F. 
 
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário 
10/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Como a atividade da ASEGCEA é assessorar as atividades do SISCEAB, cabe a ela prestar serviço também para as demais 
entidades e órgãos ligados ao Controle do Espaço Aéreo, como a SIPACEA, que é a Seção de investigação e Prevenção de 
Acidentes/Incidentes do Controle do Espaço Aéreo.” 
Fonte: BRASIL. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 63-11: Estrutura e Atribuições do Subsistema de Segurança 
do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Brasília, DF, 2009, p. 14. Disponível em: 
<https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA>. Acesso em: 20 abr. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a ASEGCEA e a prevenção de acidentes aeronáuticos, analise 
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s). 
I. ( ) A SIPACEA é subordinada ao comandante/chefe ligado a uma entidade regional sistematicamente inter-relacionada 
com a ASEGCEA. 
II. ( ) A SIPACEA é uma entidade relacionada em âmbito nacional, como o DECEA e o SISCEAB, tendo ela as mesmas 
atribuições. 
III. ( ) A SIPACEA é uma entidade relacionada em âmbito regional, pertencente à estrutura do CIDANCTA, como SRPV-
SP. 
IV. ( ) A ASSIPACEA é um órgão local do SEGCEA, pertencente à estrutura dos PSNA/GCC e ligado sistematicamente à 
SIPACEA. 
V. ( ) A SIPACEA da sua região deve dispor de Elementos Credenciados (EC) nas sedes e nos órgãos do SISCEAB por elas 
gerenciados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA
V, F, V, V, V. 
Resposta correta 
2. 
F, V, V, F, F. 
3. 
V, V, F, V, V. 
4. 
F, F, V, F, V. 
5. 
V, F, F, V, F. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Em setembro de2005 cria-se a Lei 11.182. Nela, são descritas as atribuições da Agência Nacional da Aviação Civil 
(ANAC). A Lei 11.182 estabelece que o ELO-SIPAER promova para as organizações da comunidade aeronáutica 
atividades voltadas à segurança operacional. 
Fonte: BRASIL. Lei nº 11.182, de 27 de setembro de 2005. Cria a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, e de outras 
providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 28 set. 2005. Disponível em: 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11182.htm. Acesso em: 25 abr. 2020. 
A Lei 11.182 é atribuída como a Lei que implantou a ANAC no Brasil e estabeleceu as atividades do ELO-SIPAER. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o SISCEAB, analise as asserções a seguir e a relação 
proposta entre elas: 
I. O ELO-SIPAER promove as atividades de segurança operacional nas organizações por meio de recursos materiais e 
humanos adequados, de acordo com a complexidade da operação. 
Porque: 
II. Sem o treinamento adequado, ou até mesmo o estabelecimento de supervisão direta das atividades desenvolvidas pelo 
SIPAER, não é possível implementar uma cultura de segurança. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
2. 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
4. 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11182.htm.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
5. 
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A Sala AIS ou Serviço de informação Aeronáutica é um dos principais serviços oferecidos à comunidade aeronáutica, que 
visa a proteção e segurança das operações e navegações aéreas. A principal responsabilidade do profissional AIS é a de 
disponibilizar aos usuários toda a informação necessária ao correto planejamento e a execução de um voo seguro.” 
Fonte: BRASIL. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 53-2: Sala de Informação Aeronáutica (SALA AIS). Brasília, 
DF, 2019, p. 1. Disponível em: <https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA>. Acesso em: 21 
abr. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a ASSIPACEA na prevenção de acidentes aeronáuticos, pode-
se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o documento que descreve os procedimentos necessários para divulgação e notificação de incidentes de Tráfego 
Aéreo é o IEPV 100-6. 
Resposta correta 
2. 
o documento que descreve os procedimentos necessários para a divulgação e apresentação de acidentes Aéreos é o 
IEPV 100-6. 
3. 
o documento que descreve os procedimentos necessários para o monitoramento do Tráfego Aéreo é o IEPV 100-6. 
4. 
o documento que descreve os procedimentos necessários para o monitoramento da navegação aéreo é o IEPV 100-6. 
5. 
o documento que descreve os procedimentos necessários para o monitoramento das atividades da Sala AIS é o IEPV 
100-6. 
4. Pergunta 4 
1/1 
O ELO-SEGCEA, como o ELO-SIPAER, auxilia nos processos e tomadas de decisões na área de investigação e prevenção 
de acidentes aeronáuticos, mas, segundo a NSCA 3-2, o ELO-SEGCEA e SIPAER também são entidades subordinadas. 
Fonte: BRASIL. Normas do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA) 3-2: Estrutura e Atribuições dos Elementos 
Constitutivos do SIPAER. Brasília, DF, 2017, p.9. Disponível em: 
<https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA>. Acesso em: 25 abr. 2020. 
https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA
https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ELO-SEGCEA e o ELO-SIPAER na prevenção de 
acidentes, pode-se afirmar que essas entidades são subordinadas, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
devem ser subordinados pelo detentor do mais elevado grau de autoridade da organização 
Resposta correta 
2. 
quem detêm do mais elevado cargo pode demandar agentes de segurança operacional para as diversas atividades dos 
ELO-SIPAER ou SEGCEA, conforme o subtópico 2.1.3 da Norma do Comando da Aeronáutica. 
3. 
o presidente da entidade aeronáutica pode demandar as atividades que o SIPAER deve realizar na realização dos 
processos de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. 
4. 
o ELO-SIPAER de uma entidade aeronáutica dispensa recursos necessários para averiguar um processo de 
investigação e prevenção de acidente aeronáutico. 
5. 
o ELO-SEGCEA de uma entidade de controle do espaço aéreo dispensa recursos necessários para auxiliar as 
entidades do SISCEAB no processo de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O Elemento Credenciado SIPAER (EC) também é vistoriador, segundo a ICA 63-28 – ele deve executar vistoria nos 
PSNA e nas SIPACEA; SPACEA e ASEGECEA. O vistoriador deve contribuir com o aperfeiçoamento do processo de 
vistoria, fornecendo suas críticas e sugestões à ASEGCEA.” 
Fonte: BRASIL. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 63-28: Vistoria de Segurança Operacional do Sistema de 
Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Brasília, DF, 2011, p. 18. Disponível em: 
<https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA>. Acesso em: 22 abr. 2020 
O vistoriador é o elemento credenciado pelo SIPAER, suas normas e recomendações estão descritas na ICA 63-28. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a ASSIPACEA na prevenção de acidentes, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. É atividade do vistoriador identificar evidências objetivas, mediante comparação com os protocolos de vistoria. 
II. É atividade do vistoriador preparar-se para a vistoria, realizando uma verificação prévia das perguntas aplicáveis dos 
protocolos de vistoria. 
III. É atividade do vistoriador executar as tarefas que lhe for atribuída pelo chefe de equipe na elaboração do relatório de 
vistoria. 
IV. O vistoriador deve contribuir com o aperfeiçoamento do processo de vistoria. 
Está correto apenas o que se afirmar em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA
I, III e IV. 
Resposta correta 
2. 
I e II. 
3. 
II e IV. 
4. 
I e III. 
5. 
I, III e IV. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A ASEGCEA é uma entidade de devida importância para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) – 
ela proporciona a implantação e o gerenciamento de todo o Sistema de Segurança Operacional e a sua devida manutenção, 
caso necessário a atualização das normas e diretrizes do Comando da Aeronáutica ou da ICAO.” 
Fonte: BRASIL. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 63-26: Gerenciamento do Risco à Segurança Operacional 
(GRSO) no SISCEAB. Brasília, DF, 2010, p. 11. Disponível em: 
<https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA>. Acesso em: 20 abr. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a ASEGCEA na prevenção de acidentes aeronáuticos, é 
correto afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter o gerenciamento e o nível 
aceitável do risco ao sistema de Controle do Espaço Aéreo. 
Resposta correta 
2. 
o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter o gerenciamento e o nível 
do risco ao sistema de Controle do Espaço Aéreo abaixo de zero. 
3. 
o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter o gerenciamento e a 
capacitação de novos gestores de segurança operacional. 
4. 
https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA
o objetivo da Assessoria de SegurançaOperacional do Controle do Espaço Aéreo é manter a manutenção e a 
implementação de leis do Código Brasileiro da Aeronáutica. 
5. 
o objetivo da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo é manter o cronograma previsto 
sobre a implantação de novos recursos para a preservação da cultura de segurança. 
7. Pergunta 7 
1/1 
Tanto o ELO-SEGCEA como o ELO-SIPAER devem ordenar as operações de segurança operacional de suas respectivas 
entidades, sendo ela do setor operacional relacionado à entrada e saída de aeronaves ou do setor de controle de tráfego 
aéreo. Ambos os ELOS têm a função de manter atualizadas todas as questões que estejam relacionadas à prevenção e 
investigação de acidentes aeronáuticos.” 
Fonte: BRASIL. BRASIL. Normas do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA) 3-2: Estrutura e Atribuições dos 
Elementos Constitutivos do SIPAER. Brasília, DF, 2017, p.9. Disponível em: 
<https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA>. Acesso em: 25 abr. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ELO-SEGCEA e SIPAER na prevenção de acidentes, 
analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s). 
I. ( ) O ELO-SEGCEA deve ser coordenador por um EC e ele deve seguir as regras e normativas estabelecidas pela entidade 
aeronáutica. 
II. ( ) O sistema de prevenção de acidentes aeronáuticos de uma entidade aeronáutica deve seguir os processos limitados 
pelo ELO de sua organização. 
III. ( ) O ELO-SIPAER é a entidade de maior grau executivo dentro da organização, podendo ele decidir os processos de 
segurança operacional. 
IV. ( ) O gestor de segurança operacional pode ser o EC dentro da entidade e deve conduzir as operações de segurança 
operacional. 
V. ( ) Cabe ao diretor executivo da organização, em conjunto com o ELO-SIPAER ou SEGCEA, decidir os processos de 
segurança da entidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V, V. 
Resposta correta 
2. 
V, V, F, F, V. 
3. 
F, F, V, V, F. 
4. 
V, V, V, F, F. 
5. 
F, F, F, V, V. 
https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O ELO-SEGCEA é órgão, setor, ou cargo, dentro da estrutura das Organizações Aeronáuticas. Esse ELO relaciona o 
SEGCEA, SIPACEA e o SIPAER, que foca no tratado de assuntos de Segurança Operacional no âmbito do SEGCEA, que 
está inserido no SISCEAB.” 
Fonte: BRASIL. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 63-7: Atribuições dos Órgãos do SISCEAB Após a 
Ocorrência de Acidente Aeronáutico ou Incidente Aeronáutico Grave. Brasília, DF, 2017, p.13. Disponível em: 
<https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA>. Acesso em: 25 abr. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ELO-SEGCEA, analise as afirmativas a seguir e assinale V 
para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s). 
I. ( ) O fator contribuinte é uma ação, omissão, evento, condição que, se reduzido ou eliminado, pode reduzir a 
probabilidade de uma ocorrência aeronáutica. 
II. ( ) Incidente aeronáutico grave é caracterizado por indicações e evidências de que houve elevado risco de acidente 
relacionado com a operação da aeronave. 
III. ( ) Uma ocorrência de tráfego aéreo é aquela relacionada aos problemas de transmissão de informações para os 
tripulantes das aeronaves em todo o ATS. 
IV. ( ) Ocorrência aeronáutica é aquela caracterizada com a queda da aeronave e o óbito dos tripulantes e passageiros da 
aeronave. 
V. ( ) O incidente aeronáutico não é classificado como acidente, mas está associada à segurança da operação da aeronave e 
dos demais envolvidos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F, V. 
Resposta correta 
2. 
V, V, V, F, V. 
3. 
F, F, V, V, V. 
4. 
F, V, F, F, V. 
5. 
V, F, F, V, F. 
9. Pergunta 9 
1/1 
O ELO-SEGCEA tem a função de ordenar e prevenir os acidentes graves, fatores contribuintes, incidentes aeronáuticos, 
incidentes aeronáuticos graves, ocorrência aeronáutica e ocorrência de tráfego aéreo, que podem ocorrer dentro das 
organizações aeronáuticas. 
https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA
Fonte: BRASIL. Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) 63-7: Atribuições dos Órgãos do SISCEAB Após a 
Ocorrência de Acidente Aeronáutico ou Incidente Aeronáutico Grave. Brasília, DF, 2017, p.13. Disponível em: 
<https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA>. Acesso em: 25 abr. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o segurança operacional, analise as ocorrências a seguir e 
associe-os com suas respectivas características: 
1) Fator contribuinte. 
2) Incidente aeronáutico. 
3) Incidente aeronáutico grave. 
4) Ocorrência aeronáutica. 
5) Ocorrência de tráfego Aéreo 
( ) Significa elevado risco à operação da aeronave, sendo ela tripulada ou não, com passageiros ou não. 
( ) Ação ou omissão de qualquer pessoa que esteja relacionada como provedor de serviços de uma organização. 
( ) Situação anómala envolvendo o Serviço de Tráfego Aéreo, exigindo a adoção de medidas preventivas ou corretivas. 
( ) Qualquer evento que envolve a aeronave, sendo um acidente aeronáutico ou incidente, permitindo o SIPAER a adoção de 
procedimentos necessários. 
( ) Ocorrências não caracterizadas como acidentes, mas associados à operação de uma aeronave, podendo afetá-la. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 5, 4, 2. 
Resposta correta 
2. 
2, 3, 1, 5, 4. 
3. 
1, 4, 2, 3, 5. 
4. 
5, 2, 3, 1, 4. 
5. 
4, 5, 2, 3, 1. 
10. Pergunta 10 
1/1 
A Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) 63-3 descreve as atividades e objetivos do Comitê de Segurança 
Operacional, que é estabelecido nos Centros operacionais Integrados (COI) do CINDACTA. Esse tem por finalidade 
desenvolver e aperfeiçoar o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional. 
Fonte: BRASIL. Diretrizes do Comando da Aeronáutica (DCA) 63-3: Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional 
no SISCEAB. Brasília, DF, 2015, p. 20 Disponível em: 
<https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA>. Acesso em: 21 abr. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a entidade que presta o serviço de investigação e prevenção 
de acidentes e incidentes no âmbito do controle do espaço aéreo (ASSIPACEA), analise os componentes a seguir e associe-
os com suas respectivas constituições: 
1) Presidente do comitê. 
2) Secretário. 
3) Membros permanentes. 
https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA
https://publicacoes.decea.gov.br/?i=filtro&cat=origem&f=ASEGCEA
4) Membros eventuais. 
5) Secretário do comitê. 
( ) Convocados pelo presidente. 
( ) Chefes das divisões do CINDACTA. 
( ) Chefe da SIPACEA. 
( ) Comandante do CINDACTA. 
( ) Chefe da ASSIPACEA. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 3, 2, 1, 5. 
Resposta correta 
2. 
1, 4, 5, 2, 3. 
3. 
2, 5, 1, 3, 4. 
4. 
3, 2, 4, 5, 1. 
5. 
5, 1, 3, 4, 2. 
 
Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário 
10/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“A interferência na visão do piloto em operação pode acontecer em diversas etapas do voo; comumente as interferências 
ocorrem no pouso e na decolagem. A embaçamento ou interferência pode ocorrer também por complicações da fisiologia 
humana, condições meteorológicas adversas ou condições materiais da aeronave.” 
Fonte: PONTES, T. N. R; SILVA, J. P. S. A influência do treinamento em situações anormais de voo de desorientação 
espacial. Conexão Sipaer, Brasília, v. 10, n. 3, 2019. p. 28. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fatoresintervenientes na visão, analise as afirmativas a seguir 
e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s). 
I. ( ) Em voo, o sentido de consciência do piloto está relacionado aos pontos de referência terrestres e sobre a atitude da 
aeronave. 
II. ( ) O sistema vestibular e proprioceptivo funciona quando o piloto está realizando as funções necessárias para manter a 
aeronave em voo. 
III. ( ) Complicações como hemorragias retinais, diminuição da visão noturna e restrição do campo visual, são comuns com 
exposição ao ambiente aéreo. 
IV. ( ) A Lei de Boy-Mariotte é inversamente proporcional ao volume ocupado por uma mesma quantidade de massa gasosa 
em mesma pressão. 
V. ( ) Queimaduras na retina, hemorragias na retina, ruptura do globo ocular e flash blindness, são comuns em ocorrências 
de radiação solar. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, V, F. 
Resposta correta 
2. 
F, V, V, V, F. 
3. 
V, F, F, V, F. 
4. 
F, F, F, V, V. 
5. 
V, V, V, V, F. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Diferentemente do aspecto fisiológico, o aspecto psicológico está ligado ao comportamento e a subjetividade do ser 
humano em relação ao meio em que ele vive, se relaciona e trabalha. Porém, na aviação o aspecto psicológico é um meio de 
entender os fatores que levaram ao acidente e como investigar e prevenir novos acidentes.” 
Fonte: BRASIL. Normas do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA) 3-6: investigação de acidente aeronáutico, 
incidente aeronáutico e ocorrência de solo. Brasília: Decea, 2003. p. 25. Disponível em: https://bit.ly/3hcKvAC. Acesso em: 
7 jun. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o aspecto psicológico na prevenção de acidentes aeronáuticos, 
pode-se afirmar que as principais causas de acidentes estão relacionadas com: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
falta de conhecimento da aeronave, falso julgamento, estresse, fadiga e fatores psicossociais. 
Resposta correta 
2. 
https://bit.ly/3hcKvAC.
falta de conhecimento da aeronave, julgamento, letargia, fadiga e compressão do organismo. 
3. 
falta de conhecimento das regras de navegação, falso julgamento, letargia, fadiga e fatores psicossociais. 
4. 
falta de conhecimento da aeronave, falso julgamento e conhecimento das regras visuais de voo. 
5. 
falso julgamento, problemas de convívio social, dissincronose, fadiga, ansiedade, estresse e crise de pânico. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“O Brasil começou a desenvolver um forte sistema de prevenção e investigação com a criação do Sipaer. Porém outras 
entidades foram criadas ao longo do tempo para auxiliar nos processos relacionados à segurança, uma vez que a aviação 
sempre se mostrou uma área de vasto crescimento econômico e tecnológico.” 
Fonte: CHALAR, B. K. C. Estudo dos fatores humanos e operacionais em acidentes na aviação brasileira e sugestões de 
ações para a prevenção. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2018. p. 21. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre prevenção e fatores humanos, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s). 
I. ( ) O Sipaer foi criado com o intuito de investigar e prevenir acidentes aeronáuticos voltados para o fator operacional. 
II. ( ) Em 1971, foi criado o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), com o intuito de 
orientação. 
III. ( ) Mesmo com a atuação do Cenipa e do Sipaer no sistema aeronáutico brasileiro, o fator humano apresentava 80% das 
causas de acidentes. 
IV. ( ) De 1977 a 1991, é notável o desenvolvimento dos sistemas de prevenção e investigação, demonstrando uma queda de 
acidentes operacionais. 
V. ( ) Mesmo com o avanço dos sistemas de prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos, o fator humano sempre 
esteve presente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, V, V. 
Resposta correta 
2. 
F, F, F, V, V. 
3. 
V, F, F, F, V. 
4. 
F, F, V, V, F. 
5. 
V, V, F, F, F. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“O segmento aeronáutico sempre foi reconhecido por ter sérios problemas de dissincronose ou alteração do ritmo 
circadiano. Aeronautas podem sofrer sérias implicações com a alteração do sono, alimentação e descanso.” 
Fonte: BARBOZA, F. M. A mente humana entre decolagens e pousos: a psicologia da aviação e o estudo dos fatores 
desencadeadores dos principais transtornos psicológicos em tripulantes de voo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso 
(Bacharelado em Psicologia) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2017. p. 30. 
O Jet Lag ou dissincronose é um problema atualmente enfrentado por aeronautas que trabalham em escalas internacionais. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o ritmo circadiano ou Jet Lag na aviação, analise as asserções 
a seguir e a relação proposta entre elas : 
I. A grande dificuldade que os aeronautas encontram em escalas internacionais é a dissintonia nos horários, podendo afetar 
seriamente o seu sistema biológico. 
Porque: 
II. O sistema biológico está relacionado com o sistema circadiano do ser humano, e pode afetar hábitos alimentares, 
provocando a desregulação hormonal do aeronauta, afetando seriamente o seu sistema fisiológico e colocando em risco a 
operação da aeronave. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
5. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Toda organização ou entidade que tem como objetivo contratar pessoas para que elas ocupem um cargo ou função está 
condicionada a ter um clima ou uma cultura organizacional. No sistema aeronáutico não é diferente, porém, o clima, ou 
cultura organizacional, está atrelado aos processos de segurança operacional.” 
Fonte: GOGLIA, J. J; HALFORD, C. D; STOLZER, A. J. Sistemas de gerenciamento da segurança operacional na aviação. 
São José dos Campos: DCA-BR, 2011. p. 15-16. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sistema de clima e cultura organizacional do GSO na 
prevenção de acidentes aeronáuticos, analise os pilares do SGSO e associe-os com suas respectivas definições. 
1) Política. 
2) Gerenciamento do risco. 
3) Garantia da segurança operacional. 
4) Promoção da segurança operacional. 
( ) Segurança operacional como um valor fundamental da organização. 
( ) A organização deve incorporar uma revisão sistemática. 
( ) Procedimentos e estruturas organizacionais para atingir objetivos. 
( ) Fundamental para controlar riscos em níveis aceitáveis. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 3, 1, 2. 
Resposta correta 
2. 
3, 2, 1, 4. 
3. 
2, 3, 4, 1. 
4. 
1, 4, 3, 2. 
5. 
3, 1, 2, 4. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Com o desenvolvimento e criação do Ministério da Aeronáutica em 1941, hoje Comaer, as forças civis e militares no 
Brasil se unificaram para criar entidades voltadas para o sistema de segurança de voo, hoje segurança operacional. Até 
então, essas duas áreas eram distintas uma da outra.” 
Fonte: CHALAR, B. K. C. Estudo dos fatores humanos e operacionais em acidentes na aviação brasileira e sugestões de 
ações para a prevenção. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2018. p. 10. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre prevenção e fatores humanos na aviação, é correto afirmar 
que: 
Ocultar opções de resposta1. 
em 1941, com a unificação das forças civis e militares, deu-se origem ao Sipaer. 
Resposta correta 
2. 
em 1941, com a unificação das forças civis e militares, deu-se a origem ao Cenipa. 
3. 
em 1945, com a separação das forças civis e militares, deu-se a origem à Anac. 
4. 
em 1941, com a separação das forças civis e militares, deu-se a origem ao Decea. 
5. 
em 1941, a força civil foi responsável pela criação do Sipaer. 
7. Pergunta 7 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Como já descrito, o erro humano está elencado aos atos inseguros do ser humano. Segundo James Reason, o ato inseguro, 
diferentemente do ato seguro, é composto de uma pré-condição para ele acontecer.” 
Fonte: CHALAR, B. K. C. Estudo dos fatores humanos e operacionais em acidentes na aviação brasileira e sugestões de 
ações para a prevenção. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2018. p. 37. 
Essa pré-condição está relacionada com três categorias, sendo elas: ambiental, operacional e pessoal. Considerando essas 
informações e o conteúdo estudado sobre a prevenção do erro humano na investigação e prevenção de acidentes 
aeronáuticos, analise as afirmativas a seguir: 
I. O fator pessoal está subdividido em três categorias, sendo: estado mental adverso, estado fisiológico adverso e limitações 
físicas e mentais. 
II. A limitação física do fator pessoal está ligada com o ambiente, sem relação com a força física do ser humano. 
III. A limitação mental do piloto está relacionada com seus aspectos de julgamento, como treinamento e conhecimento. 
IV. O fator pessoal está subdivido em duas categorias, sendo ela: limitações físicas/mental e estado mental adverso. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e III. 
Resposta correta 
2. 
I, III e IV. 
3. 
III e IV. 
4. 
II e IV. 
5. 
II e III. 
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“A organização ou entidade aeronáutica sempre deve alinhar com os seus colaboradores qual é a cultura organizacional já 
existente no meio de trabalho, podendo, assim, facilitar o entendimento entre colaborador e organização.” 
Fonte: GOGLIA, J. J; HALFORD, C. D; STOLZER, A. J. Sistemas de gerenciamento da segurança operacional na aviação. 
São José dos Campos: DCA-BR, 2011. p. 15. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre prevenção e fatores humanos na aviação, pode-se afirmar que 
o ambiente organizacional sempre deve alinhar: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
valores, missões e visões. 
Resposta correta 
2. 
conhecimento, treinamento e ética. 
3. 
treinamento, fidelidade e comportamento. 
4. 
valores, comportamento e ética. 
5. 
fidelidade, visões e treinamento. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Com o desenvolvimento da sociedade, o ser humano necessita de tecnologias mais automatizadas a cada dia. Porém, a 
automatização de processos pode acarretar sérios problemas, como a falta de treinamento e conhecimento.” 
Fonte: CASSIANO, S. K. Fadiga na aviação civil: um desafio à investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos. 
Conexão Sipaer, Brasília, v. 9, n. 3, p. 12-21, 2018. p. 18. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre prevenção e fatores humanos na aviação, é correto afirmar 
que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o sistema de segurança operacional depende do conhecimento excessivo e análise humana, não dependendo assim de 
uma máquina para julgar. 
Resposta correta 
2. 
o sistema de segurança operacional depende do conhecimento humano, porem a análise já é feita por máquinas, 
como o computador. 
3. 
atualmente todo o sistema de segurança operacional no Brasil é automatizado, auxiliando o GSO na hora de escrever 
o relatório final. 
4. 
com o desenvolvimento tecnológico o fator humano passou a ser menos analisado, dando espaço para o fator 
material e operacional. 
5. 
o sistema de segurança operacional deve ser feito a partir da análise do GSO, porém ele deve ser feito através de 
sistemas automatizados. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“O sistema de prevenção de acidentes aeronáuticos conduzidos pelo Sipaer visa unicamente à prevenção de novas 
ocorrências e, para que isso possa acontecer, são necessários meios de prevenção e de investigação.” 
Fonte: BRASIL. Normas do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA) 3-6: investigação de acidente aeronáutico, 
incidente aeronáutico e ocorrência de solo. Brasília: Decea, 2003. p. 20. Disponível em: https://bit.ly/3hcKvAC. Acesso em: 
7 jun. 2020. (Adaptado). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a investigação dos aspectos psicológicos, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s). 
I. ( ) A investigação do aspecto psicológico na aviação deve ser investigada por psicólogo com diploma válido em todo 
território nacional. 
II. ( ) O Instituto de Psicologia Aeronáutica (IPA) deve auxiliar quando do início de um processo de investigação e da 
seleção de novos psicólogos. 
III. ( ) A investigação do aspecto psicológico deve ser realizada por psicólogos qualificados pelo Sipaer. 
IV. ( ) A análise e investigação do aspecto psicológico deve ser embasada na NSMA 38-10. 
V. ( ) Um dos principais meios de prevenção na aviação é o julgamento do ser humano. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, V, F. 
Resposta correta 
https://bit.ly/3hcKvAC.
2. 
V, F, F, F, V. 
3. 
F, F, V, V, V. 
4. 
V, V, V, V, F. 
5. 
F, F, F, F, V. 
 
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário 
10/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
1/1 
O CBA descreve em seu art. 66 que os padrões mínimos de segurança serão estabelecidos nos Regulamentos Brasileiros de 
Homologação Aeronáutica (RBAH). O segundo parágrafo do art. 66 do CBA descreve que os padrões poderão variar em 
razão do tipo ou destino do produto aeronáutico. 
Fonte: BRASIL. Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986. Dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica. Diário Oficial 
da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1986. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a certificação de produto aeronáutico, analise as afirmativas a 
seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s): 
I. ( ) O art. 67 do CBA diz que somente poderão ser usadas aeronaves, motores, hélices e demais componentes aeronáuticos 
que observem os padrões e requisitos previstos no RBHA. 
II. ( ) O primeiro parágrafo do art. 67 diz que a autoridade aeronáutica poderá permitir o uso de equipamentos não 
homologados, sem que haja a interferência na segurança de voo. 
III. ( ) O segundo parágrafo do art. 67 diz que a aeronave experimental é aquela montada pelo detentor do certificado de tipo 
para produção e fabricação. 
IV. ( ) O terceiro parágrafo do art. 67 diz que compete ao detentor do certificado de tipo regulamentar a sua construção e 
operação, segundo o RBHA. 
V. ( ) Segundo o art. 68 do CBA, a autoridade aeronáutica irá apenas regulamentar e emitir certificado aos produtos que 
seguem os regulamentos de homologação. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F, V. 
Resposta correta 
2. 
V, F, F, V, V. 
3. 
F, F, F, V, V. 
4. 
V, V, V, F, F. 
5. 
V, F, V, V, F. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O requerente do certificado de tipo pode requerer o certificado para: aeronave categoria normal, utilidade, acrobática, 
transporte regional ou transporte, balão livre tripulado, aeronave de classe especial ou para o motor ou para a hélice.” 
Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 21, emenda nº 6: 
certificação de produto e artigo aeronáutico. Brasília, DF, 2020. p. 13. Disponível em: https://bit.ly/3gpQod8. Acesso em: 
27 jul. 2020. 
Considerandoessas informações e o conteúdo estudado sobre a certificação de tipo segundo o RBAC 21 emenda nº 6, pode-
se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o detentor deve encaminhar o projeto de tipo, os relatórios e os cálculos necessários para demonstrar que o projeto 
atende aos requisitos de aeronavegabilidade. 
Resposta correta 
2. 
o detentor do certificado de tipo deve entrar com um processo alegando que ele está em conformidade com os 
requisitos mínimos de segurança e de aeronavegabilidade. 
3. 
o detentor do certificado de tipo deve estar ciente das taxas administrativas para o processo de revisão da segurança 
operacional e da aeronavegabilidade do projeto de tipo. 
4. 
para balão livre tripulado, o detentor do certificado de tipo pode anular o processo, sendo que o balão é considerado 
uma aeronave experimental, sendo desnecessária sua autorização. 
5. 
https://bit.ly/3gpQod8.
o detentor do certificado de tipo deve encaminhar à ANAC o projeto do certificado de tipo, essa já é uma forma de 
comprovar que os processos de segurança estão definidos. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Em determinada fase do processo de requerimento do certificado de produção sob certificado de tipo, o requerente deverá 
comprovar a ANAC que a localização de fabricação é segura e está dentro dos padrões de segurança.” 
Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 21, emenda nº 6: 
certificação de produto e artigo aeronáutico. Brasília, DF, 2020. p. 36. Disponível em: https://bit.ly/3gpQod8. Acesso em: 1 
ago. 2020. 
Cada fabricante de um produto sob certificado de tipo deverá apresentar e seguir determinadas regras. Considerando essas 
informações e o conteúdo estudado sobre a produção sob certificado de tipo segundo o RBAC nº 21, emenda nº 6, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. Deve-se colocar cada produto à disposição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para inspeção. 
II. Deve-se permitir que a Anac realize qualquer inspeção ou teste, incluindo as instalações dos fornecedores. 
III. É necessário marcar o produto de acordo com o RBAC nº 21, incluindo as peças críticas. 
IV. O detentor do produto deverá garantir os ensaios dos componentes do certificado de tipo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e IV. 
Resposta correta 
2. 
II e III. 
3. 
I e IV. 
4. 
II e IV. 
5. 
I e III. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Manter a aeronavegabilidade da aeronave e dos processos de produção e de fabricação é a maneira do detentor do 
certificado de tipo comprovar que ele segue com os processos de segurança operacional, caso ele não cumpra com as 
diretrizes de aeronavegabilidade ele infringirá a seção 39. 7 do RBAC 39 de 2011.” 
Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 39, emenda nº 00: 
diretrizes de aeronavegabilidade. Brasília, DF, 2011. p. 3. Disponível em: https://bit.ly/3ldBSsC. Acesso em: 20 ago. 2020. 
https://bit.ly/3gpQod8.
https://bit.ly/3ldBSsC.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aeronavegabilidade e a segurança operacional segundo o 
RBAC 39, pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
diretrizes de aeronavegabilidade são um documento emitido ou adotado pela Anac que contém ações de segurança 
operacional a serem executadas em um produto aeronáutico. 
Resposta correta 
2. 
diretrizes de aeronavegabilidade são um documento emitido ou adotado pela Anac que contém ações de segurança 
operacional a serem executadas pelo detentor do certificado de tipo. 
3. 
diretrizes de aeronavegabilidade são um documento emitido ou adotado pelo Cenipa que contém ações de segurança 
operacional a serem executadas pelo gestor de segurança. 
4. 
diretrizes de aeronavegabilidade são um documento emitido ou adotado pela Anac que contém ações de segurança 
operacional a serem executadas gestor responsável da produção. 
5. 
diretrizes de aeronavegabilidade são um documento emitido ou adotado pela Anac que contém ações de segurança 
operacional a serem executadas pelo piloto em operação. 
5. Pergunta 5 
1/1 
A organização ou indivíduo detentor dos processos de fabricação e produção do certificado de tipo (motor, hélice e artigos) 
deve apresentar o certificado suplementar de tipo ou o licenciamento do certificado de tipo. Além disso, qualquer processo 
que apresente falha ou mau funcionamento deve ser comunicado à Anac. 
Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 21, emenda nº 6: 
certificação de produto e artigo aeronáutico. Brasília, DF, 2020. p. 6-7. Disponível em: https://bit.ly/3gpQod8. Acesso em: 
27 jul. 2020. 
A apresentação dos processos de produção e de fabricação é uma forma da Anac garantir a segurança nos processos de 
desenvolvimento das atividades de fabricação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a certificação 
de produto aeronáutico, analise as afirmativas a seguir: 
I. É considerado como falha nos processos de fabricação e produção a incidência de fogo no local. 
II. É considerado como mau funcionamento nos processos de fabricação e produção a perda dos indicadores de velocidade, 
altitude e atitude. 
III. É considerado como defeito nos processos de fabricação e produção a corrosão na estrutura da aeronave. 
IV. É considerado como mau funcionamento a perda dos motores em operação. 
Está correto apenas o que se afirmar em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e III. 
https://bit.ly/3gpQod8.
Resposta correta 
2. 
I e II. 
3. 
II e IV. 
4. 
I e IV. 
5. 
II e III. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Os processos de segurança operacional e de aeronavegabilidade estão descritos em todos os Regulamentos Brasileiros da 
Aviação Civil, visto que, é de extrema importância para os detentores do certificado de tipos seguirem com os processos de 
segurança e de aeronavegabilidade.” 
Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 39, emenda nº 00: 
diretrizes de aeronavegabilidade. Brasília, DF, 2011. p. 3. Disponível em: https://bit.ly/3ldBSsC. Acesso em: 20 ago. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aeronavegabilidade e a segurança operacional, ordene as 
etapas a seguir de acordo com a estrutura dos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil: 
( ) Requisitos de aeronavegabilidade: balões livres tripulados. 
( ) Certificados de aeronavegabilidade. 
( ) Diretrizes de aeronavegabilidade. 
( ) Requisitos de aeronavegabilidade: hélices. 
( ) Operação aerodesportiva em aeronaves sem certificado de aeronavegabilidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 1, 4, 3, 5. 
Resposta correta 
2. 
1, 4, 5, 3, 2. 
3. 
3, 2, 1, 4, 5. 
4. 
https://bit.ly/3ldBSsC.
5, 3, 2, 4, 1. 
5. 
4, 5, 3, 1, 2. 
7. Pergunta 7 
1/1 
Algumas diretrizes do RBAC 21 emenda nº 6 de 2020 dizem respeito aos processos de certificação do produto aeronáutico 
e, para isso, o detentor do certificado de tipo ou de produção de artigo aeronáutico deve seguir essas diretrizes. 
Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 21, emenda nº 6: 
certificação de produto e artigo aeronáutico. Brasília, DF, 2020. p. 4. Disponível em: https://bit.ly/3gpQod8. Acesso em: 27 
jul. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a certificação de produto aeronáutico, analise as afirmativas a 
seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s): 
I. ( ) As diretrizes se aplicam à modificação dos certificados de tipo. 
II. ( ) As diretrizes se aplicam a certificados de aeronavegabilidade provisório. 
III. ( ) As diretrizes do RBAC 21 estão dissociadas dos certificados de aeronavegabilidadepara exportação. 
IV. ( ) As diretrizes do RBAC 21 são inelegíveis aos certificados de organização de produção. 
V. ( ) As diretrizes se aplicam à aceitação de motores de aeronaves, hélices e artigos para importação. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F, V. 
Resposta correta 
2. 
F, F, V, V, F. 
3. 
F, V, V, F, F. 
4. 
V, V, F, V, V. 
5. 
F, F, F, V, V. 
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“A certificação de tipo não está voltada apenas para as entidades e organizações aeronáuticas, mas para qualquer indivíduo 
que tenha o interesse em requerer o certificado de tipo, porém, o indivíduo deve respeitar as condições e requerimentos para 
o certificado de tipo.” 
https://bit.ly/3gpQod8.
Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 21, emenda nº 6: 
certificação de produto e artigo aeronáutico. Brasília, DF, 2020. p. 13. Disponível em: https://bit.ly/3gpQod8. Acesso em: 
27 jul. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a certificação de tipo, analise os subtópicos do RBAC 21 e 
associe-as com suas respectivas definições. 
1) RBAC 21 emenda nº 6 de 2020, Subparte B. 
2) RBAC 21 emenda nº 6 de 2020, Subtópico 21. 16. 
3) RBAC 21 emenda nº 6 de 2020, Subtópico 21. 15. 
4) RBAC 21 emenda nº 6 de 2020, Subtópico 21. 19. 
( ) Requerimento para certificado de tipo. 
( ) Certificação de tipo. 
( ) Modificações que requerem um novo certificado de tipo. 
( ) Condições especiais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 1, 4, 2. 
Resposta correta 
2. 
1, 3, 2, 4. 
3. 
3, 2, 1, 4. 
4. 
2, 4. 3, 1. 
5. 
4, 1, 3, 2. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Atualmente, qualquer indivíduo pode ter acesso ao certificado de organização de produção, porém ele deve comprovar: 
certificado de tipo em vigor, direitos de propriedade sobre esse certificado de tipo ou certificado suplementar de tipo, 
segundo um acordo de licenciamento, certificado suplementar de tipo.” 
Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 21, emenda nº 6: 
certificação de produto e artigo aeronáutico. Brasília, DF, 2020. p. 37. Disponível em: https://bit.ly/3gpQod8. Acesso em: 5 
ago. 2020. 
Cada requerimento do certificado de organização de produção deve ser adequado na forma da ANAC. Considerando essas 
informações e o conteúdo estudado sobre certificado de organização de produção, analise as asserções a seguir e a relação 
proposta entre elas: 
I. Cada requerente do certificado de organização de produção deve fornecer à Anac determinados documentos, como a 
identificação do gestor responsável. 
Porque: 
II. O gestor responsável deve confirmar que os procedimentos descritos no manual de qualidade estão em vigor e o 
requerente deve ser o contato primário da Anac. 
https://bit.ly/3gpQod8.
https://bit.ly/3gpQod8.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
Resposta correta 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
4. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Caso a ANAC determine que o projeto submetido pelo detentor do certificado de tipo de: aeronave, motor de aeronave ou 
hélice não estabeleça condições mínimas de segurança ou condições apropriadas, a ANAC poderá emitir uma condição 
especial para a revisão do projeto.” 
Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Aviação Civil. Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 21, emenda nº 6: 
certificação de produto e artigo aeronáutico. Brasília, DF, 2020. p. 13. Disponível em: https://bit.ly/3gpQod8. Acesso em: 1 
ago. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a certificação de tipo, analise as afirmativas a seguir e 
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para(s) falsa(s). 
I. ( ) As condições especiais serão emitidas de acordo com o RBAC 11. 
II. ( ) O detentor do certificado de tipo terá que anular o projeto, caso não tenha os mínimos necessários para a operação. 
III. ( ) Quando a ANAC emite o processo de condição especial, quer dizer que aquele projeto tem prioridade sobre os 
outros. 
IV. ( ) Quando a ANAC emite o processo de condição especial, quer dizer que aquele processo não está de acordo com a 
segurança e aeronavegabilidade. 
V. ( ) Condição especial descumpre os processos de certificação de tipo porque está descrita no RBAC 11, ou seja, é 
inválida no RBAC 21. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V, F. 
Resposta correta 
2. 
https://bit.ly/3gpQod8.
F, V, V, F, V. 
3. 
V, V, F, F, V. 
4. 
F, F, V, V, V. 
5. 
F, F, V, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina