Buscar

História das Ciências e Ensino Avaliação Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

História das Ciências e Ensino – Avaliação Online
1. Método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. 
Sobre o método dedutivo é incorreto:
A) O raciocínio dedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas gerais para argumentos particulares.
B) Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem ascendente, de análise do particular para o geral, chega a uma conclusão.
C) Usa o silogismo, construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão.
D) A questão fundamental da dedução está na relação lógica estabelecida entre as proposições apresentadas, a fim de não comprometer a validade da conclusão. Aceitando as premissas como verdadeiras, as conclusões também o serão.
2. Segundo Lopes (1996b) e Loguercio e Del Pino (1995), obstáculos provocados por uso não criterioso de linguagem comum podem se constituir em um poderoso obstáculo epistemológico. Tais obstáculos são denominados:
A) obstáculos verbais
B) obstáculo realista
C) obstáculo animista
D) obstáculos substancialistas
3. Acerca da união entre Ciência e Técnica, assinale a alternativa falsa:
A) essa separação entre ciência e técnica estava associada a uma hierarquia valorativa, segundo a qual o primeiro tipo de atividade era considerado nitidamente superior ao segundo.
B) à episteme correspondia o mais elevado grau de conhecimento certo, necessário e demonstrável, ou seja, ciência apodítica ou ciência em sentido estrito, enquanto à techne correspondia o conhecimento prático, o saber fazer, as artes e as técnicas em geral.
C) A completa dependência entre os dois tipos de atividade acabaria por tornar a ciência uma atividade basicamente teórica, isenta de preocupação e interesse com as consequências práticas e técnicas.
D) Concebida desse modo, a ciência acabou por ser confundida com uma atividade que envolvia extensas controvérsias teóricas sobre a interpretação de textos tradicionais, principalmente dos textos aristotélicos.
4. O prazer de pensar e produzir o conhecimento foi retomado quando?
A) Renascimento
B) Iluminismo
C) Idade Média
D) Antiguidade Clássica
5. Parece que há uma parte significativa dos cientistas que considera a Filosofia como algo que não desempenha qualquer papel importante na construção do conhecimento científico. Como por exemplo:
A) Richard Feynman
B) Albert Einstein
C) Carl Sagan
D) Leonardo Da Vinci
6. Se classificarmos a pesquisa do ponto de vista da abordagem do problema, ela poderá ser:
A) Experimental e descritiva
B) Ex-post facto e ação
C) Exploratória e bibliográfica
D) Qualitativa e quantitativa
7. Quanto à visão de ciência transmitida aos alunos no ensino de Ciências, é importante assinalar que:
A) a Filosofia da Ciência contemporânea nos leva a criticar a ciência ensinada nas escolas que, geralmente, projeta essa imagem empirista-indutivista da atividade comercial.
B) A aprendizagem do próprio método científico não é mais enfatizada por professores que o consideram como uma sequência rígida, linear e indutiva de passos que culminam com uma descoberta científica.
C) uma das perspectivas atuais no ensino da Ciência deixou de ser o construtivismo.
D) os filósofos da ciência contemporâneos divergem em muitos aspectos, embora coincidam na questão da rejeição à concepção empirista-indutivista que é a tradição ainda bastante vigente no ensino de Ciências.
8. É comum caracterizar a revolução científica do século XVII como uma transformação completa da atitude fundamental do espírito humano. Essa transformação está expressa na oposição entre uma atitude ativa e uma atitude contemplativa: o homem moderno procura dominar a natureza, tornar-se “dono e senhor da natureza”, enquanto o homem medieval visa apenas contemplá-la. Diante disso, sobre a atitude ativa e os instrumentos científicos é incorreto:
A) Embora se deva tomar tal caracterização em sentido absoluto, pois poderia conduzir, de um lado, a maximizar as realizações técnicas da Idade Média e, de outro, a minimizar a influência da técnica no desenvolvimento científico dos séculos XVI e XVIII, deixa de ser verdade que a filosofia, a ética e a religião modernas enfatizam a ação, a práxis, muito mais do que o faziam o pensamento antigo e medieval.
B) A tendência a uma atitude ativa está particularmente exemplificada em Galileu por seu interesse no desenvolvimento de instrumentos científico.;
C) Trata-se, na verdade, de um instrumento destinado a resolver o problema prático de medição de uma grandeza física: o peso específico dos materiais, tal como definido pelo divino Arquimedes em seu tratado.
D) Quanto ao segundo instrumento, embora definitivamente Galileu não tenha sido o inventor do telescópio, foi, entretanto, o primeiro a aperfeiçoá-lo e utilizá-lo em observações astronômicas sistemáticas e contínuas, dando assim a um aparelho que despertava muita curiosidade na época e cujo valor militar foi imediatamente reconhecido (o próprio Galileu o venderá por essa utilidade à Sereníssima República de Veneza) uma aplicabilidade científica de inestimável valor para a astronomia e para a ciência em geral.
9. Atribui-se a quem o estabelecimento de um método para a ciência?
A) Pitágoras
B) Moreira e Ostermann
C) Richard Feynman
D) Francis Bacon
 10. A investigação científica depende de um método, ou seja:
A) ramo da lógica que se ocupa dos métodos das diferentes ciências
B) conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico etc.
C) um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos
D) investigação ou indagação minuciosa

Mais conteúdos dessa disciplina