Buscar

História da Cultura Africana Avaliação Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História da Cultura Africana – Avaliação Online
1. Sobre a definição de evolucionismo, assinale a alternativa correta:
A) a) é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural.
B) b) Noção segundo a qual todas as sociedades humanas percorrem, em seu desenvolvimento, uma única estrada, que parte de formas mais simples de organização e “avança” em direção à crescente complexidade das formas de organização social, das técnicas materiais e da vida cultural.
C) c) designa de modo geral o estudo sobre a origem da vida a partir de matéria não viva.
D) Nenhuma das alternativas
 2. A região da África Central é dominada por qual bacia?
A) Rio Nilo
B) Rio Zambezi
C) Rio Congo
D) Rio Níger
3. Se os grupos bantófonos já saíram da terra de seus antepassados com o conhecimento da agricultura, o mesmo não ocorreu na relação deles com a metalurgia. Introduzidas na região dos Camarões, a partir do Norte, por volta do século VII a.C., muito tempo depois do início dos movimentos migratórios, as técnicas de fundição de ferro devem ter alcançado diversos desses grupos a meio do caminho da floresta, por intermédio de trocas comerciais ou de novas migrações, quanto ao comércio metalurgia e formações políticas é incorreto:
A) a) a metalurgia parece ter sido inventada de maneira submissa, no século IX a.C., na região do lago Vitória, na África Ocidental, de onde lentamente se difundiu para as regiões vizinhas.
B) b) a savana produzia sal, grãos, cobre e tecidos de palma de ráfia; da floresta, eram exportados inhames, canoas, tinturas e resinas vegetais, e, mais tarde, bananas. Com o adensamento populacional e a instituição de mercados, tornou-se cada vez maior a necessidade de autoridades com novas jurisdições.
C) c) parentes e agregados reunidos em grupos domésticos agrupavam-se em linhagens, por meio da assunção de um parentesco fictício com o grupo doméstico mais antigo da vila.
D) d) o processo contínuo de centralização enfrentava sempre a resistência das linhagens, que só admitiam submeter-se a um poder externo em casos extremos, como guerras, secas, enchentes, pragas ou epidemias.
4. Quando os portugueses e outros europeus chegaram ao litoral do Congo Angola, no fim do século XV, identificaram reinos e domínios, mais do que povos e idiomas. Isso porque as identidades étnicas na região estavam ligadas a autoridades políticas cada vez mais abrangentes. Sobre povo, idiomas e sociedades do Congo-angola, é incorreto afirmar:
A) As diversas formas de centralização política do período pré-colonial criaram as bases das identidades grupais existentes ainda hoje.
B) Os mais importantes grupos populacionais da região são os kongo (ou bakongo), localizados na margem sul do baixo curso do rio Congo; os mbundu (ou ambundo, ou bundo), localizados ao redor da bacia do rio Kwanza (ou Cuanza); e os umbundu (ou ovimbundo), que se concentram no planalto central angolano.
C) As regras de casamento e sucessão eram bastante variáveis, o que permitia uma relativa mobilidade social.
D) Apenas uma forma de autoridade foi estabelecida sobre pequenas porções de território e diversas técnicas de controle político foram inventadas nessa região.
5. As mudanças implantadas por D. Afonso I tinham como objetivo ampliar o poder da realeza e, num primeiro momento, foram bem-sucedidas. No entanto, os reis seguintes passaram a enfrentar problemas cada vez maiores à medida que o tráfico de escravos tornava-se mais e mais importante em toda a região. 
Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta:
A) Quase todos os europeus que passaram a viver no Kongo, inclusive os padres, estavam profundamente envolvidos na compra de escravos para as ilhas atlânticas ou para as Américas.
B) Com o aumento da demanda, multiplicaram-se conflitos entre aldeias, ataques aos povos que habitavam as fronteiras do reino, condenações ao cativeiro pelos crimes mais banais, além de raptos dentro da própria jurisdição do Mani Kongo.
C) Os recursos obtidos com o tráfico eram mais e mais utilizados pelos governadores locais para ampliar seu poder frente ao rei; exceto os Estados vizinhos que costumavam pagar tributo ao Mani Kongo e passaram a enfrentar militarmente os europeus.
D) a maioria dos súditos do reino via a adesão ao cristianismo como a mobilização de um poder espiritual entre outros; se as novas divindades (Cristo, a virgem e os santos) pareciam especialmente poderosas, isso nunca significou a negação dos demais poderes que compunham o campo religioso kongo (espíritos da água, as forças envolvidas na transformação do ferro, ancestrais, etc.). 
6. O equilíbrio de poder no reino do Kongo passava periodicamente por momentos de instabilidade, em virtude das regras de sucessão ao trono. Em princípio, qualquer descendente do herói fundador, Nimi a Lukeni, podia propor sua candidatura. O novo Mani Kongo (senhor do Kongo) era escolhido de que forma?
A) Através de voto indireto de toda a população.
B) Por representantes também escolhidos pelo povo.
C) por um conselho formado por representantes da aristocracia; entretanto, toda sucessão tinha um pouco de conquista, pois sempre havia dois ou três candidatos.
D) Através de uma votação direta onde vencia o candidato com a maioria qualificada dos votos.
7. Quando os portugueses chegaram ao porto de Mpinda, em 1483, na foz do rio Congo, um setor da aristocracia congolesa percebeu logo na religião que os estrangeiros traziam uma possível vantagem nas disputas pela sucessão ao trono. Que vantagem seria essa?
A) a) a possibilidade de acordos comerciais bastante lucrativos.
B) b) um poder espiritual a mais a ser mobilizado contra outros pretendentes.
C) c) a aproximação cultural da Europa.
D) d) o contato com as técnicas de agricultura mais avançadas.
8. Acerca do racialismo, assinale a alternativa incorreta:
A) É muitas vezes confundido com o racismo
B) usamos o termo racialismo para nos referir à noção de que a humanidade está dividida em raças que detêm características físicas e psicológicas claramente semelhantes.
C) Muitos racialistas do século XIX acreditavam na existência de uma hierarquia na capacidade intelectual das raças, que se refletia nos seus feitos “civilizatórios” (como a arquitetura monumental, as artes decorativas, a escrita, a matemática, o monoteísmo e o estado territorial centralizado).
D) Nas Américas, sua função é reforçar a discriminação racial, negando uma plena humanidade, e, em consequência, uma plena cidadania, aos descendentes de africanos.
9. A partir do século X a.C., esses diferentes povos assistiram à chegada de pequenos grupos cujos antepassados haviam começado a se movimentar dois milênios antes, provavelmente a partir de uma zona de transição entre a savana e a floresta, ao sul do rio Benué, na atual República dos Camarões. [...] Esse imenso e lento processo migratório parece ter durado de 3.000 a.C. até o século VI d.C. e chegou a abranger, aproximadamente, um terço de todo o território do continente. O fato de os antepassados longínquos desses migrantes falarem o mesmo idioma (ou um conjunto de idiomas muito semelhantes) faz das línguas de boa parte da África Central, Oriental e Austral elementos de uma mesma grande família, conhecida como:
A) Bantu
B) Khoisan
C) Sango
D) Somali
10. À medida que o reino se expandia, a aristocracia aumentava seu uso de cativos de guerra, especialmente ao redor da capital, Mbanza Kongo, explorando sistematicamente sua mão de obra em plantações de gêneros alimentícios para consumo da corte. 
São razões para isso, exceto:
A) a proporção de escravos na população total e na produção de riqueza era pequena.
B) a função do escravo não era, como nas colônias americanas e no mundo árabe, a produção de mercadorias destinadas ao mercado externo
C) o cativo não podia ser comprado nem vendido – em outras palavras, ele não era uma mercadoria.
D) o escravo era uma mercadoria destinada a produzir outras mercadorias.

Continue navegando