Buscar

Tic Mielínico dos neurônios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Gabriela de Castro Vieira
Qual a importância do revestimento mielínico dos neurônios?
Sua importância é preservar e facilitar os impulsos elétricos que passam pelos neurônios, sendo um mecanismo natural de proteção do Sistema Nervoso.
A bainha de mielina ou revestimento mielínico é constituída por membrana de lipídios e encontra- se tanto no Sistema Nervoso Central (SNC) quanto no Sistema Nervoso Periférico (SNP). O processo de mielinização consiste em revestir os axônios (os axônios são prolongamentos especializados na condução de impulsos), que transmitem as informações do neurônio para outras células, as glandulares, nervosas e musculares e comumente existe apenas um único axônio em cada neurônio.
 As células incumbidas na mielinização dos neurônios no sistema nervoso central são os oligodentrócitos, que se envolvem em volta dos axônios, gerando a bainha de mielina, no sistema nervoso periférico a função de mielinização é feita pelas células de Schwann, denominadas também de neurolemócitos, formam as bainhas isolantes de mielina dos axônios periféricos. Ambos apresentam duas funções imprescindíveis, propagar de forma correta os impulsos nervosos do sistema nervoso central para o periférico e vice-versa e ampliar a velocidade da propagação do impulso.
A ausência do revestimento mielínico pode alterar significativamente o funcionamento do Sistema Nervoso, impedindo a propagação de impulsos, gerando possíveis sequelas permanentes como a Esclerose Múltipla.
Referências Bibliográficas:
 AKKERMANN, Rainer; BAYER, Felix; KURY, Patrick. População heterogêneas de células-tronco neurais contribuem para o reparo da mielina. National Library of Medicine, Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28553319/. Acesso em: 12. Fev.2022
JAHN, Olaf; TENZR, Stefan; B WERNER, Hauke. Proteômica da mielina: anatomia molecular de uma bainha isolante. National Library of Medicine, Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19452287/ . Acesso em: 12. Fev. 2022

Continue navegando