Buscar

Tic Tétano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Gabriela de Castro Vieira
Quais as manifestações clínicas do tétano e sua relação com as alterações no Sistema Nervoso? Qual o mecanismo de ação da toxina tetânica no Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico?
As manifestações clínicas do tétano, são efeitos da contaminação por meio de uma neurotoxina, que leva a hiperexcitabilidade no sistema nervoso central, ocasionando hipertonia mantida dos músculos masseteres (trismo e riso sardônico), do músculo do pescoço (rigidez de nuca), da faringe ocasionando dificuldade de deglutição (disfagia) podendo apresentar contratura muscular progressiva e generalizada dos membros superiores e inferiores, retro-abdominal (abdômen em tábua), paravertebrais (opistôtono), e diafragma levando à insuficiência respiratória.
O Tétano é uma enfermidade gerada pela bactéria Clostridium tetani, que por meio de ferimentos superficiais quanto profundos acometem o Sistema Nervoso Central. Os sintomas são espasmos musculares, alterações respiratórias, comprometimento da musculatura cervical, palpitações e hiperidrose (suor excessivo). O tratamento pode ser feito através do uso de antibióticos como penicilina e metronidazol para a eliminação de bactérias do tétano, evitando a proliferação das toxinas, injeção de antitoxina para impedir a ação das toxinas do tétano, evitando a piora dos sintomas e destruição dos nervos, também é indicado a seringação de relaxantes musculares como Diazepam no sangue para aliviar a contração dos músculos ocasionadas pelas toxinas nos nervos e em casos bem graves onde os músculos da respiração estão afetados é necessário utilizar aparelhos de ventilação.
As exotoxinas liberadas pelo patógeno, possuem tropismo pelas células nervosas. Duas se destacam, a tetanolisina e tetanospasmina. Acredita-se que a tetanolisina é responsável por avariar o tecido saudável corroborando para diminuição do potencial de oxirredução, tornando propício o ambiente para o desenvolvimento do Clostridium tetani. Já a tetanospasmina, além da sua ação central, exerce uma ação periférica ao nível da placa motora, provocando uma inibição da liberação de neurotransmissores pela membrana pré-sináptica, do Ácido gama-aminobutírico (GABA), o que acarreta a desregulação do sistema nervoso, gerando espasmos musculares.
Referências bibliográficas: 
DE ITZTHAK, Ribeiro. Conceitos atuais no manejo da infecção por Clostridium tetani. National Library of Medicine, jun 2008. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18588497/. Acesso em: 19. fev. 2022.
CANNARELLA, R; AGBAYANI, E. Tétano: relato de caso, revisão epidemiológica e recomendações para adesão à vacinação. National Library of Medicine, set 2001. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/11761652/. Acesso em: 19 fev 2022.

Continue navegando