Buscar

2 Estudo dirigido - Grupo

Prévia do material em texto

2° ESTUDO DIRIGIDO 
	
	
	
	
HIGIENE DO TRABALHO
Prof. J. LUIZ S. RIBEIRO
	
	
RUIDO
1)Em um posto de trabalho, um trabalhador expõe-se, diariamente, durante 8 horas, a um ruído conforme a seguinte situação: 87 dB(A) por 4 horas; 88 dB(A) por 1 hora; 85 dB(A) por 1 hora e 30 minutos; e 80 dB(A) por 1 h e 30 minutos. Os limites de tolerância para cada exposição são: 87 dB(A) por 6 horas; 88 dB(A) por 5 horas; 85 dB(A) por 8 horas. Quanto a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
a) A exposição está acima do limite de tolerância.
b) O fator de desvio a ser utilizado para estabelecer o valor máximo de exposição nessa situação é de 1,5.
c) A exposição deve ser considerada insalubre em grau máximo.
d) Não deveria ser permitida a exposição do trabalhador, caso ocorressem níveis de ruído acima de 115 dB(A).
e) A situação é de risco grave e iminente.
Resposta: Letra A
FRIO
2) Descreva os cuidados que se deve tomar com os trabalhadores expostos ao frio intenso. Leve em consideração a localização da empresa e a denominada Unidade Climática do Brasil (p. ex. um frigorífico no Estado de Goiás).
Qual será o valor de referência na Tabela de Limite de Temperatura?
Quais EPIs são recomendados?
É atividade considerada insalubre, se o valor da câmara for -18 ºC?
Cuidados necessários: trabalhadores expostos ao frio intenso necessitam do uso de vestimentas adequadas, e da troca das roupas e calçados quando estiverem úmidos, molhados ou apertados. Os empregados que trabalham no interior de câmaras frigoríficas e para os que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio, depois de uma hora e quarenta minutos de trabalho contínuo será assegurado um período de vinte minutos de repouso. Nas salas de repouso, manter-se quente, seco e em movimento, realizando exercícios frequentes com os braços, as pernas e os dedos das mãos e dos pés, para manter ativa a circulação periférica.
Qual será o valor de referência na Tabela de Limite de Temperatura?
O valor de referência na tabela de limite de temperatura, considerando Goiás com o clima semi úmido (4 a 5 meses sem chuva), com a zona climática quente e limite de temperatura <15ºC.
Quais EPIs são recomendados?
Luvas de PVC Térmica Alaska: As luvas de PVC Alaska possuem isolamento térmico, excelente durabilidade para uso em câmaras frias. Possui forro de lã para maior conforto do usuário, e punho fechado.
Jaqueta Térmica: Jaqueta Térmica para Câmara Fria, em nylon, com revestimento interno em manta acrílica.
Calça Térmica: Calça Térmica em nylon, com revestimento interno em manta acrílica.
Capuz de Segurança: Capuz Térmico para Câmara Fria, tricotado em lã sintética (moletom/suedine), lavável, modelo ninja.
Meia Térmica: Meia Térmica para Câmara Fria, em nylon, com revestimento interno em manta acrílica. Indicação: Deve ser usada juntamente com botas de PVC, para proteção do usuário em serviços realizados no interior de câmaras frias.
É atividade considerada insalubre, se o valor da câmara for -18 ºC?
De acordo com a Portaria 3214/78 Mtb, Anexo 15 NR 09 As atividades ou operações executadas no interior de câmaras frigoríficas, ou em locais que apresentem condições similares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteção adequada, serão consideradas insalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada em local de trabalho.
PRESSÕES ANORMAIS
3)Quais os principais riscos para trabalhadores expostos a pressões hiperbáricas, como mergulho profissional e os trabalhos executados em tubulões pressurizados?
As pressões hiperbáricas são aquelas acima da pressão atmosférica. Para mergulhadores que vão a grande profundidade é necessário a utilização de uma MRA (mistura respiratória artificial) pois o Nitrogênio (N2), a partir de aproximadamente 30 metros de profundidade, passa a produzir um efeito narcótico, similar ao resultado da inalação de gases anestésicos. As doenças comuns em ambientes hiperbáricos são: barotraumas, doença descompressiva, osteonecrose.
RISCOS QUÍMICOS
4)O que são aerodispersóides? Cite, pelo menos, três soluções de engenharia para eliminar ou reduzir o risco que cada um deles representa.
Aerodispersóides são uma dispersão de partículas sólidas ou líquidas no ar. Sendo uma espécie de mistura de substâncias sólidas ou líquidas com o ar que respiramos.
Soluções para eliminar ou reduzir os riscos:
- Sistema de exaustor;
- Medição frequente de volume se sólidos suspenso;
- EPI com sistema de limpeza e filtragem de gases.
5) Qual a definição de gases?
Os gases são a matéria em estado gasoso, nesse estado a interação entre as moléculas são quase inexistentes. Características desse estado da matéria são compressibilidade e expansibilidade, ou seja, o modo de ocupação da forma e volume. São muito voláteis logo variações de temperatura, pressão e de volume.
6)Qual a definição de vapores?
Os vapores são gases formados com a transformação da água liquida para gasosa. Nesse estágio as ligações de hidrogênio (Pontes) são quebras. Muitas vezes o vapor é utilizado com fonte de energia.
7)Citem os principais gases e os principais vapores que representam riscos para os trabalhadores.
Gases: monóxido de carbono, gás sulfídrico, gás cianídrico e gás clorídrico.
Vapores: Mercúrio, benzol e gasolina.
8) Descreva os principais riscos relacionados às Radiações Ionizantes e quais ambientes habitualmente expõem os trabalhadores a estes agentes.
Radiação Ionizante é aquela que tem energia suficiente para remover eletros dos átomos, criando então os íons.
Os principais riscos relacionados a radiação são:
Náuseas, fraqueza, perda de cabelo, queimaduras na pele ou diminuição da função orgânica. Pacientes tratados com radiação frequentemente experimentam os efeitos agudos, devido à exposição em altas doses. Podendo também causar alterações no DNA. O câncer também é considerado um efeito da exposição à radiação.
Ambientes que expõem os trabalhadores:
Ambientes como na indústria nuclear ou em torno de equipamentos que emitem radiação (instituições médicas ou laboratórios); trabalhadores em minas subterrâneas de hematita, pela exposição ao radônio. Mas todos nós somos expostos a diferentes intensidades de radiação que inclui aquelas provenientes de fontes naturais ou produzidas pelo homem.
9)Descreva os principais riscos relacionados às Radiações Não Ionizantes e quais ambientes habitualmente expõem os trabalhadores a estes agentes.
Radiação não ionizante é uma modalidade de radiação de baixa frequência e baixa energia, também denominada de campo eletromagnético, que se propaga através de uma onda eletromagnética, constituída por um campo elétrico e um campo magnético, podendo ser provenientes de fontes naturais e não naturais.
Os principais riscos relacionados a radiação são:
As evidências sugerem que a exposição crônica à radiação não ionizante de baixa frequência e fontes de campos eletromagnéticos de frequência extremamente baixa pode aumentar o risco de câncer em crianças e adultos.
Ambientes que expõem os trabalhadores:
Os trabalhadores podem ser expostos a campos eletromagnéticos de frequência extremamente baixa, se trabalharem próximos de sistemas elétricos que utilizam grandes potências como geradores ou cabos de força, variando conforme a potência do campo eletromagnético, da distância do trabalhador em relação à fonte e do tempo de exposição. As maiores exposições ocorrem entre os soldadores e eletricistas. Mas Todos nós somos expostos a radiação não ionizantes, sejam elas por meio de fontes naturais ou produzidas pelo homem. A exposição domiciliar é muito maior em residências próximas às torres de transmissão e distribuição de eletricidade.
10)Descreva os principais riscos relacionados a trabalhos desenvolvidos em situações de vibrações intensas e quais ambientes habitualmente expõem os trabalhadores a estes agentes.
Em locais de trabalho como: Obras e operações (que dependem do uso de martelos pneumáticos, britadores, compactadores, máquinas de polir, motosserras, lixadeiras, furadeiras, entre outros), além do trabalho em veículoscomo ônibus, tratores e máquinas agrícolas, as vibrações constituem um agente físico nocivo que afeta o trabalhador.
Suas consequências estão ligadas à frequência e aceleração das oscilações, pontos de aplicação no corpo e duração, e podem ocasionar no trabalhador efeitos como: Complicações nos vasos sanguíneos e articulações - Síndrome de Raynaud (“dedos brancos”); Diminuição da circulação sanguínea; Danos ao nível da epiderme; Afeções ao nível da coluna; Perturbações neurológicas (fadiga, insónias, tremores, dores de cabeça) e Perturbações musculares (danos nos tendões e músculos - Síndrome do túnel cárpico).

Continue navegando