Buscar

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 2


Prévia do material em texto

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:
Alfabetização com Abordagem Fônica para Estudantes com Deficiência Auditiva e Surdos Oralizados
2ª Atividade
QUESTÕES DO MÓDULO 2
1 
A atual Política Nacional de Alfabetização (PNA) foi instituída:
a
pela Lei n.º 9394/96.
b
pelo Decreto n.º 9765/2019 
c
pela Lei n.º 13.005/2014.
d
pela Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002. 
2 
Com a Política Nacional de Alfabetização, a literacia familiar é definida como:
a
a interferência da família na dinâmica escolar.
b
a falta de incentivo à leitura.
c
práticas e experiências relacionadas com a linguagem, a leitura e a escrita, as quais a criança vivencia com seus pais ou cuidadores. 
d
práticas e experiências relacionadas com a linguagem oral e cuidados com a fala. 
3 
A Consciência Fonológica diz respeito à habilidade:
a
de perceber que as palavras são formadas por diferentes sons. 
b
de perceber a língua oral auditiva.
c
de perceber a escrita da língua de sinais.
d
de perceber o sistema alfabético e a correspondência entre os sinais da LIBRAS.
5 
Segundo Capovilla (2009), as crianças passam por três estágios distintos para o processamento da leitura e da escrita, sendo eles:
a
alfabético, pré-alfabético e ortográfico.
b
logográfico, alfabético e ortográfico.
c
pictórico, ortográfico e fonológico.
d
alfabético, gráfico e escrita
6 
No que diz respeito à abordagem fônica para a alfabetização, é correto dizer que ela estimula a percepção do som e da fala e que essa metodologia associada à estimulação auditiva, por meio de tecnologias auditivas, beneficia a memória auditiva e cria uma consciência fonológica no surdo, potencializando a sua oralidade, já que:
a
envolve as habilidades de reconhecimento facial dos grafemas, fonemas e a codificação de fonemas em grafemas, mas limita a ação de ensinar de maneira sistemática e não objetiva a correspondência grafema-fonema. 
b
envolve as habilidades de decodificar símbolos e os associar aos grafemas e aos fonemas, para a codificação de fonemas em grafemas, contudo, o professor passa a ensinar de maneira assistemática a correspondência grafema-fonema. 
c
envolve as habilidades de decodificação de grafemas em fonemas e a codificação de fonemas em grafemas e, deste modo, o professor passa a ensinar de maneira sistemática e objetiva a correspondência grafema-fonema. 
d
envolve as habilidades de decodificação de letras e sons, sendo os fonemas a preocupação fundamental do professor que adota o método oral-fônico de alfabetização.
7 
Quanto aos surdos sinalizantes, usuários da língua de sinais e os surdos oralizados, e usuários da língua oral, orienta-se a que:
a
não sejam respeitadas as escolhas das famílias, pois a escola é quem decide o método pelos quais os deficientes auditivos serão alfabetizados.
b
as escolhas linguísticas sejam aquelas que a escola propõe, pois, ela é quem sabe as dificuldades que surdos e deficientes auditivos enfrentam para serem alfabetizados na idade própria e que se divulgue a importância de os educandos tornarem-se bilíngues o quanto antes – caso desejem.
c
as escolhas linguísticas não sejam respeitadas.
d
as escolhas linguísticas sejam respeitadas, que surdos e deficientes auditivos sejam alfabetizados na idade própria e que se divulgue a importância de os educandos tornarem-se bilíngues o quanto antes – caso desejem. 
8 
É gerada pela redução do bloqueamento do trato vocal a uma abertura estreita, pela qual o ar passa forçado, produzindo um ruído de fricção.  O  trecho acima refere-se as consoantes fricativas:
a
/p/, /b/ e /c/
b
/f/ , /s/, /ch/, /x/, /v/, /z/, /j/, /g/.
c
/d/, /f/, /x/, /j/ e /c/
d
/l/, /m/, /n/, /p// /ch/ e /r/
9 
Os fonemas ainda podem ser classificados como sonoros e surdos, respectivamente dessa forma:
a
fonemas sonoros são aqueles que, ao serem emitidos, as cordas vocais vibram e fonemas surdos não provocam essa vibração nas cordas vocais.
b
fonemas sonoros não provocam essa vibração nas cordas vocais. Já os fonemas surdos causam vibrações nas cordas vocais.
c
fonemas sonoros são aqueles que o ponto de articulação está nos alvéolos, bem próximo ao céu da boca e os fonemas surdos, quando emitidos, movimentam as cordas vocais fazendo vibrar.
d
fonemas sonoros são aqueles que, ao serem emitidos, as cordas vocais vibram e os fonemas surdos são aqueles que mostram quando o lábio inferior se aproxima dos dentes superiores.

Mais conteúdos dessa disciplina