Buscar

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS 2 REEDUCAÇÃO FUNCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EAD
	
AULA 2
	
	
	DATA:
18/12/2022
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: Reeducação Funcional– Aula 2
	NOME: Ana Maria da Silva Galvão
	MATRÍCULA: 01471988
	CURSO: Fisioterapia
	POLO: Natal-RN
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
	TEMA DE AULA: MÉTODOS DE REABILITAÇÃO FUNCIONAL
RELATÓRIO: Sr. Richard Skinner, 38 anos, administrador de empresas, casado, 2 filhos pequenos (3 e 5 anos de idade). Há 2 semanas foi diagnosticado com hérnia de disco lombar pinçando a raiz de S1 do lado esquerdo, o que causou uma alteração da função sensorial e da força dos músculos inervados por esta raiz. Com relação às suas atividades, o paciente se queixa de limitação para manter-se sentado por longos períodos no trabalho e dificuldade para levantar-se do chão, quando senta para brincar com os filhos. Ao chegar no consultório do fisioterapeuta, este explicou exatamente do que a condição de saúde se tratava e como seriam as próximas sessões com ele. Escolha um dos métodos de Reabilitação Funcional vistos na disciplina para tratar este paciente. Justifique sua escolha.
A Ciatalgia é a dor no nervo isquiádico que resulta da compressão das raízes nervosas lombares na região lombar inferior. Geralmente acomete em pessoas a partir dos 35 anos de idade, tem sua fase aguda a depois dos três meses. Portanto para tratar este paciente o objetivo é aliviar a dor, promover o fortalecimento e alongamento da musculatura envolvida. 
Para tratar este paciente será utilizado o método de Bobath e o uso de recursos eletroterapeuticos com Tens e Ultrassom, além da cinesioterapia. A escolha deste tratamento se deu porque os benefícios do TENS irá causar alivio imediato das dores, o qual os pulsos elétricos, atinge as fibras nervosas responsáveis por enviar estímulos da dor ao cérebro, interrompendo a sensação indesejada.
O ultrassom por ter efeito inflamatórios, oferece maior mobilidade funcional reduzindo o tempo de recuperação, com isso aplicar o ultrassom em cima da raiz da S1 tratando e descomprimindo a região inflamada.
O método Bobath. visa otimizar movimentos e funções com a maior qualidade possível, por meio de manuseios e facilitações que influenciam na adequação do tônus e no controle postural. ou seja, diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais. O fortalecimento muscular com o método de Bobath podemos utilizar a bola terapêutica, afim de fortalecer os músculos da marcha, perna, glúteo, melhorar a força muscular dos membros inferiores.
E a cinesioterapia com massagens e alongamentos. Por ela promover atividade quando e onde for possível minimizar os efeitos da inatividade; corrigir a ineficiência de músculos ou grupos musculares e retornar a amplitude de movimento normal da articulação, sem perturbar a obtenção do movimento funcional eficiente; encorajar o paciente a usar a habilidade. 
REFERÊNCIAS:
file:///C:/Users/Cliente/Downloads/517-1560-1-PB.pdf> Acesso em 18 de dezembro de 2022.
https://www.scielo.br/j/rbort/a/ZXpdsmK8gXn5xvpfbzyPNbp/?format=pdf&lang=pt> Acesso em 18 de dezembro de 2022.
https://www.scielo.br/j/rdor/a/hy5pq7sZjYWWTPw5PVMF9HH/?format=pdf&lang=pt> Acesso em 18 de dezembro de 2022.

Continue navegando