Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Reconhecendo os limites da organização básica no Brasil, algumas políticas governamentais são formuladas visando o enfrentamento de problemas que atravessam décadas de nossa história educacional. Marque a alternativa que compreende uma política governamental que estipula metas para o enfrentamento dessas dificuldades. 
Plano Nacional de Educação - Lei n.º 13.005/2014.
Base Nacional Curricular Comum.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
Lei n.º 9.394/96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
2. A Constituição Federal de 1988 é documento base para diferentes leis promulgadas por diferentes esferas governamentais. Conhecer o que suas disposições asseguram para o campo educacional oportuniza estabelecer relações entre nossa legislação. Assim, marque a opção abaixo que traz um trecho do artigo 205 da Constituição: 
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria; progressiva universalização do ensino médio gratuito.
Atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.
O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
3. O cenário econômico e político nacional na década de 1960, por ocasião da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961, era o da existência de um processo de industrialização tardio, onde o desenvolvimento nacional favorecia o jogo de poderes entre alguns grupos ideológicos fortes no Brasil, entre eles destacamos a presença da Igreja e das oligarquias agrárias. Nesse contexto, aponte a afirmativa que apresenta divergências de ideias da época que repercutiam diretamente na criação de um sistema nacional de educação: 
Alguns intelectuais da época defendiam que a educação pública deveria ter uma ênfase cristã, enquanto outros entendiam que a educação pública deveria ser laica.
Enquanto um grupo político defendia a escola mais atrelada ao controle da União, outro defendia que ela deveria ser regulada pelas oligarquias que comandavam os estados.
Causava discórdia entre os grupos na época, o entendimento de que a educação deveria continuar a ser elitizada, facilitando o acesso de famílias de classe média.
O cenário de industrialização e urbanização brasileira, que o Brasil apresentava na época, exigia uma educação que preparasse profissionais em nível superior, o que gerava conflitos.
4. A Constituição Federal de 1988 estabelece princípios para que a administração pública atue de forma ética e transparente na busca do bem público. Assinale a alternativa que apresenta os princípios constitucionais da administração pública. 
Educação, saúde, habitação, saneamento e segurança pública.
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Planejamento, organização, direção e controle.
Transparência, democracia, improbidade e burocracia.
5. A partir da abertura da Conferência em que foi apresentada a Declaração da UNESCO-ONU sobre educação, alguns dados preocupantes foram levantados, tais como:                           
Mais de 100 milhões de crianças e inúmeros adultos não conseguem concluir o ciclo básico; e outros milhões, apesar de concluí-lo, não conseguem adquirir conhecimentos e habilidades essenciais.
Mais de 300 milhões de crianças, das quais pelo menos 220 milhões são meninas e não têm acesso ao ensino primário.
Mais de 1.060 milhões de adultos - dois terços dos quais mulheres - são analfabetos. O analfabetismo funcional é um problema significativo em todos os países industrializados ou em desenvolvimento.
Mais de dois terços dos adultos do mundo não têm acesso ao conhecimento impresso, às novas habilidades e tecnologias, que poderiam melhorar a qualidade de vida e ajudá-los a perceber, bem como a adaptar-se às mudanças sociais e culturais.
6. O sistema educacional brasileiro apresenta uma estrutura e organização específicas que abrangem todo o território nacional. Analise as alternativas sobre esse sistema e marque a CORRETA: 
O sistema educacional brasileiro está organizado de forma centralizada, tendo sua direção realizada pelo Ministério da Educação.
O sistema educacional brasileiro está organizado a partir do regime de colaboração entre sistema Federal, Estadual (e do Distrito Federal) e Municipal de Ensino.
O sistema educacional brasileiro proporciona autonomia total para que os Municípios e Estados persigam suas incumbências educacionais.
O sistema educacional brasileiro está encarregado de organizar exclusivamente a educação básica existente em todos os Estados da Federação.
7. Em consonância com nossa legislação, políticas públicas educacionais são formuladas, tais como as presentes nos programas e ações que foram firmados e aprovados no evento que resultou na agenda de 2030, de que o Brasil participou. Aponte abaixo a opção que apresenta um dos programas que compõem essa agenda: 
apoio à alfabetização e à educação de jovens e adultos.
redução das desigualdades sociais.
valorização dos profissionais de educação.
ampliação do atendimento a todos os  níveis de ensino.
8. De acordo com a nova LDBEN 9.394/96, os níveis da educação nacional são: I - Educação Básica, constituída de três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. II - Educação Superior. Quais outras modalidades, entre as alternativas a seguir, são contempladas pela nova LDBEN?                     
A Educação de Jovens e Adultos, a Educação Familiar e a Educação Especial.
A Educação Especial, a Educação Profissional e a Educação Sexual.
A Educação Familiar, a Educação Sexual e a Educação Ambiental.
A Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial.
9. A Política Educacional em muito contribui para o cenário da educação brasileira, de modo a promover a democracia, assegurar direitos, propor deveres e diversos outros aspectos que vão transformando e possibilitando uma educação significativa e para todos. Sabendo disso, aponte qual é o principal documento da Política Educacional brasileira.     
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 
Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9.394/96.
Currículo Escolar. 
Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
10. Uma importante política pública educacional existente hoje é o Plano Nacional de Educação (PNE), pois é uma política que visa a propor ações estratégicas de longo prazo para a área educacional. Analise as afirmativas que versam sobre o PNE: 2014-2024 e marque a alternativa correta. 
O PNE, escrito pela primeira vez em 2014, foi elaborado por uma junta de pesquisadores da área da educação, sem interação com a sociedade.
O PNE deve ser escrito e revisto a cada ano letivo, acompanhando as mudanças na sociedade que repercutem na educação.
O PNE é uma disposição transitória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e, por essa razão, tem caráter facultativo aos sistemas de ensino que compõem o sistema educacional brasileiro.
O PNE é decenal, sendo uma exigência constitucional, trazendo metas, estratégias e origem de recursos em seu texto.

Continue navegando