Buscar

Desafio Adson

Prévia do material em texto

Quais são os possíveis resíduos que a construção de um Conjunto Habitacional poderia produzir?  
Os possíveis resíduos que a construção de um conjunto Habitacional pode produzir são: tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica etc., comumente chamados de entulhos de obras, caliça ou metralha. 
Existe legislação no Brasil que determina que o construtor tenha responsabilidade de gerir os resíduos de uma obra?
Sim existe, para evitar problemas legais, uma construtora deve fazer um Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC). Esse planejamento indica a quantidade de materiais descartados e a melhor maneira de dar um destino correto aos resíduos.
Esse plano faz parte do atendimento à resolução 307 do CONAMA, que estabelece que os entulhos gerados nas obras precisam ser destinados adequadamente. Esse descarte é de responsabilidade do gerador, ou seja, da empresa realizadora da obra.
A resolução também determina que os projetos de construção só serão aprovados pelas prefeituras caso tenham um PGRCC. Nesse plano, o construtor precisa determinar a quantidade de todos os resíduos por classe, como e onde serão descartados.
Essa exigência visa garantir que tudo será feito de modo ambientalmente correto. Caso uma empresa não destine os entulhos adequadamente, estará cometendo um grave crime ambiental e pode ser punida.
Para onde se deve destinar os resíduos da construção civil no país?
De acordo com a legislação, as construtoras deverão ter como objetivo prioritário a não geração de resíduos e secundariamente a redução, a reutilização, a reciclagem e a destinação final correta, porém se gerados os resíduos da construção não poderão ser dispostos em aterros de resíduos domiciliares em áreas de "bota fora", em encostas, corpos d" água, lotes vagos ou em áreas protegidas e sim devem ser levados para as áreas de destinação de resíduos, ou seja, são áreas destinadas ao beneficiamento ou à disposição final de resíduos.

Continue navegando