Buscar

Atividade de Pesquisa - Higiene Ocupacional (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Pesquisa: Higiene Ocupacional
HIGIENE OCUPACIONAL
Aluno (a): JEREMIAS PEREIRA DE ALMEIDA
Data: 28 / 12 / 2022
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Atividade contém 6 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Envio (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
Observação: A atividade deverá apresentar o desenvolvimento das questões!
1) Elabore um quadro comparativo entre Epidemiologia e Epidemiologia Ocupacional abordando sua definição, principal característica e objetivo.
EPIDEMIOLOGIA- Ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas. É a ciência básica para a saúde coletiva e a principal ciência de informação de saúde.
EPIDEMIOLOGIA OCUPACIONAL- Estudo dos fatores aos quais os indivíduos estão expostos em seu ambiente de trabalho e seu efeito sobre a saúde dessa população
2) Resumidamente descreva qual a importância da toxicologia para o mundo atual.
A toxicologia analisa os efeitos das diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiente observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo. seu objetivo principal é evitar que efeitos nocivos das substâncias que utilizamos possam afetar nossa saúde ou o meio ambiente.
3) Descreva a importância de aplicar o conteúdo abordado para o profissional Técnico de Segurança do Trabalho, no que se refere à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, quando da exposição em ambiente laboral aos agentes biológicos.
O técnico em segurança do trabalho deve orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção e etc.. Esse profissional deve propor normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações verificando sua observância, para prevenir acidentes. Tais acidentes, riscos, problemas ergonômicos e doenças ocupacionais podem ser identificados pelo controle sistemático do local de trabalho, onde os sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho, trabalham de forma eficiente para assegurar um local de trabalho adequado aos funcionários. 
4) Quais os efeitos nocivos do Ruído, Vibração e do Calor no corpo humano? 
RUÍDO- Perda da audição temporário ou permanente, zumbido, queda de rendimento no trabalho, dor de cabeça, cansaço.
VIBRAÇÃO- Perda do equilíbrio, falta de concentração, desordem gastrointestinal, aumento da frequência cardíaca, perda de controle muscular de partes do corpo.
CALOR- Desidratação, doenças infecciosas, infarto e derrame, problemas renais e males respiratórios.
5) Defina monitoramento ambiental. 
É um processo de coleta de dados, estudo e acompanhamento contínuo e sistemático das variáveis ambientais , com o objetivo de identificar e avaliar qualitativa e quantitativamente as condições dos recursos naturais em um determinado momento, assim como as tendências a longo prazo. 
6) Faça um resumo sobre o desenvolvimento da Higiene Ocupacional no Brasil.
Enquanto no início do século XIX a Inglaterra já se preocupava com a proteção dos trabalhadores das indústrias têxteis(ainda que com obrigações absurdas para nossa referência atual, porém aplicáveis à época). Somente no final daquele século, por volta de 1870 é que se tem notícia da instalação da primeira indústria têxtil no Brasil, na cidade de Minas Gerais.
Somente 20 anos depois surgiria no Brasil um dos primeiros dispositivos legais relativos à proteção do trabalhador, mais precisamente em 1891, com a publicação do decreto 1.313 que tratava da proteção do trabalho de menores. Os trabalhadores adultos não eram abrangidos por este decreto.
A Constituição de 1824 (Brasil Império) e 1891 (primeira constituição da república) não traziam nenhum dispositivo de proteção ao trabalho. Na verdade, não havia nenhuma determinação relativa ao trabalho, nesse período até 1888 o Brasil ainda era um país escravagista.
Podemos dizer então, que a proteção do trabalho no Brasil, do ponto de vista constitucional, começou a dar seus primeiros passos no governo de Getúlio Vargas, com a constituição de 1934. Mas a expressão “HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO” foi introduzida somente na constituição de 1946.
Apesar de as constituições brasileiras, desde 1934 preverem a proteção à saúde do trabalhador, poucas leis ou regulamentos tratam deste assunto efetivamente.

Continue navegando