Buscar

AD2 - LABORATORIO DE CRITICA LITERARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD2 – LABORATORIO DE CRITICA LITERARIA
ALUNO: Alysson Oliveira Barbosa
	Escolha uma crônica do livro Todas as águas e façam uma análise que aponte:
a) a presença dos elementos que caracterizam uma crônica
b) o tema e os subtemas que a crônica escolhida possui (explique como identificou esse tema e os subtemas)
c) aspectos que poderiam sem explorados numa aula para o ensino básico
Limo
 Christina Ramalho
Tudo em seu corpo é limo. Manto verde e escorregadio por onde passeio minhas mãos. Umidade que me umedece, campo santo para a própria morte, porque, em seu limo, mil espécies de flores se aninham à espera da florada de amanhã.
Tudo em seu corpo é limo. Cobertor de sonhos que me embala o sono e que, de repente, me acorda, para que vivamos a demora viscosa de um amor nada líquido e, no entanto, cheio deles.
Tudo em seu corpo é limo. Suaves montanhas de gestos verdes amadurecendo, todos os dias, a história que escorre em nossas veias enamoradas. Tapete de algas que nutre nossas almas com a música redonda de todos os telegramas.
Tudo em seu corpo é limo. E, por isso, eu rimo com cada partícula de seu universo
O que caracteriza uma crônica e o que ela traz como tema que é algo vivenciado, pensado sobre o cotidiano que vivemos. Elas trazem geralmente relatos de acontecimentos reais ou pensado pelo escritor colocando essa situação para a reflexão crítica do leitor.
O conto traz como tema o corpo da mulher sendo que o subtema é a vitalidade digamos assim que esse corpo representa no mundo. Identifiquei o corpo da mulher por ele se referir a corpo escorregadio o tempo todo e cheguei ao subtema, a vitalidade apresentada, por ser o limo um lugar de proliferação de vida juntamente com a umidade que ele traz. Então neste lugar (manto verde e escorregadio) e o lugar desejado para haja vida, para que algo se prolifere diante das condições que ele apresenta. Ao mesmo tempo ele faz referência a mulher comparando o seu corpo liso com o limo. No corpo da mulher ele vive, ele encontra o alvorecer que se traduz como algo oposto a morte. O segundo parágrafo coloca uma situação de corpos se juntando fazendo amor e coloca antítese sono/acorda para dizer que ele em seus braços consegue dormir, mas também acorda para viver mais uma vez esse amor intenso. No terceiro paragrafo o corpo da mulher se coloca como uma paisagem bela que cresce nutrindo dessa forma o amor que os dois vivem. O corpo tal qual o limo seria o nutriente para a vida dele e finaliza rimando limo/rimo comparando ao mundo vivo, a cada partícula que existe. O corpo é vida. 
Os aspectos que eu poderia explorar seria a natureza que presenciamos e que contribui para outras vidas. Vivemos em um universo no qual uns depende de outros para existir e é necessário que exista uma harmonia com a natureza assim como mostra no conto a harmonia entre os corpos que se amam naturalmente.

Outros materiais