Buscar

PLANO DE AULA Crossfit(4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COLÉGIO POLICIAL MILITAR FELICIANO NUNES PIRES
DIRETOR: TEN CEL PM REGINALDO ROCHA DE SOUZA.
COORDENADOR: CAP BM GUILHERME BISOL.
TEMPO DA AULA: 45MIN. (GOOGLE MEET /CHAT NO CLASSROOM).
PERÍODO: MATUTINO E VESPERTINO.
TURMA/ANO: 7ºA/ENSINO FUNDAMENTAL.
ESTAGIÁRIO: DENIS LAFAYETTE SANTANA RACHADEL.
Conteúdo: CROSSFIT (aula 2).
Objetivos: 
· Conhecer uma modalidade esportiva que tem como objetivo promover melhora da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular por meio da combinação de exercícios funcionais. 
· Pesquisar em complementação, informações, artigos ou textos relativos a esse esporte, bem como, assistir ao vídeo disponibilizado, que permitirá entender melhor alguns conceitos e a própria natureza da modalidade. 
· Aplicar o conhecimento desta modalidade esportiva, por meio de informações que conduzam o aluno a conhecer e se exercitar sua residência, realizando exercícios propostos durante a aula ou por meio de tarefas escolares.
Recursos: 
· Para realizar a parte prática da aula é de fundamental importância que o aluno esteja com roupas adequadas para a prática da atividade (neste caso com o uniforme de educação física da escola), assim como, prestar atenção corretamente a aula e ao professor. 
· Será necessária a utilização de um meio remoto, preferencialmente um computador, que possibilite a participação on-line e no horário estabelecido para a aula. É importante como sempre, para o melhor aprendizado, disponibilizar de um local adequado (isolado e tranquilo) em sua residência. 
· Um Link será postado no e-mail do aluno, no dia anterior à aula, para que o mesmo tenha acesso à Vídeo Chamada do Google Meet, que se realizará no horário já estabelecido previamente. Será encaminhado também 01 vídeo para melhorar a fixação do conteúdo durante a aula, que deve obrigatoriamente também ser assistido anteriormente, e servirá como base de avaliação.
	Vídeo de apoio - https://www.youtube.com/watch?v=qMto-2abKyc 
Sequência didática: 
· Após iniciada a aula no horário estabelecido e conferida a presença de todos, alguns alunos (aleatoriamente) deverão responder a perguntas do professor sobre o vídeo da aula, dentre algumas pré-estabelecidas a seguir no item de Observações.
· Podem ser apreciados outros questionamentos que surgirem no momento da aula, inclusive de preferência feitas pelos próprios alunos, ainda durante a chamada via Google Meet. 
· Em seguida a aula será encerrada com uma atividade funcional, neste caso, 02 séries com 10 repetiçoes de polichinelos , similares aos vistos no vídeo e já efetuados em aulas anteriores.
· Não será encaminhada tarefa escolar nessa data, porém os alunos devem acompanhar as tarefas sugeridas na Plataforma da Classroom, e lembrar dos conhecimentos adquiridos na aula anterior.
Avaliação: De forma subjetiva (por observação de todo o processo). A avaliação pode ser estruturada através de registros no diário de aula remota, onde pode ser anotado tudo que pareça importante nesta aula, a presença e a participação, além da postura e desenvolvimento cognitivo e corporal dos alunos. Neste caso, não somente o resultado das perguntas e respostas, mas também os questionamentos proferidos pelos alunos e as respostas por eles repassadas durante a aula, assim como, a execução em frente ao computador da atividade física funcional (polichinelo).
OBS:
· Em virtude da Pandemia do Covid-19, o plano de aula acima foi construído para o ensino EAD/virtual, e será aplicada ao longo de 02 aulas em sequência. Ele deve consistir em aulas de 45min, aliando mesma rotina com diferentes questionamentos ou atividades físicas funcionais. 
· Algumas perguntas para a aula: Que tipos de exercícios são feitos no Crossfit, alguém lembra o que é calistenia, quais exercícios vocês mais gostaram e por qual motivo, e que tipos de lesões o Crossfit pode causar?
· Importante salientar que uma avaliação geral e objetiva (após todas as aulas) pode ser necessária, conforme o ensino/aprendizagem e comtemplando questões práticas ou teóricas, para uma maior compreensão de todo o processo e uma possível reestruturação pedagógica posterior.
Referências: 
FITNESS, AUTORIDADE. Precisamos Falar Sobre Crossfit | Autoridade Fitness. Youtube, 2018. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=qMto-2abKyc>. Acesso em 07/09/2021.
SANTA CATARINA. Resolução nº 009 de 19 de março de 2020. Conselho Estadual de Educação. Florianópolis, 2020.

Continue navegando