Buscar

ATIVIDADE CONSTRUTIVISMO

Prévia do material em texto

OPsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem 
Atividade Teórico Prática 
(ATP)
PRODUÇÃO TEXTUAL
ORIENTAÇÕES 
TEMA: A Postura Construtivista do Professor. 
CONTEXTO:
A epistemologia construtivista tem como foco a autonomia do sujeito aprendente. Portanto, é uma teoria que compreende que o aluno é um ser mais ativo no processo de aprendizagem em sala de aula. Assim, a forma de pensar a aprendizagem e consequentemente a postura do professor e do aluno são colocadas de outra forma.
Na formulação da teoria piagetiana, o sujeito (aluno) é um ser ativo que estabelece relação de troca com o meio-objeto (físico, pessoa, conhecimento) num sistema de relações vivenciadas e significativas, uma vez que este é resultado de ações do indivíduo sobre o meio em que vive, adquirindo significação ao ser humano.
ATIVIDADE: 
Uma metodologia que traz um grande desafio aos educadores, a compreensão dos aspectos que rodeiam o processo de construção do conhecimento e aprendizagem, Piaget explica os estágios de desenvolvimento da inteligência em quatro momentos: Sensório – motor, de 0 a 2 anos, onde a experiência prática com o mundo é relacionada com a motricidade; o pré-operatório, de 2 a 7 anos, opera com a linguagem, descreve os objetos, pensamento sem conservação; operatório concreto de 7 a 11 anos, o pensamento concreto possibilita fazer operações mentais, reverter e conservar; operatório formal acima de 11 anos, opera no mundo simbólico com a lógica, sendo uma relação abstrata. Sendo assim, um estágio vai incluindo o outro desde o nascimento até a idade adulta, promovendo a aquisição do conhecimento como uma autoconstrução contínua.
Piaget pressupõe que o conhecimento humano deriva das estruturas cognitivas, onde ocorre a evolução entre os diferentes estágios de desenvolvimento. 
A inteligência é uma adaptação. Para aprendermos as suas relações com a vida, em geral, é preciso, pois, definir que relações existem entre o organismo e o meio ambiente. Com efeito, a vida é uma criação contínua de formas cada vez mais complexas e o estabelecimento de um equilíbrio progressivo entre essas formas e o meio. (PIAGET, 1975, p.15).
 Ser um professor construtivista significa efetivamente uma dedicação constante à sua prática educativa e aos nossos alunos e alunas, atuando como incentivador. E acreditar que se estamos na educação, é porque acreditamos que lidamos com sujeitos individuais vivenciando processos complexos, e não pessoas cuja aprendizagem poderia caber dentro de uma caixa.
ALUNA: GLACIELA PACZKOVSKI

Continue navegando