Buscar

Prova de Psicomotricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1(ENADE, 2005) Após discussão pela disputa de um brinquedo, uma das crianças fica quieta, senta-se próximo à casinha de bonecas e chora. A professora a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a acompanha para que tome um copo d'água e lave o rosto, a fim de retomarem as atividades, incentivando-a a participar. A professora de Educação Infantil, que considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança, entende o choro como manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que:
A
Fazem sofrer e, por isso, devem ser evitadas ou reduzidas nas situações escolares.
B
Exigem a intervenção do professor para acalmar a ansiedade da criança.
C
Precisam ser estimuladas de modo a fortalecer a criança para enfrentar as situações de violência.
D
Necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
2(ENADE, 2005) Uma estudante do Curso de Pedagogia observa, durante o estágio, uma criança utilizando um cabo de vassoura para puxar seu brinquedo que rolou para debaixo do armário e reflete sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento, destacando o que corresponde àquela situação, a fim de registrá-la no relatório sobre a criança. Embora vários aspectos do desenvolvimento estejam presentes na situação descrita, qual é o predominante?
A
Intelectual.
B
Cultural.
C
Social.
D
Físico-motor.
3A neurociência contribui para compreendermos o processo de aprendizagem, ou seja, como as redes neurais se comportam com a chegada dos estímulos ao cérebro. Estes estímulos são recebidos dos mais variados segmentos, caracterizando a aprendizagem como um fenômeno complexo. Sobre os aspectos que influenciam a aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA:
A
Cognitivo, racial, postural e visual.
B
Motivacional, físico, gênero e postural.
C
Cognitivo, emocional, psicológico e social.
D
Sentimental, postural, psicológico e funcional.
4Segundo Almeida (2010), a capacidade da criança poder olhar e agir para todas as direções, com equilíbrio, com coordenação mínima corporal e com noções de espaço, é a condição do trabalho de lateralidade. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Quando uma criança desenvolve a lateralidade, ela apresentará uma boa tonicidade muscular. ( ) Uma boa lateralidade pode auxiliar na aprendizagem, especialmente na leitura e na escrita. ( ) A lateralidade contribui para ampliar a capacidade de equilíbrio e coordenação corporal. ( ) Trabalhar com brincadeiras, tipo vivo ou morto, passeio no bairro e desenhos, pode auxiliar na aprendizagem. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: ALMEIDA, Geraldo Peçanha de. Teoria e prática em psicomotricidade: jogos, atividades lúdicas, expressão corporal e brincadeiras infantis. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2010.
A
V - F - F - F.
B
V - V - F - V.
C
F - F - V - F.
D
F - V - V - V.
5A atenção é muito importante para o processo de ensino aprendizagem, juntamente à memória. Para manter a atenção é preciso ter motivação, interesse e estar ligado em apenas uma coisa de cada vez. Sobre os dois tipos de atenção, assinale alternativa CORRETA:
A
Espontânea e episódica.
B
Involuntária e espontânea.
C
Voluntária e semântica.
D
Voluntária e involuntária.
6Quando pensamos no conceito de corporeidade, à mente nos vêm o nosso próprio corpo e a interação sobre ele, pois é através do corpo que tomamos consciência do mundo à nossa volta. Sobre a corporeidade, analise as seguintes sentenças: I- O corpo é a expressão do espírito, ele exerce na sua totalidade todo desenvolvimento motriz. II- Uma boa corporeidade permite ao indivíduo ter mais conhecimento do tempo e do espaço. III- O nosso corpo possui características únicas, cada pessoa desenvolve suas características conforme as limitações que o corpo sofre. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
Somente a sentença II está correta.

Outros materiais