Buscar

A primeira foto do buraco negro no centro da Via Láctea

Prévia do material em texto

A primeira foto do buraco negro no centro da Via Láctea
A primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia foi publicada pelo Event Horizon Telescope (EHT). Ele vem da mesma equipe de mais de 300 cientistas internacionais que produziram a primeira imagem de um buraco negro em outra galáxia em 2019. A dramática nova imagem do que os astrônomos chamam de Sagitário A* (pronuncia-se “Sagitário A-Estrela”) foi revelada hoje em uma conferência de imprensa na sede do Observatório Europeu do Sul (ESO), tirada usando uma rede de 11 telescópios em todo o mundo para produzir um telescópio do “tamanho da Terra”, a imagem na verdade não mostra o buraco preto em si, mas a sombra do horizonte de eventos em torno de Sagitário A*.
Um buraco negro é um lugar massivo e denso no espaço onde um campo gravitacional é tão forte que nem mesmo a luz pode sair. Um horizonte de eventos é o limite que marca os limites de um buraco negro, efetivamente sua superfície. É onde um objeto pode escapar da atração gravitacional do buraco negro. No entanto, além disso tudo está condenado.
Há um século, Albert Einstein calculou que a força da gravidade poderia distorcer o espaço-tempo. Suas equações previram que um corpo de densidade muito alta um buraco negro poderia se esconder atrás de um horizonte de eventos, o limite a partir do qual a atração do buraco negro é inescapável. Esse horizonte é o que é visto na imagem recém-publicada.