Buscar

TICS- Andreza Lúcia revestimento mielínico

Prévia do material em texto

Instituição: Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
Discente: Andreza Lúcia Mamede França
Disciplina: Sistemas Orgânicos Integrados (SOI)
Data: 09 de Agosto de 2022
 TICS- Revestimento mielínico
Qual a importância do revestimento mielínico dos neurônios? 
 A bainha de mielina é um envoltório de tecido adiposo que envolve os axônios dos neurônios, ela é formada por glicerofosfolipídeos e colesterol,. Formada pelos oligodendrócitos, no sistema nervoso central ( SNC) e células de Schwann, no sistema nervoso periférico ( SNP)
 Ela é de suma importância para os neurônios, pois , permite a condução saltatória de maneira rápida, ágil e eficaz na transmissão dos impulsos nervosos. Isso ocorre, porque ela funciona como isolante elétrico ( capa de um fio) que impede com que os íons escapem, se diluam, além de a difusão dos íons acontecer de maneira mais rápidas devido ela não ter canais, onde com a presença dos nodos de ranvier (locais onde não há a bainha de mielina) , faz com que a propagação do potenciação de ação seja saltatória. Neurônios que apresentam bainha de mielina em perfeita condições possuem uma melhor capacidade de processamento de informações, acelerando a condução do impulso nervoso, o que resulta em uma maior rapidez na resposta ao estimulo
Referências
DA SILVEIRA, Francis Moreira; SAMUEL, MD Bensson V. FUNÇÃO E IMPORTÂNCIA DA MIELINA NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: MIELINIZAÇÃO E DESMIELINIZAÇÃO: FUNÇÃO E IMPORTÂNCIA DA MIELINA NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: MIELINIZAÇÃO E DESMIELINIZAÇÃO. CPAH Science Journal of Health, v. 4, n. 1, 2021.
JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Continue navegando