Buscar

TAREFA 4 4

Prévia do material em texto

TAREFA 4.4
1. Qual é a diferença entre Lavg, Leq e TWA?
Lavg: Trata-se de um nível médio de ruído, que durante um período, tem como base “q” que vem a igualar-se ao incremento 5 do incremento da duplicação de dose.
Leq: Trata-se de um nível de ruído de exposição, na qual, a taxa de duplicidade “q” utilizada é igual de 3.
TWA: Diz respeito à média diretamente ligada ao tempo que se está exposto à 8 horas por dia às atividades laborais, totalizando 40 horas semanais, ou seja, todos os funcionários estarão diretamente expostos constantemente, sem que haja nenhum malefício a sua saúde.
2.       EPI para insalubridade ABSOLUTAMENTE ineficaz: por quê?
A utilização do EPI, em extrema exposição aos ruídos, acaba se tornando incapaz de protege-lo, dependendo da amplitude do mesmo, afetando a estrutura física deste trabalhador, causando lesões, Este EPI tem como função reduzir a amplitude deste ruído, porém, tê-lo como única medida utilizada, não o torna eficiente para evitar o fator de risco ruído.
3.       dB e dB(A) são a mesma coisa?
De forma alguma, ambos são extremamente diferentes, o dB corresponde ao decibel e o dB(A) trata-se de uma curva ponderada, para que haja uma compensação de periculosidade do indivíduo, esta curva leva em consideração o tímpano ao considerar o som em baixas pressões.
4.       Anexo I da NR 15 está matematicamente errado: por quê?
Está matematicamente errado porque à partir do uso incorretamente do mesmo, ou seja, o uso do incremento de duplicação de dose correspondente a 5, no lugar do incremento de dose igual a 3, de acordo com com a NHO-01. O incremento da duplicação de dose igual a 5, permite uma maior exposição diária bem maior, ao ruído, que as normas permitem.
Quando se escreveu o anexo I da NR-15 , em 1978, ele teve base em
parâmetros adotados pela American Conference of Governmental Industrial
Hygienists em 1976, os quais foram posteriormente atualizados adotando o
incremento de duplicação de dose igual a 3.
5.       Os limites de tolerância entre NR15 e NHO 01 são iguais? Explique.
São diferentes, elas tem como referência, a tolerância de 85 dB(A), , levando em consideração a exposição diária de 8hr, com dose de 100%, as duas possuem diferentes limites de tolerância, enquanto a NR-15 possue o incremento de duplicação de dose de 5, a NHO-01 possue o incremento de dose 3, ou seja, o tempo em que o funcionário poderá ficar exposto ao ruído, será totalmente diferente.
6.       Antes da surdez o ruído causa doenças, amputações, acidentes e mortes: Debata!
O ruído é prejudicial, quando se relaciona o tempo de exposição ao mesmo, podendo a vir desencadear malefícios à saúde como: estresse, hipertensão e etc, pode acarretar também na perda da audição irreversível.
E muito importante que as empresas tomem como base o PCA e o PCMSO, para que haja uma maior assertividade na segurança dos indivíduos em suas atividades.

Continue navegando