Buscar

Creio que a maior dificuldade e deficiência do sistema escolar

Prévia do material em texto

Creio que a maior dificuldade e deficiência do sistema escolar, em relação à adaptação e transição escolar entre os segmentos escolares, que deveriam de ser observadas nesse processo seria o aspecto e apoio psicológicos, na passagem do Fundamental I para o Fundamental II, e respaldo de orientação vocacional, profissionalizante na passagem do Fundamental II para o Ensino Médio.
Na chegada ao Ensino Médio, penso que seria importante o sistema escolar passar integrar o jovem na vida adulta, que ao final do ciclo ele irá assumir.
Com isso além de disciplinas voltadas ao trabalho e maior integração com esse universo, penso que seria fundamental a inclusão de aulas sobre a Constituição Federal e mais focadas na formação e exercício da Cidadania
Creio o sistema escolar e os atores que o compõem não estão compassados com o disposto no art. 205 da Constituição Federal como projeto formativo que precisa formar (mais do que ensinar) plenamente a pessoa, o cidadão, o profissional, nessa ordem de tarefas, tendo o foco maior, no primeiros níveis de ensino, na formação da pessoa, desde criança, focando mais em formar o cidadão nos estágios intermediários e mais o profissional no estágio final
Então, faltam, me parece as ferramentas para se atingir esses objetivos, as quais respectivamente viriam do apoio psicológico, jurídico- sociológico e, por fim, profissionalizante de que o sistema escolar ainda carece muito.
O filósofo espanhol Fernando Savater fala disso num vídeo chamado "A educação do século XXI", no qual ele explica que essa educação deve ensinar basicamente três competências aos jovens: 1) coragem para viver; 2) prudência para sobreviver; e 3) generosidade para conviver.
Essas três noções deveriam embasar a buscar de sanar as atuais deficiências do sistema escolar, com as medidas que me referi acima.

Continue navegando