Buscar

Avaliação do Curso Básico 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(ENADE – 2019) A hematopoese envolve os processos de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos figurados do sangue, que são formados a partir de uma célula precursora comum. 
ZAGO, M. A.; FALCÃO, R. P.; PASQUINI, R. Tratado de Hematologia. São Paulo: Atheneu, 2014 (adaptado). 
A figura ao lado representa um esquema da hematopoese, em que CFU é Unidade Formadora de Colônia e BFU é Unidade Formadora de Explosão.
Em relação à hematopoese e às suas características, avalie as afirmações a seguir. 
I. As células sanguíneas são produzidas na medula óssea a partir das células-tronco hematopoéticas.
II. As plaquetas são células pequenas formadas a partir de células precursoras chamadas de megacariócitos.
III. As CFU podem dar origem a uma ou mais linhagens hematopoéticas a partir do estímulo do hormônio eritropoetina. 
IV. As células-tronco hematopoéticas possuem capacidade de divisão assimétrica, gerando tanto células indiferenciadas quanto células comprometidas com as linhagens hematológicas.
V. Os eritrócitos são formados na medula óssea a partir de células precursoras que, durante a eritropoese, perdem o núcleo, mas preservam a capacidade de sintetizar hemoglobina durante toda a vida da célula. 
É correto o que se afirma em:
a) I, III, IV e V, apenas.			b) II e III, apenas. 			c) II e V, apenas. 
d) I e IV, apenas. 			e) I, II, III, IV e V.
Ao estudar o sangue, é muito importante termos noção de que os vasos sanguíneos são responsáveis pelo transporte de determinadas substâncias. Sendo assim, indique abaixo a afirmação correta apresentada sobre esses vasos.
a) Todo o processo da pequena circulação ocorre graças a presença de veias, uma vez que estas são extremamente flexíveis, possibilitando a passagem do sangue do coração para o pulmão mais facilmente.
b) A grande circulação é promovida graças a ação das artérias, que carregam sangue rico em CO2 e liberam nutrientes por todo o corpo, já que possuem mais condição de aguentar a contração ventricular esquerda, que é bem mais forte.
c) Os vasos sanguíneos não devem possuir muitas células de defesa, pois estas devem estar presente nos vasos linfáticos, organizados de forma intrínseca com as artérias e veias.
d) Ao observar a pulsação do corpo humano, um residente de biomedicina deve informar que a veia avaliada possui indicação de taquicardia se o paciente apresentar o batimento cardíaco acima de 200 bpm.
e) Os vasos responsáveis por carregar oxigênio são denominados vênulas, enquanto os vasos que ficam com a obrigação de tirar gás carbônico das células e levar até o coração são as arteríolas.
Ao se colocar o sangue num tubo de ensaio, após a coleta bem realizada, analise as afirmações abaixo e assinale aquela que pode indicar um problema futuro para o analista.
a) utilizando o vácuo presente no tubo, podemos transferir diretamente o sangue da seringa para o tubo de ensaio furando-o e aguardando, calmamente, a transferência do sangue por ação da pressão que o vácuo exerce no êmbolo da seringa.
b) homogeneizar de oito a dez vezes o tubo de ensaio num tubo de EDTA para evitar o processo de formação do coágulo, uma vez que o sangue precisa passar ser diluído em todo o anticoagulante presente no tubo.
c) realizar o processo de assepsia do paciente com um algodão embebido em álcool, aguardando até o calor do corpo evaporar o líquido e permitir a penetração da agulha para a coleta sanguínea.
d) colocar duas amostras de sangue, de semelhante volume, em locais opostos na centrífuga para realizar o processo de rotação do líquido, separando as estruturas celulares das estruturas aquosas.
e) ao fazer a coleta com vácuo, é importante preparar todo o material previamente, uma vez que não devemos deixar o canhão com a agulha muito tempo por poder gerar problemas inflamatórios.
A formação de células do sangue faz parte do processo fisiológico normal do corpo humano e de outros animais homeotérmicos com circulação fechada, como cachorros e gatos. Estas células precisam de estímulo de algumas estruturas, como hormônios ou outros fatores celulares. Os ossos em que podemos encontrar as células tronco hematopoiéticas de forma mais considerável são:
a) Martelo, Estribo, Púbis e Vertebras.				b) Esterno, Ísqueo, Íleo e Costelas.
c) Esfenoide, Temporal, Falanges e Esterno. 			d) Clavícula, Esterno, Processo Xifoide e Tálus.
e) Costelas, Vertebras, Falanges e Dentes.
Durante o processe de desenvolvimento celular, que ocorre na medula óssea, várias linhagens podem ser estudadas, entre elas, as principais são a linhagem Mielóide e a linhagem Linfóide. Dentro da linhagem mielóide temos a possibilidade de criação dos eritrócitos, células que dão a pigmentação ao sangue. São características comuns presentes nas células da origem eritroide chamadas de blastos:
a) Nucléolos evidentes e nódulos na cromatina.			b) Fragmentos nucleares e núcleos picnóticos.
c) Alta relação núcleo/citoplasma e basofilia no citoplasma.		d) Não ocorre mitose e nucléolos evidentes.
e) Não há como diferenciar a presença de blastos em uma lâmina.
As células-tronco hematopoiéticas são extremamente importantes para a formação de várias linhagens celulares, sejam elas de origem Mielóide ou as de origem Linfóide. Essas células-tronco, que dão a possibilidade de formação destes precursores são classificadas como:
a) Células-tronco hemofílicas					b) Células-tronco totipotentes
c) Células-tronco pluripotentes					d) Células-tronco normopotentes
e) Células-tronco apoliente
O HIF-1 (fator induzível de hipoxia-1) é um marcador importante para a hematogênese, pois consegue, através de ações de feedback positivo e negativo que levam ao desenvolvimento de eritrócitos no corpo humano. O processo ocorre:
a) no rim, através de feedback positivo para criação da eritropoetina e na medula óssea, que por feedback negativo através do aumento da oxigenação pelo HIF-1 provoca a parada na produção de EPO.
b) na medula óssea, através de feedback positivo para criação da eritropoetina e na medula espinhal, que por feedback positivo através do aumento da oxigenação pelo HIF-1 provoca a parada na produção de EPO.
c) no rim, através de feedback negativo para criação da eritropoetina e na medula espinhal, que por feedback positivo através do aumento da oxigenação pelo HIF-1 provoca a parada na produção de EPO.
d) no rim, através de feedback positivo para criação da HIF-1 e na medula espinhal, que por feedback positivo através do aumento da oxigenação pela EPO provoca a parada na produção de HIF-1.
e) na medula óssea, através de feedback positivo para criação da eritropoetina e na medula espinhal, que por feedback positivo através do aumento da oxigenação pelo HIF-1 provoca a parada na produção de EPO.
(ENADE 2010) Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, as anemias carenciais constituem um problema mundial de saúde pública. São frequentes em países em desenvolvimento, onde a alimentação é inadequada e caracterizada pela falta de nutrientes e vitaminas essenciais. Por meio da análise do esfregaço de sangue corado, é possível obter informações acerca da morfologia, do tamanho e da coloração dos eritrócitos, sendo o comprometimento dos mesmos indicado como consequência da falta desses nutrientes.
Dessa forma, a anemia carencial mais prevalente nos dias atuais é causada pela deficiência de: 
a) Ferro, e pode ser diagnosticada pela presença de hemácias microcíticas e hipocrômicas no esfregaço de sangue. 
b) Folatos, e pode ser diagnosticada pela presença de hemácias macrocíticas e normocrômicas no esfregaço de sangue. 
c) Glicose-6-fosfato-desidrogenase, e pode ser diagnosticada por meio do esfregaço sanguíneo corado pela presença de hemácias normocíticas, hipocrômicas, além do corpúsculo de Heinz. 
d) Vitamina B-12, e pode ser diagnosticada por meio do esfregaço sanguíneo, pela presença de hemácias macrocíticas e hipocrômicas. 
e) Vitamina C, que compromete a absorção de diversos nutrientes, resultando na presença de hemácias macrocíticas e hipocrômicas.
O ciclo celular é variável dependendo do órgão em que há açãodelas. Estas células podem ter um ciclo de vida curto ou longo, dependendo da quantidade de ações que elas tomam de forma fisiológicas. Observando as informações que são dadas abaixo, indique a que aparece de forma correta.
a) O turnover das hemácias consiste em uma renovação completa deste tipo celular entre 30 ou 60 dias.
b) Quando falamos das plaquetas, estas células conseguem o processo de renovação em até 10 dias.
c) Os leucócitos podem ter tempo vida diferenciado, podendo durar poucas horas ou mesmo ter uma vida de vários anos.
d) As células nervosas podem sofrer o processo de renovação ligados diretamente a quantidade de hormônio liberado no corpo durante a puberdade ou o climatério/andropausa.
e) Os hepatócitos possuem o tempo de vida muito curto, tendo um turnover que não dura mais que 5 dias.
Indique quais os principais sintomas que podemos perceber em pacientes que apresentem quadro de anemia ferropriva, explicando através de índices hematimétricos e na lâmina os parâmetros que podemos esperar dessa doença.
a) Na lâmina podemos observar a normocromia e a normocitose, porém com baixo nível de hemoglobina.
b) Na lâmina vemos microcitose com normocromia e índices normais de hemoglobina.
c) Na lâmina há microcitose e hipocromia, com hemoglobina abaixo do normal.
d) Na lâmina não é visível alterações e o nível de hemoglobina está normal.
e) Na lâmina há macrocitose e hipocromia, o que leva a altos índices de hemoglobina.

Continue navegando