Buscar

Avaliação antropométrica em crianças

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE CRIANÇAS – CURVAS DE CRESCIMENTO
· A avaliação antropométrica considera um conjunto de medidas primárias e secundárias, para investigar o estado nutricional de um indivíduo.
· A avaliação antropométrica é o que nos permite saber como o corpo é formado, porque a coisa mais importante não é o quanto pesamos, mas como o peso é distribuído.
· Em crianças, os 3 índices antropométricos mais comumente utilizados: estatura X idade, peso X idade, peso X estatura.
· Outro índice é a índice de massa corporal (IMC) para avaliação de sobrepeso e obesidade na infância. Particularmente é usado em crianças maiores de 2 anos.
· Utilizamos de valores de referência para a comparação dos valores e distribuição do índice em uma população saudável.
· Os pontos de corte, também chamados de valores críticos, correspondem aos limites que separam os indivíduos que estão saudáveis daqueles não saudáveis.
· As curvas de crescimento são especificamente a representação gráfica, segundo o sexo, das medidas corpóreas, sua amplitude de variação normal e, além disso, da sua tendência de em função da idade.
· As curvas de crescimento são os instrumentos que, na pratica do dia a dia, contribuem para a avaliação e o acompanhamento do crescimento e do estado nutricional, com base na comparação com seus pares, isto é, de mesmo sexo e idade, normais e saudáveis.
· A utilização de referência de crescimento, gráficos inclusive, na prática clínica, visa:
· Analisar a normalidade, ou não, do crescimento alcançado.
· Elaborar o diagnóstico de estado nutricional.
· Acompanhar a evolução do crescimento e do estado nutricional.
· A avaliação nutricional de um indivíduo ou de um grupo populacional é realizada por meio de critérios estatísticos que expressam a classificação dos índices antropométricos.
· O percentil é um termo estatístico e refere-se à posição ocupada por determinada observação no interior de uma distribuição.
· Nas curvas e nas tabelas habitualmente são apresentados os valores correspondentes aos percentis: p 3; p5; p 10; p 25; p 50; p 75; p 90; p 95 e p 97.
· Distribuição de um conjunto teórico de indivíduos saudáveis de mesmo sexo e idade, como se fossem hierarquizados por uma medida corpórea, evidenciando os percentis 5 e 90, além da mediana do grupo.
· O ESCORE- Z é outro termo estatístico e quantifica a distância do valor observado em relação à mediana dessa medida ou ao valor que é considerado normal na população.
· Na classificação em escores z os dados também são ordenados de maneira hierárquica, do menor para o maior, com base na distância em que os mesmo se situam acima ou abaixo da média.
· Nas curvas e nas tabelas habitualmente são apresentados os valores correspondentes aos escores Z: z-3; z-2; z-1; z 0; z+1; z+2; z+3.
· 
· 
·

Continue navegando